sexta-feira, 20 de abril de 2018

TIRADENTES.

TIRADENTES.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
" Tiradentes " era o apelido de Joaquim José da Silva Xavier, um alferes ( cargo militar da época colonial ) que também exerceu a profissão de dentista. Tiradentes participou ativamente de um dos principais movimentos de contestação do poder que a coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia: a Inconfidência Mineira. Sabemos que esse movimento articulou-se entre os anos de 1788 e 1789 e foi permeado por ideias provindas do Iluminismo que se alastrou pela Europa, na segunda metade do século XVIII.
O dia de Tiradentes é celebrado, sob regime de feriado nacional, em 21 de Abril desde 1965 como forma de construção da imagem heroica do Patrono da Nação.
Joaquim José da Silva Xavier foi enforcado em 1792 no Rio.
Antes de 1822, o Brasil não era considerado um país independente. Era apenas um território que pertencia a Portugal. Sendo assim, tudo que era produzido pela colônia, como era chamado, tinha que ser enviado para lá. Os impostos pagos pela população do Brasil pelos produtos consumidos eram muito altos. Com isso, o povo vivia oprimido. Nesse contexto, nasceu Joaquim José da Silva Xavier, em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746.
Ele desempenhou várias funções como tropeiro, minerador, fez parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais e até dentista ele foi, profissão esta que lhe rendeu o nome de Tiradentes.
Tiradentes não se conformava com a exploração vivida pelo Brasil. Ele queria que a nossa pátria fosse livre. Então, decidiu se unir a outras pessoas que tinham os mesmos objetivos, entre eles, advogados, poetas e padres, para tentar libertar o Brasil dessa situação. Devido a sua boa oratória e espírito de liderança, foi o escolhido para comandar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789.
O objetivo era fazer, no chamado dia da " derrama " ( em que eram cobrados da população os impostos atrasados ), um protesto, alertando as pessoas sobre o plano de libertação e em seguida prendessem o governador Visconde de Barbacena. Mas o plano não deu certo. Tiradentes foi traído por um companheiro de luta: Joaquim Silvério. Joaquim devia 700 contos ao rei de Portugal e, para ter a dívida perdoada, entrou no grupo de Tiradentes, se informou do plano e denunciou ao próprio Visconde de Barbacena.
Trinta e quatro membros do movimento foram presos, acusados de traição à coroa portuguesa. Onze deles foram condenados à morte, mas todos tiveram as penas amenizadas, menos Tiradentes. Ele foi enforcado no dia 21 de Abril de 1792, no Rio de Janeiro. Antes de morrer, Joaquim da Silva Xavier disse: " Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a ele que separe o Brasil de Portugal ".
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes ( Fazenda do Pombal 1 , batizado em 12 de Novembro de 1746 - Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792 ) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou nos domínios portugueses no continente americano ( Brasil colonial,1530-1815 ), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
Tiradentes permaneceu, após a Independência do Brasil, uma personalidade histórica relativamente obscura, dado o fato de que o Brasil continuou sendo uma monarquia após a independência do Brasil, e, durante o Império, os dois monarcas, D. Pedro I e D. Pedro II, pertenciam à casa de Bragança, sendo, respectivamente, neto e bisneto de D. Maria I, contra a qual Tiradentes conspirara, e, que havia emitido a sentença de morte de Tiradentes e comutado as penas dos demais inconfidentes. Durante a fase imperial do Brasil, Tiradentes também não era aceito pelo fato de ser republicano. O " Código Criminal do Império do Brasil ", sancionado em 16 de Dezembro de 1830, também previa penas graves para quem conspirasse contra o imperador e contra a monarquia.
Hoje, 21/04/2015 o Tribunal de Justiça do Rio vai absolver Tiradentes no julgamento desta tarde. A frase, que poderia ser manchete em qualquer veículo de comunicação neste 21 de Abril chega com 223 anos de atraso.
Uma encenação marcada para a tarde desta Terça-feira no plenário do antigo Tribunal de Justiça do Rio vai promover o que eles chamam de " desenforcamento " simbólico do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
Meu comentário: A meu ver desnecessário depois de tanto tempo, fazer uma encenação de " desenforcamento ", só no Brasil mesmo...!
" Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la.". - TIRADENTES.
" O papel mais arriscado, quero-o para mim.". [ declarou numa das reuniões dos inconfidentes ] - TIRADENTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário