quinta-feira, 19 de abril de 2018

CAPIVARAS, CAGANDO E ANDANDO...!.

CAPIVARAS, CAGANDO E ANDANDO...!.

( P.V / A.S / 231-2016 ),
Voltamos ao assunto capivaras, assunto este que ainda ninguém tomou nenhuma providência a respeito, e para quem vê de longe, quem sabe até achem bonitinhas, ou pensem que é um animalzinho dócil e que não incomoda... tolos!
Agora, a realidade é outra, tanto pra mim quanto pra quem mora perto dos rios, a população ribeirinha, sim, ali onde elas destroem tudo, dos jardins e quintais até o próprio terreno, sem contar é claro que " cagam " ( quilos ) e por tudo, e se duvidar ainda, arrisca você chegar em casa e encontrar elas sentadas no seu sofá com o controle da tevê nas mãos.
Alguém deveria e urgentemente ( embora já fora de tempo e de controle... ) tomar providências, pois as capivaras estão se proliferando a cada dia ( se cria como ratos ) e não há predadores para elas, e muito menos um ambiente propício para elas " sobreviverem ", e elas, em busca de alimentos para a sobrevivência comem absolutamente tudo que vem e veem pela frente, eu mesmo já vi o animal comer de gatos à sacolas plasticas... hortas, nem se fala em fazer porque não tem condições, se elas devoram os jardins e " desbarrancam " a beira dos rios e esbarram e embarram tudo, imagine quem ainda tem que proteger a horta.
Já estou até me sentindo desconfortável, e meus vizinhos também, por ter que levantar ( ou acordar assustado ) às duas ou quatro da manhã para jogar ( ou ouvir dos vizinhos... ) rojões para conseguir no mínimo " intimidar " as capivaras, se contar é claro a " putiação " por ter que gastar R$ 1,00 em cada rojão, e pior, ninguém teve a feliz ideia de criar o tal do " bolsa rojão ".
Algumas capivaras andam nas ruas, podendo causar acidentes inclusive ( já tivemos vários deles e eu mesmo até presenciei alguns, de carros destruídos a motoqueiros fraturados... ), ou seja, elas estão quase que invadindo a cidade a procura de alimentos e nenhum " boca mole " ainda se deu conta disso, até porque, com o rio poluído tal qual é ( embora dragado... ), elas não conseguem retirar de lá muitos alimentos, e dai procuram nos arredores dos rios, mais especificamente em nossos terrenos e até em nossas casas, algo para se alimentarem, e diga-se de passagem que, elas comem muito e tudo, logo, tudo o que não é próprio para elas comerem.
Claro que as capivaras são bonitinhas ( conversa de certos(as) ambientalistas babacas e de meia tigela, entre outros, um pouco só menos babacas que esses aí... ), mas vem cá, cada qual em seu habitat, e não aqui, dentro da cidade, perturbando o sono de muitos, destruindo tudo que vem e veem pela frente, atrapalhando o trânsito e até provocando acidentes, enfim, literalmente tirando o sossego de toda uma comunidade, se contar a sujeira que chega a dar nojo e só contando é impossível descrever.
Pedimos que as pessoas competentes resolvam este problema que já está se arrastando há tempos, e cada vez as capivaras tem aumentado mais, e logo não poderemos mais tomar providências, pois elas vão tomar conta das beiras dos rios e de grande parte das cidade, e nós teremos então o " rio das capivaras " ao invés do Rio do Peixe.
Não bastasse, são elas, as capivaras ( que deveriam estar cagando lá no tapete da sala da casa dos(as) ambientalistas... ), portadoras do tal " carrapato estrelado ", o que fazem de suas fezes ainda mais imundas e perigosíssimas se em contato com pessoas. E eu, mais uma vez, sou apenas mais um que tenho que ajuntar mais de 20 " cagadas " delas por dia. Antes eram menos " cagadas ", pois meu cachorro as espantava, logo, ele morreu em confronto com uma delas...
Olha, esse problema já deveria ter sido sanado e há tempos já, lá atrás, junto com a dragagem dos rios, afinal, já não sabemos mais a quem recorrer, se à Prefeitura, à Defesa Civil ( esta que, se você ligar na segunda-feira, eles dizem " já estamos indo " e aparecem na próxima segunda quando não tem ninguém em casa... ), ao Fatma, ao Ibama, à Polícia Ambiental, às porras dos(as) ambientalistas, ao " japonês da federal ", ao João Cleber, ao Sítio do Pica Pau Amarelo ou ao Papa Francisco.
Enfim, brincadeiras à parte ( até porque o assunto é muito mais sério do que se possa imaginar e só os tolos ainda não se deram conta disso... ), nós pedimos que, com URGÊNCIA algum órgão faça alguma coisa ou tome alguma providência para colocar as capivaras no lugar delas, assim como fizeram algumas cidades vizinhas que tiveram ( graves ) problemas semelhantes, embora com javalis.
Apenas como exemplos:
" De fato, no ano passado já se registravam lavouras sendo destruídas por javalis na zona rural de Barretos ( SP ). E em 2013 a caça dele foi autorizada pelo Ibama como medida de controle populacional. Por causa do inchaço da população dos javalis, esta passou a ser a única caça autorizada no Brasil pelo Ibama, e mesmo assim quem caça precisa ter autorização expressa, como é o caso do empresário de Lages ".
" Audiência pública decide por mais caçadores para conter javalis em SC. Animais causam prejuízos na agricultura e podem passar doenças a suínos. Audiência pública em Lages teve como principal solução aumentar o abate ".
Então, são bonitinhas, são ( no tapete da sala da sua casa... ), e se gostam tanto de admirá-las, levem-nas para as suas casas ou seus apartamentos.
Cada um no seu espaço, e alguém tem que tomar medidas urgentes, pois nós estamos fartos de reclamar e sofrer ( principalmente à noite com as capivaras, promovendo a destruição de tudo que encontram pela frente.
Esperamos que esta situação se resolva logo, pois não aguentamos mais acordar com o barulho delas durante a noite, bem como nos deparar com os estragos deixados por elas no outro dia.
E os " ofendidos " que venham reclamar comigo, aqui ó, pessoalmente comigo e de preferência, terei o maior prazer em mostrar os estragos, bem como te mostrar " com quantos paus se faz uma maromba..."...!!!.
" NÃO SÃO AS ERVAS MÁS QUE AFOGAM AS BOAS SEMENTES, E SIM A NEGLIGÊNCIA DO LAVRADOR ". - Confúcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário