domingo, 29 de abril de 2018

POR ONDE ANDAM VOCÊS?

POR ONDE ANDAM VOCÊS?

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Quantas bandas de rock que jamais nos esqueceremos, que o som é contagiante e dá gosto de ouvir, tanto as músicas quanto os instrumentos e a trilha musical, sem contar que as letras são espetaculares e em nada podem ser comparadas com alguns " lixos " que lançaram atualmente no " terreno baldio " dos nossos ouvidos, o funk por exemplo e mais uma vez, totalmente sem cultura, e sem noção. Ainda ei de ver seu fim...
Vamos tentar ( não vai ser difícil ) relembrar algumas bandas que embalaram nossas vidas ou nossa juventude ( 80-90 ), a minha e de mais uma maioria. Vamos tentar:
Scorpions, Cyndi Lauper, A-Ha, AC-DC, Bryan Adans, Whitesnake, Kansas, U2, Duram Duram, Roxette, Maillion, Supertramp, Pink floyd, The cure, Tears for fears, Bom Jovi, Alphavile, Metálica, Iron Maiden, Camisa de vênus, Engenheiros do Hawai, Roupa nova, Ultraje a rigor, Barão vermelho, Capital inicial, Biquini cavadão, Cazuza, Inimigos do rei, Legião urbana, Blits, Kid abelha, João penca, Lobão, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, RPM, Raul Seixas, Rita Lee, Titãs, Cássia Eller ou Renato Russo...
... quem não lembra dessas bandas que fizeram sucesso e fizeram parte da nossa adolescência?
Essas bandas, dentre outras várias que tocavam ( e ainda tocam ) pois estão imortalizadas e eternamente vivas nas lembranças de muitos, bandas que mesmo fora da mídia ( de merda ) vão fazer sucesso sempre ( em nossa mente pois na mídia não tem mais espaço e quem manda é o patrocinador ) pois a qualidade é incomparável, as letras eram lindas, instrutivas e inteligentes, que abordavam inclusive questões sociais, além do amor, do respeito, da natureza, ou demais temas que fizeram, fazem ou farão para sempre parte de nossas vidas.
Nos anos 80 ocorreu uma verdadeira " explosão do rock ". E algumas ou quase todas as bandas ainda são sucesso até hoje ( nos bastidores ), pois cada banda ou cada musica ainda guarda consigo um pedacinho de nós e nós um " trechinho " delas.
Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos e mundiais. Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll lnfluenciou estilos de vida, moda, atitudes e até linguagem.
Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música.
Portanto, o rock nos proporcionou muitas emoções, muitos sentimentos, muitas paixões, e é lá ( ou aqui ) mesmo, na música ouvida que as lembranças reaparecem, como se fosse hoje, quando o ontem vem junto com a música e também vem junto com a música as reflexões, os aprendizados e tantas outras questões ou emoções que vivemos quando eramos felizes e não sabíamos ( ou sabíamos ) aproveitar.
Mas, amadurecemos orgulhosos de ter vivido essa época, com o tempo essas músicas ficaram mais claras ou mais nítidas em nossas mentes, e cada vez que ouvimos mais uma vez " o bom e velho rock and roll ", mais prestamos atenção aos detalhes, ao som da guitarra misturada com as letras, verdadeiros retratos da nossa realidade.
Saudades desse tempo e dessas músicas de verdade, que apesar de não tocarem atualmente nas rádios, a gente ouve em cd's ou pendrives ( viva eles!!! ). É uma viajem no tempo ouvir rock, curtir desde o estilo de vestir até a forma de pensar, e sobre tantos ( ou todos ) os assuntos.
Observação: Voltarei ao assunto para falar das rádios, daquelas que só estão tocando musicas repetitivas, que ouvimos pela manhã, a tarde toda e á noite sempre as mesmas músicas, e isso se torna cansativo tanto para nós que ouvimos como também deve ser para quem roda ( a porcariada ) nos estúdios ( por obrigação imagino ), sem contar que dão prioridade e só tocam músicas sem estilo e sem letra de qualidade, deixando parecer que não planejam nada da programação, não se esforçando sequer em deixá-la ( um pouquinho só ) diferente, enfim, é rotina, obrigação, comodismo e nada mais...!
Um " amostra grátis " para concluir...
" Oh, rock'n'roll, yeah, yeah, yeah, that's rock'n'roll... ". -Raul Seixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário