segunda-feira, 16 de abril de 2018

O PERFIL DO VELHACO.

O PERFIL DO VELHACO.

*Vivem se escondendo, dando desculpas em cima de desculpas. Mil ligações e nada de atenderem, e quando atendem, " tal dia vou pagar de ' certeza '", ou falam, " minha sogra ficou mau tive que gastar na farmácia " ou ainda ", " meu filho está doente, tá morrendo de febre, tadinho ", entre várias outras desculpas.
Só desculpas " esfarrapadas ", eles te enganam e dão risada porque acham que a gente acredita no que eles falam, pensando que somos idiotas a ponto de acreditar em suas mentiras " deslavadas ".
Ao atenderem o telefone eles falam " mansinho ", pois já sabem do que se trata, dai vão dando explicações automaticamente, sem que nada lhes seja perguntado. É a CONSCIÊNCIA PESADA...!
Além de tirar nossa paciência, são os legítimos " folgados ", você tem que insistir, persistir e nunca desistir de cobrar, porque eles costumam TE GANHAR PELA EXPERIÊNCIA. portanto, não desista NUNCA! Até porque eles gastam dinheiro em " besteiras " e vivem muito bem, passam muito bem por sinal, e mesmo assim tentam de toda forma não pagar o que devem, por pura má índole, falta de caráter, má fé e etc. Detalhe: Nas redes sociais são os " seus fulanos ", " pregam " inclusive...
Ludibriam, enrolam e de propósito, essa é a realidade do comportamento do " velhaco ".
Se os " velhacos " soubessem o quanto é bom ser justo e honesto, ir dormir com a CONSCIÊNCIA TRANQUILA, e, quanto é gratificante " pagar " em dia suas contas, digamos que falariam assim, como disse Jorge Benjor... Se esses malandros soubesses sobre honestidade diriam, " Vamos ser honestos só por malandragem...!!!.". Contraditório? Pois bem, eles seriam honestos só por " velhacaria ".
Despertar a consciência, a verdadeira e única possível definição sobre o comportamento ético. Refletir sobre essa " conduta ", que idealiza um tal " sucesso ", um enganar, um " se dar bem ", pois a honestidade, não se compra, adquirimos conforme pensamos no que é justo.
Dê valor as coisas simples da vida, dignidade por exemplo, pois são elas que vão trazer a felicidade na forma mais perfeita.
Em meio as mudanças mantem-se uma constante, a honestidade, pois você acha que ganha de um lado, mas acaba perdendo do outro.
Os " velhacos " vivem " quebrados ", para os outros, principalmente para o credor... são por si só e geralmente mal humorados, mal amados e principalmente invejosos, desejam tudo o que o outro conquistou com o seu trabalho de anos de dignidade e determinação e muito empenho, tentam sempre derrubar os outros, mas acabam caindo sozinhos...! Ah, são traiçoeiros!!!
Vou dobrar a direita um pouquinho, mas logo retorno ao texto...
**Esta conversa me fez voltar uns 25 anos atrás, quando trabalhei com assessoria de cobranças ( dos 15 aos 35 ), é claro que não vou contar uns casos pitorescos aqui porque uma questão de ética ( o que nem é meu forte ), e porque acabaria mais uma vez por escrever um livro...
Mas, minha humilde experiência de 20 anos no ramo me deu autonomia para pelo menos afirmar que eles, os " velhacos ", são uma MINORIA, afinal, nem todo mundo que deve ( e quase todo mundo deve ) é " velhaco ".
Não, a maioria são DEVEDORES, pessoas que bem ou mal, cedo ou tarde, por vontade própria ou por força de algum " procedimento ", acabam quitando os seus débitos. Bem diferente é claro, do " velhaco ".
Uma curiosidade, existiam na época que eu trabalhava no ramo, 3 classes sociais, o rico, o classe média e o pobre ( pobre mesmo...). E, adivinha qual era o mais difícil de cobrar???
Exatamente, o rico, sem comentários o trabalho que dá para você cobrar o rico, ele não abre mão do troco de centavos na panificadora, agora pense cobrar um indivíduo desses... óbvio que não são todos, mas, a grande minoria...!
A classe média era a " meia incomodativa ", com um trabalho ou outro a mais, uma " choradinha " ou outra, uma " enroladinha " ou outra, em sua maioria terminavam por acertar seus débitos. Com exceções.
E para a surpresa de todos, para mim nunca foi novidade, adivinhe quem eram os melhores " pagadores de contas "??? Isso mesmo, o pobre, quanto mais pobre, mais honesto, eram tão honestos que acabavam por colocar a gente em " saia justa ", porque você notava que aliado a boa vontade de reaver o crédito e se livrar da dívida, eles acabavam por " vender o almoço para comprar a janta ", nos obrigando ( até a mando de nossa própria consciência ), a parcelar em diversas vezes, sem juros e multas, mas estes, estavam ali, firmes, fortes, eretos e não viam a hora de estar novamente com a consciência tranquila, tipo assim " pobretes mas alegretes ", eles eram sem dúvida alguma os mais honestos e mais justos!
Hoje não sou mais do ramo, e ficaria difícil, ou melhor, impossível expor um parecer atual na questão das classes sociais x pagamentos de dívidas, até porque não sabemos mais quem é quem, o " rico " virou " médio ", o " médio " virou " pobre ", o " pobre virou " rico ", além de outras classes que circulam por ai.
Só espero de coração mesmo, que o " pobre " de antes não tenha se contaminado devido a esta " troca de patentes "...
Mas enfim, voltando lá no assunto, um palpite, os " velhacos " ainda são uma MINORIA, e até acho que sempre serão uma MINORIA, mas, para a tristeza de nós credores, eles teimam em respirar...!
Finalizo com um texto extraído da internet, que além de divertido e engraçado, acaba sendo curioso, pois ao seu término você estará pensando, " será que fulano já fez isso comigo... ", ou então, " sabe que é uma boa ideia e vou usar isso com ciclano...".
Enfim, façam bom uso... só não sejam " velhacos ", é feio!
SEGUE O TEXTO: ( na íntegra ),
***Segue carta de um devedor caloteiro, muito criativo e cara-de-pau, publicada na Folha. (SP)
Um texto interessante circula há anos pela internet. Trata-se de um devedor contumaz que resolve fazer um "acordo" com os seus credores em forma de uma linda carta! Se é verdadeira ou falsa, não sabemos.
Segue o texto abaixo:
Esta carta é verídica e foi divulgada pelo próprio
Clube de Dirigentes Lojistas (SPC).
" Prezados Senhores ",
" Esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias…
Sei que não estou em dia com meus pagamentos.
Acontece que eu estou devendo também em outras lojas e todas esperam que eu lhes pague.
Contudo, meus rendimentos mensais só permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês.
As outras, ficam para o mês seguinte.
Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais.
Ocorre o seguinte… Todo mês, quando recebo meu salário, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha.
Depois, olhando para o outro lado, retiro dois papéis, que são os dois "sortudos" que irão receber o meu rico dinheirinho. Os outros, paciência. Ficam para o mês seguinte.
Afirmo aos senhores, com toda certeza, que sua empresa vem constando todos os meses na minha caixinha. Se não os paguei ainda, é porque os senhores estão com pouca sorte.
Finalmente, faço-lhes uma advertência: Se os senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa Senhoria
dos meus sorteios mensais.
Sem mais,
Obrigado."
BOM TRABALHO, GUERREIROS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário