quinta-feira, 24 de agosto de 2017

SUICÍDIO. PORQUÊ???

SUICÍDIO. PORQUÊ???

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Não entendemos o porque de pessoas saudáveis ( ou não ), insistirem em suicidar-se, tirar a própria vida, enquanto alguns lutam com todas as forças para se manterem vivos.
Legítima falta de repeito a si próprio, não conhecem seus limites, não sabem como contornar os problemas e acabam agindo assim, estupidamente.
Penso que é triste enfrentar problemas, desconheço quem goste deles, ainda mais se forem de saúde, muitas vezes até sabendo que você vai morrer daqui a pouco, a qualquer instante, que você está " sentenciado ".
Claro que isso mexe com o psicológico e deixa a pessoa mais agoniada e depressiva ainda, e é aí que alguns que não conseguem enfrentar sequer os problemas pequenos e rotineiros, vão guardando mágoas, tristezas e pânico, e uma hora, tiram a própria vida, como se assim fazendo seus problemas estivessem todos resolvidos.
Alguns ficam transtornados psicologicamente, sem contar que as vezes ainda a própria sociedade impõe regras que ceifam os sonhos, que reprimem, que proíbem e que discriminam muitas coisas que poderiam sim ser repensadas, ou re-pesadas.
Pode ser que a pessoa esteja alcoolizada, matando-se diariamente, acabando aos poucos com sua vida, ou ainda pode ser que alguns optem por usar drogas, também matando-se aos poucos ( e a própria família ) também, ou ainda que queiram sair de hospitais nos quais estão abstinentes de álcool, de drogas, cigarros inclusive, e que a falta cause a tal " vontade " ( involuntária ) de tirar a própria vida.
E tudo isso enquanto vemos por outro lado muitas pessoas em hospitais agradecendo com as forças que já nem têm por mais " uma respirada ", por um olhar, por um novo amanhecer. E os outros lá, simplesmente acham correto tirar a própria vida, assim, sem mais explicações.
A sociedade contribui e muito para que isso aconteça, por esse adoecimento emocional e psicológico, sim, pois cada vez mais vemos pessoa tristes, deprimidas, insatisfeitas e a todo momento e em diversos " padrões de vida ".
O homem sofre com sua existência, sufocado pelo ter, e isso é um problema social, que tira a vida de um milhão de pessoas por ano, a cada 40 segundos uma vida, isso segundo a Organização Mundial de Saúde, este que aponta também que o suicídio ocorre com mais frequência entre pessoas de 15 a 44 anos.
Acredite, a falta de moradia, a falta de um trabalho digno, a falta de educação, enfim e lamentavelmente, diante de tantas desigualdades as pessoas acabam optando por desistirem de viver, e até mesmo as doentes que não tem como suportar ou aceitar que vão morrer acabam tirando a vida antes de morrer naturalmente pelas consequências da própria doença, e isso também se deve por saberem que não terão remédios descentes e disponíveis, tampouco um tratamento digno ( que seria de direito ), e diante do pensamento que o sofrimento será grande e inevitável tanto para ela quanto para os familiares, acabam se sentindo mal e ali, " decidem " suas vidas.
Sem contar com aqueles que são dependentes de remédios, ou daqueles que colocam o peso do mundo nas costas por causa do estresse de um amor perdido ( por exemplo ), sim, são capazes esses de tirar as suas vidas, enquanto outros oram, rezam, fazem novenas e " n " sacrifícios para conseguirem viver, para alcançarem a dádiva de um " milagre " que sequer sabemos se existem, pedem com todo fervor de suas almas, são capazes de orar por meses ou anos, ou a todo momento, para quê? Para se manterem vivos.
Uma depressão profunda da qual a pessoa não tem mais vontade sequer de olhar-se no espelho, isso também " ajuda " a pessoa a cometer o suicídio, afinal, psicologicamente ela está doente sim, não quer mais viver por " n " motivos que a fizeram sofrer ou a fazem sofrer, não conseguem dar a volta por cima e começam a se isolar, e quando vemos a pessoa perdeu-se, bah, suicidou-se.
Cuidado, mantenha sempre o bom humor pois ele é capaz e fundamental para afastar os males, ele faz de você uma pessoa digamos assim, mais forte, daquelas que não permitem que o mal humor e qualquer outro mal, como a tristeza e as energias ruins possam chegar e contagiar.
E, se estiver doente, lute, mesmo que você tenha 1% só de chances de vida, até porque números são mera expectativa e ninguém sabe sobre " a sua hora " a não ser ele, o criador.
Nunca perca as esperanças, e mesmo que você se decepcione, acredite na vida, acredite em você, e viva, viva sem se importar com a opinião dos outros, e fazendo o que você acha certo, mas sempre no caminho da vida...!
" NÃO SE ACHA PAZ EVITANDO A VIDA.". - Virginia Woolf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário