quinta-feira, 19 de abril de 2018

SALVE, SALVE, MEU SANTO EXPEDITO...!!!.

SALVE, SALVE, MEU SANTO EXPEDITO...!!!.

( P.V / H / P / 230-2016 ),
Em 19 de Abril comemoramos o dia de Santo Expedito, ele que ( junto de mais 32 entidades ) está constantemente em minhas orações, por " herança " do meu saudoso pai, que, enquanto vivo, todos os dias às 5:30 da manhã ( horário em que levantava para começar mais dia de trabalho ) tinha por hábito pegar seu " santinho " e proferir uma concentrada oração a eles, a Madre Paulina e a Santo Expedito.
Meu irmão de tanto presenciar esta cena, é hoje o encarregado de manter " acesa esta chama protetiva ", tanto dentro da minha casa quanto em nosso ambiente de trabalho, ou seja, por onde o meu irmão passa, lá com certeza vai ter um " santinho " de Expedito, logo, uma lembrança do nosso querido pai.
A HISTÓRIA:
Mártir de Metilene, é pouco conhecido dos historiadores, mas sua existência é certa.
Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio, não se conhecendo o lugar de seu nascimento, mas parece provável que seja Metilene, localidade onde sofreu seu martírio.
A Armênia é uma região da Ásia Ocidental, situada ao Sul do Cálcaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens dos Rios Tigre e Eufrates. Essa região foi sempre considerada uma terra de predileção. Aliás, pelo testemunho da Sagrada Escritura, foi sobre as montanhas armênias do Ararat que a Arca de Noé pousou quando as águas do dilúvio baixaram ( Gênesis, 8.5 ).
A Armênia foi uma das primeiras regiões a receber a pregação dos apóstolos Judas Tadeu, Simão e Bartolomeu, mas também local de inúmeras perseguições aos cristãos. Essa região foi regada com o sangue de muitos mártires, entre eles Santo Expedito.
Sua cidade natal ( com toda probabilidade ) não passa hoje de uma pequena localidade chamada Melatia, cidade construída no século II pelo imperador romano Trajano.
A partir de Marco Antonio, tornou-se residência da 12ª Legião, conhecida como " Fulminante ", cuja missão era defender o império romano dos bárbaros asiáticos. Hoje Metilene é uma cidade mística e simples, onde sua população vive em calma, longe das agitações políticas.
Além de Santo Expedito, que foi levado à morte a 19 de Abril de 303, sob o poder de Deocleciano, lá veneram-se outros santos mártires, entre eles: São Polieucto, outro oficial do exército romano que foi martirizado no século III.
Deocleciano subiu ao trono de Roma em 284. Por seu ambiente e por seu caráter, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio a liberdade de religião, sendo, inclusive, sua esposa Prisca e sua filha Valéria, cristãs, ou ao menos, catecumenas.
Sob influências de Galero, seu genro, pagão convicto, determinou a perseguição dos cristãos, ordenando a destruição de igrejas e livros sagrados, a cessação das assembleias cristãs e a abjuração de todos os cristãos. Galero, sempre incitado por sua mãe, também pagã, queria abolir para sempre o Cristianismo e através de insinuações maldosas e hábeis calúnias, fez crer a Deocleciano, que o cristianismo conspirava de várias formas contra a augusta pessoa do imperador.
Deocleciano, então, empreendeu a exterminação sistemática dos cristãos, envolvendo, inclusive, os membros de sua própria família e os servidores de seu palácio. Foi uma hecatombe sangrenta: Oficiais, magistrados, o bispo da Nicomédia ( Antino ), padres, diáconos, simples fiéis foram assassinados ou afogados em massa.
Somente em 324, com a retomada da autoridade do imperador cristão Constantino, foi que tiveram fim as terríveis perseguições que durante três séculos tinham ensanguentado a Igreja.
O NOME DE SANTO EXPEDITO:
Todos os historiadores estão de acordo na fixação da época e local em que Santo Expedito morreu pela fé. Mas tal não acontece quando se trata de seu nome e da significação que convém dar-lhe.
Aliás pode-se indagar se trata-se de um nome propriamente dito ou de um apelido ligado, seja à sua pessoa, ou mesmo a toda a legião de que era o chefe. As opiniões diferem. Primeiramente é conveniente ressaltar que havia no exército romano duas espécies de soldados: O " expeditus " e o "i mpeditus ".
O " expeditus " era assim chamado porque tinha um armamento leve e desembaraçado de toda a carga de que era encarregado o " impeditus ". Toda uma parte da milícia ( os " expediti " ), levemente equipada, podia à primeira ordem, entregar-se à defesa do território.
Os " expediti " formavam, assim, um corpo inteiro ao qual teria pertencido Santo expedito. Uma pura coincidência teria favorecido o relacionamento do nome do Santo com o das tropas que ele comandava. Neste caso, " Expeditus " ter-se-ia em seguida tornado um nome próprio. É uma primeira interpretação.
Mas a opinião mais difundida e que repousa sobre outros casos semelhantes, frequentes em todas as regiões e em todas as línguas, acha que " Expedito " ter-se-ia tornado o nome do Santo, porque lhe teria sido dado como apelido exprimindo perfeitamente o traço dominante de seu caráter: A presteza e a prontidão com que agia e se portava então no cumprimento de seu dever de estado e, também, na defesa da religião que professava.
Era assim que os romanos davam frequentemente a certas pessoas um apelido, que designava quer um traço de seus caráter ( " Felix ": Feliz; " Constans ": Constante ), quer o lugar que ocupavam entre os filhos de uma mesma família ( " Primus ": Primeiro; " Sextus ": Sexto; " Octavus ": Oitavo ); até a cor de seus cabelos ( " Rufus ": Ruivo; " Niger ": Negro ) etc. Este apelido acabava por designá-los nominalmente, do mesmo modo que em português temos sobrenomes como: Russo, Negro, Branco, Castanho, Grande, Pequeno e até Raposo, Coelho, Leitão, etc.
Este nome, qualquer que seja a origem de sua significação, é suficiente para fazer reconhecê-lo. O nome condiz, em todo o caso, com a generosidade e com o ardor de seu caráter, que fizeram dele um mártir.
Seguramente Santo Expedito é um Santo que podemos invocar com toda confiança nos " casos urgentes ", sendo numerosas as graças obtidas por intercessão nessas circunstâncias.
Mas não devemos esquecer que o melhor culto que podemos tributar-lhe não é somente invocá-lo nos " casos urgentes ", e sim imitá-lo na prática generosa da virtude e do cumprimento fiel de todas os deveres do nosso estado.
Portanto eu, seguindo esta " tradição " de meu pai, e agora de meu irmão, também confio na oração e no Santo, e sempre que necessito para uma causa urgente, recorro a ele, ao glorioso SANTO EXPEDITO, que hoje, através destas humildes palavras recebe o nosso " SALVE "...!.
ORAÇÃO À SANTO EXPEDITO:
" Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo.
Socorre-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, vos que sois um Santo guerreiro, vós que sois o Santo dos Aflitos, vós que sois o Santo dos desesperados, vós que sois o Santo das causas urgentes proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade.
Atenda ao meu pedido ( fazer o pedido ).
Meu Santo Expedido! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos os que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência.
Devolve-me a Paz e a tranqüilidade.
Meu Santo Expedito!
Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.
Muito obrigado.".
" AQUELE QUE TEM FÉ NUNCA ESTÁ SÓ...". - Thomas Carlyle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário