terça-feira, 29 de agosto de 2017

A LENDA DO " NEGO D'ÁGUA " ( NEGRO D'ÁGUA ).

A LENDA DO " NEGO D'ÁGUA " ( NEGRO D'ÁGUA ).

( P.V / P / A.S / 496-2016 ),
Quem está assistindo mais esta grandiosa obra de Benedito Ruy Barbosa na Rede Globo, mais especificamente a novela Velho Chico, só pode estar fascinado ( eu estou ), e já deve ter ouvido por lá sobre ele, o " nego d'água ", que possivelmente terá sua participação ( mesmo que espiritual ) em uma suposta salvação do personagem principal, o Santo.
Bem, para não prolongar muito a conversa ressalto aqui a minha imensa admiração pelo autor, bem como meu " tesão " por mais esta obra mágica do mesmo e que trata do meu maior " vício ", o misticismo.
Então, agora vamos ali pesquisar sobre esse assunto tentador, fascinante e místico, para tentar entender o que é o tal " nego d'água ". Ah, segundo a minha filosofia ( espírita ), eu já o conhecia como " caboclo ". Vamos lá? Abre aspas..
" Diz a lenda que o Negro d'Água ou Nego d'Água habita diversos rios, tais como o Rio Tocantins, o Rio Grande e o Rio São Francisco, onde possui um monumento do escultor juazeirense Ledo Ivo Gomes de Oliveira, obra com mais de doze metros de altura e que foi construída dentro do leito do rio, em sua homenagem, na cidade de Juazeiro, Bahia.
Segundo a lenda, o Negro d'Água costuma aparecer para pescadores e outras pessoas junto aos rios. Manifestando-se com suas gargalhadas, negro, careca e com mãos e pés de pato, ele derruba a canoa dos pescadores, se eles se recusarem a lhe dar um peixe.
Em alguns locais do Brasil ainda existem pescadores que, ao sair para pescar, levam uma garrafa de cachaça ( e fumo ) e a atiram para dentro do rio, para que não tenham sua embarcação virada.
Essa história é bastante comum entre pessoas ribeirinhas, principalmente na Região Centro-Oeste do país, muito difundida entre os pescadores, dos quais muitos dizem já tê-lo visto.
Não há evidências de como surgiu esta lenda, o que se sabe é que o Negro d'Água só habita os rios e raramente sai dele. Sua função seria amedrontar as pessoas que por ali passam, partindo anzóis de pesca, furando redes, dando sustos em pessoas nos barcos, etc.
Suas características são muito peculiares: Ele seria a fusão de homem negro alto e forte com um anfíbio. Apresenta nadadeiras e corpo coberto de escamas mistas com a pele.
O Negro D’água é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro. Não se sabe ao certo aonde surgiram os primeiros registros desse ser mítico, mas as estórias que falam dele estão por todo Brasil desde o tempo da colonização. Dependendo da região, o Negro D’água tem nomes diferentes, como por exemplo: Caboclo D'água ou Bicho D'água.
Todos nós sabemos que o povo brasileiro é uma mistura das raças de três continentes: Os brancos europeus, os negros africanos e os indígenas americanos.
Nos primeiros séculos após o descobrimento, milhares de africanos foram trazidos à força para o Brasil e aqui muitos deles fugiam da escravidão para se esconderem no meio da mata e, assim, voltarem a viver em paz.
Muita gente acredita que é dessa época que surgiu a " Lenda do Negro D’água ". Nessa lógica, ele seria um fugitivo da escravidão que estaria vivendo escondido na beira d’água.
É certo que essa Lenda do Negro D’água é bastante importante, pois ela vem reforçar o desejo dos povos que vivem às margens de rios e lagos de todo Brasil que desejam de todo coração que o meio ambiente seja preservado."... ( ...fecha aspas ).
Enfim, a lenda é bem interessante, e veio de alguma forma pra ajudar as pessoas a preservar o meio ambiente e as tradições dos pescadores, assim como para agregar à nossa ( ou a minha... ) admiração pelo misticismo, respiro isso, bem como nossa admiração pelo feliz e inimitável autor acima citado, agora, só nos resta torcer por um desfecho feliz para o personagem Santo na também feliz novela Velho Chico...!.
" HÁ MAIS MISTÉRIOS ENTRE O CÉU E A TERRA DO QUE JAMAIS SONHOU A NOSSA VÃ FILOSOFIA ". - William Shakespeare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário