domingo, 22 de abril de 2018

" GOODBYE ", PRINCE...!!!.

" GOODBYE ", PRINCE...!!!.

( P.V / H / P / A.S / 237-2016 ),
" Os bons morrem jovens " - Legião Urbana.
" A vida é só uma festa e as festas não foram feitas para durar ". - Prince.
Balneário Camboriú-SC, 1991 ( a visita se deu em ocasião do Rock in Rio ( RJ ) deste ano ), eu era pequeno, nem tão pequeno assim, leia-se um " jovem rapaz " ( adolescente ), e, onde hoje se encontra o Complexo Turístico Cristo Luz, existia apenas o morro e lá em cima um restaurante, o " Ristorante Frangelico ", que em certa noite fez com que todos os clientes se retirassem antes do trivial ( meus pais e eu inclusive ) pois estaria fechado em breve para receber com exclusividade um " monstro sagrado ", este que se despediu hoje e que eu tive a oportunidade de ver e trocar um abraço sem nem mesmo saber de quem se tratava na época. Prince era o nome do cara.
E então, ante o brilho das roupas e as champanhes nas mesas, as luzes se apagaram e as velas se acenderam. Daquele restaurante no alto do morro só se via ( logo ali de baixo, nosso apartamento é em frente, além de a vista de lá de cima ser panorâmica ) a penumbra, esta que dava asas à nossa imaginação. E, por falar em luz que se apaga e em velas que se acendem, vamos ao texto...
Prince Rogers Nelson ( Minneapolis, 07 de Junho de 1958 - Chanhassen, 21 de Abril de 2016 ) foi um músico multi-instrumentista e dançarino norte-americano, considerado por muitos um dos maiores ícones pop de todos os tempos, assim como um dos mais talentosos e conhecidos mundialmente, após de ter vendido mais de 100 milhões de álbuns e 60 milhões de singles.
Os singles e álbuns de Prince, especialmente os lançados nos anos 1980, estão quase sempre entre as cinco primeiras posições de todas as listas de melhores canções ou discos de todos os tempos, com destaque para o álbum Purple Rain, lançado em 1984.
Sua música mistura diversos gêneros musicais como funk, R&B, soul, new wave, jazz, rock, pop e hip hop. Foi considerado o 33º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana Rolling Stone. O solo de guitarra na música Purple Rain, segundo a mesma revista " é possivelmente o melhor solo de guitarra em uma balada na história ".
Em 2004, foi induzido ao Hall da Fama do Rock and Roll. Na sua apresentação, ele tocou " While My Guitar Gently Weeps ". Conforme a Revista Rolling Stone " o solo de guitarra de tirar o fôlego que Prince fez ao fim de " While My Guitar Gently Weeps " pode ser o maior momento musical de qualquer cerimônia da história do evento.
Prince tinha a habilidade de juntar elementos de todos estes estilos musicais fazendo uso de sintetizadores e bateria eletrônica desde o início da sua carreira no fim dos anos 1970, tornando conhecido o som de Minneapolis, influenciando todos os novos artistas até hoje.
Prince tinha a reputação de ser um workaholic, seja a trabalhar nas suas canções ou a produzir outros artistas até o ponto de deixar muito material inédito na gaveta.
Considerado um perfeccionista, tinha a imagem de uma pessoa difícil de se trabalhar e por ser altamente protector de sua música.
Escrevia, compunha e produzia todas as suas canções. Também tocava todos os instrumentos nos seus álbuns. Muitos críticos elogiavam seu trabalho pela sua versatilidade em compor, tocar, cantar e dançar, fazendo da sua performance em palco algo extraordinário.
Em 1976, Prince começa a trabalhar como aprendiz no estúdio de Chris Moon, que o apresenta a Owen Husney. Husney percebe o potencial de Prince e investe em sua carreira junto com Pepe Willie.
O primeiro álbum de Prince sai pela Warner Bros., em 1978 e chama-se For You. Todas as canções deste álbum foram escritas e executadas por Prince, exceto Soft and Wet. O álbum teve vendagem modesta, não entrando nem entre as 200 da Bilboard, sendo Soft and Wet o único hit que até foi bem executado nas paradas R&B.
Em 1979, Prince organizou sua banda com Andre Cymone ( nome artístico de Andre Anderson ) no baixo, Gayle Chapman e Matt Fink nos teclados, Bobby Z na bateria e Dez Dickerson na guitarra.
Prince propositalmente formou uma banda multi racial, misturando brancos e negros como uma banda que o influenciou muito, Sly and Family Stone. Seu segundo álbum, intitulado " Prince " entrou no Bilboard 200 e teve dois hits, Why You Wanna Treat Me So Bad? e I Wanna Be Your Lover.
Em 1980, Prince lança Dirty Mind, seu terceiro álbum. Na banda, Lisa Coleman substitui Chapman, que sai após seus principios religiosos falarem mais alto em protesto às letras de teor sexual de Prince. Dirty Mind é notavelmente conhecido por seu conteúdo sexualmente explícito. Prince abriu os shows para Rick James em 1980 sob o rótulo de " punk funk " aplicado a ambos. Em Dirty Mind Prince abandonou a postura disco para adotar uma atitude mais roqueira. Este fato, mais a ostentação de se expressar sexualmente no palco e nas letras de suas canções fizeram o público questionar sua orientação sexual. Isto lhe trouxe problemas como na ocasião em que abriu os shows dos Rolling Stones em Los Angeles no Los Angeles Coliseum em 1981, quando a plateia atirou lixo nele quando vestia um casaco e cueca, sendo vaiado até sair do palco.
Em 1984 Prince passa a chamar sua banda de " The Revolution ", que consistia de Lisa Coleman e Dr. Fink nos teclados, Bobby Z na bateria, Brown Mark no baixo e Wendy Melvoin na guitarra.
Purple Rain ( Chuva Púrpura ) então é lançado junto com o filme de mesmo nome. O disco vendeu mais de 20 milhões de cópias e ficou 24 semanas consecutivas na parada do Bilboard 200. O filme, definido pelo crítico Joe Queena como " sexista, juvenil e mentecapto ", arrecadou somente nos EUA, 80 milhões de dólares nas bilheterias.
Purple Rain provou que Prince era um sucesso, um superstar. Duas faixas de Purple Rain, " When Doves Cry " e " Let´s Go Crazy " chegaram ambas no topo dos singles dos EUA e viraram hits internacionais, enquanto a faixa título chegaria ao número 2 do Bilboard Hot 100. Simultaneamente, Prince aparecia como estrela do filme, single e álbum número 1 dos EUA. Prince ganha ainda o prêmio de melhor canção original da Academia por Purple Rain além de melhor trilha sonora de filme, e o álbum foi escolhido pela Rolling Stone como um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.
Sign O´The Times, lançado em 1987 como álbum duplo recebe várias críticas positivas e entra para a lista dos 100 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone e da revista Time, sendo eleito ainda o melhor dos anos 80. Tentando promover o álbum ( que apesar de sucesso da crítica, falhava em vendas ), Prince lança seu terceiro filme, homônimo ao disco. Em 1987 Michael Jackson convida Prince para um dueto em seu álbum Bad, mas diferenças artísticas puseram fim ao projeto.
Segundo o critico musical Alexandre Matias, " Prince se considerava escravo de um sistema que era dono de suas próprias composições. Quando descobriu que os originais de suas gravações não lhe pertenciam, resolveu encerrar seu contrato entregando suas piores músicas em discos fracos no início dos anos 90, para apenas cumprir tabela. Quando percebeu que o mercado podia faturar até mesmo com discos que ele não considerava suficientemente bons, resolveu trocar de nome e batizou-se com um símbolo impronunciável apenas para dificultar o trabalho de sua gravadora para vendê-lo.
Em 1994, a atitude do Prince com relação à sua produção artística passava por uma mudança notável. Ele começou a fazer álbuns sucessivamente como forma de escapar de suas obrigações contratuais com a Warner Bros.
Ele acreditava que a gravadora tentava limitar sua liberdade artística, obrigando-o a lançar álbuns em grande velocidade.
Ele também culpou a Warner Bros para o fraco desempenho comercial do Love Symbol Album, alegando que não foi promovido o suficiente pela Warner. Foi a partir desta euforia que o até então cancelado The Black Album foi lançado oficialmente, cerca de sete anos após a sua gravação inicial.
Logo depois, a Warner Bros sucumbiu aos desejos de Prince para lançar um álbum de inéditas, que seria chamado de Come. Come, quando foi finalmente lançado, confirmou todos os temores da Warner. Tornou-se um dos álbuns de Prince mais fracos em vendas até hoje, que vendeu 500,000 cópias com sufoco. Mais frustrante ainda foi o fato de que Prince insistiu em estampar no álbum " Prince 1958-1993 ".
Em 08 de Fevereiro de 2004, Prince se apresentou no Grammy Awards, com Beyoncé Knowles. Em uma performance que abriu o show, Prince e Knowles cantaram uma mash-up de " Purple Rain ", " Let's Go Crazy ", " Baby I'm a Star ", e " Crazy in Love ", de Beyoncé, recebendo críticas positivas.
No mês seguinte, Prince foi indicado ao Rock and Roll Hall of Fame. O prêmio foi entregue a ele por Alicia Keys, juntamente com Big Boi e André 3000 de OutKast.
Prince construiu uma carreira comparável à de nomes como David Bowie, Michael Jackson e Madonna. Porém, ao contrário dos colegas, o músico manteve uma relação conturbada com sites de streaming e vídeos como Spotify e YouTube, o que o prejudicou e, na era da música online, ofuscou seu legado para novas gerações."
Guitarras:
The Cloud Guitar, uma das guitarras famosas do Prince.
Como um autêntico Guitar Hero, Prince tinha guitarras famosas, e muitas deles excêntricas. As mais famosas são:
The Cloud Guitar - A primeira guitarra Cloud surgiu no filme " Purple Rain ". As cores são bastantes variadas, indo desde o básico como o branco, dourado e preto, e passando por cores mais extravagantes como um amarelo berrante.
O site PortalMusica.com elencou esta guitarra na posição 26 da sua lista " As Guitarras Mais Famosas do Mundo "
- MadCat Guitar - Usada na apresentação do Hall da Fama.
- Love Symbol Guitar - a guitarra mais distinta de Prince. Foi construída por Jerry Auerswald, luthier alemão.
- MODEL " C " Auerswald - Usada no videoclipe de Alphabet St. e na turnê The Nude Tour.
Discografia:
1978 - For You
1979 - Prince
1980 - Dirty Mind
1981 - Controversy
1982 - 1999
1984 - Purple Rain
1985 - Around the World in a Day
1986 - Parade: Music from the Motion Picture Under the Cherry Moon
1987 - Sign “” the Times
1988 - Lovesexy
1989 - Batman
1990 - Graffiti Bridge
1991 - Diamonds and Pearls
1992 - O(+>
1994 - Come
1994 - The Black Album
1995 - The Gold Experience
1996 - Chaos and Disorder
1996 - Emancipation
1998 - Crystal Ball / The Truth
1999 - The Vault: Old Friends 4 Sale
1999 - Rave Un2 the Joy Fantastic
2001 - The Rainbow Children
2002 - One Nite Alone...
2003 - Xpectation
2003 - N.E.W.S
2004 - Musicology
2004 - The Chocolate Invasion
2004 - The Slaughterhouse
2006 - 3121
2007 - Planet Earth
2009 - LOtUSFLOW3R / MPLSoUND
2010 - 20Ten
2014 - Plectrumelectrum
2014 - Art Official Age
2015 - HITnRUN Phase One
Filmografia:
( Ano / Filme / Papel / Diretor )
1984 - Purple Rain - Kid - Albert Magnoli
1986 - Under the Cherry Moon - Christopher Tracy - Prince
1987 - Sign "" the Times - ele mesmo - Prince
1990 - Graffiti Bridg - Kid - Prince.
Grammy Awards:
Prince recebeu 32 indicações ao Grammy Awards, e venceu em 7 oportunidades. Dois albuns ( 1999 e Purple Rain ) foram inclusos no Hall da Fama do Grammy Awards.
( Ano / Indicação / Categoria / Resultado / Ref. )
1984 " International Lover " Best Male R&B Vocal Performance Indicado
1985 Purple Rain Album of the Year Indicado
1985 Purple Rain Best Rock Performance by a Duo or Group with Vocal Venceu
1985 Purple Rain Best Score Soundtrack for Visual Media Venceu
1985 " I Feel for You " Best R&B Song Venceu
1987 " Kiss " Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals Venceu
1987 " Kiss " Best R&B Song Indicado
1988 Sign o' the Times Album of the Year Indicado
1988 " U Got the Look " Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals Indicado
1988 " U Got the Look " Best R&B Song Indicado
1990 Batman Best Male Pop Vocal Performance Indicado
1990 " Batdance " Best Male R&B Vocal Performance Indicado
1991 " Nothing Compares 2 U " Song of the Year Indicado
1992 " Gett Off " Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals Indicado
1993 " Diamonds and Pearls " Best Pop Performance by a Duo or Group with Vocals Indicado
1995 " The Most Beautiful Girl in the World " Best Male Pop Vocal Performance Indicado
1996 " I Hate U " Best Male R&B Vocal Performance Indicado
1996 The Gold Experience Best R&B Album Indicado
2004 N.E.W.S Best Contemporary Instrumental Album Indicado
2005 " Cinnamon Girl " Best Male Pop Vocal Performance Indicado
2005 " Call My Name " Best Male R&B Vocal Performance Venceu
2005 " Call My Name " Best R&B Song Indicado
2005 " Musicology " Best Traditional R&B Performance Venceu
2005 Musicology Best R&B Album Indicado
2007 " Black Sweat " Best Male R&B Vocal Performance Indicado
2007 " Black Sweat " Best R&B Song Indicado
2007 " Beautiful, Loved and Blessed " Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals Indicado
2007 " 3121 " Best Urban/Alternative Performance Indicado
2007 3121 Best R&B Album Indicado
2008 " Future Baby Mama " Best Male R&B Vocal Performance Venceu
2008 " The Song of the Heart " Best Song Written for Visual Media Indicado
2010 " Dreamer " Best Solo Rock Vocal Performance Indicado
MTV Video Music Awards:
Prince recebeu 12 indicações ao VMA, e venceu em 4 oportunidades.
( Ano / Indicação/ Categoria/ Resultado / Ref. )
1985 " When Doves Cry " Best Choreography in a Video Indicado
1986 " Raspberry Beret " Best Choreography in a Video Venceu
1988 " U Got the Look " Best Male Video Venceu
1988 " U Got the Look " Best Stage Performance in a Video Venceu
1988 " U Got the Look " Best Choreography in a Video Indicado
1988 " U Got the Look " Best Editing in a Video Indicado
1989 " I Wish U Heaven " Best Special Effects in a Video Indicado
1990 " Batdance " Best Video from a Film Indicado
1992 " Cream " Best Dance Video Venceu
1993 " 7 " Best R&B Video Indicado
2004 " Musicology " Best Male Video Indicado
2006 " Black Sweat " Best Cinematography in a Video Indicado
Em 1991, ( ou seja, logo após sua visita à nossa cidade litorânea ) fez duas apresentações no Rock in Rio, nos dias 18 de Janeiro e 23 de Janeiro.
No primeiro dia, o show teve mais de uma hora de atraso, o que deixou o público furioso e resultou em vaias. Porém, Prince compensou o atraso com um show considerado espetacular por esse mesmo público e pela crítica.
Prince iria fazer sua terceira apresentação no Brasil no Festival Back2Black, no dia 27 de Agosto de 2011, mas acabou sendo cancelada por Prince, sem explicações.
Curiosidade:
Segundo boatos, a canção " The Most Beautiful Girl In The World " foi escrita para a modelo fluminense Marianne Cotrin ( que estrelou o clipe da canção, em 1994 ), de apenas 16 anos na época.
Últimas notícias:
- Prince morre aos 57 anos.
- Polícia investiga o caso. Causa da morte até essa quinta não foi divulgada.
- Ele foi encontrado desacordado em elevador de casa, uma equipe tentou reanima-lo.
- Possível " Overdose " há 6 dias, diz site.
- De acordo com o TMZ, Prince sofreu uma overdose de drogas há seis dias. Esta informação ainda não foi confirmada ( 23/04/2016 ) pela polícia ou fontes oficiais.
Enfim, Prince foi um fenômeno mundial, e as musicas dele literalmente entram, entraram e entrarão em nossas mentes ainda por muito tempo, por ser ele mais um " imortal " cantor e compositor, diga-se de passagem, um dos melhores do mundo.
Prince, com um estilo musical sem igual, nos faz ir longe com suas músicas inesquecíveis.
Arriscamos até dizer que, nunca mais um cantor tão conceituado e com musicas tão perfeitas. Deixaremos aqui alguns registros ( músicas e documentários ), e agora já como lembrança e com saudade...
1 - Prince - Take Me With U ( Edit ),
https://www.youtube.com/watch?v=PbhcLNW6gwQ
3 - Prince & The Revolution Live - Let's Go Crazy,
https://www.youtube.com/watch?v=T9CPeUkkst4
5 - A história por trás de " Purple Rain ", de Prince,
http://www.metropoles.com/…/a-historia-por-tras-de-purple-r…
DESCANSA EM PAZ! " GOODBYE ", PRINCE...!!!.
" OS HOMENS PASSAM, AS MÚSICAS FICAM...!.". - Raul dos Santos Seixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário