quarta-feira, 30 de maio de 2018

A QUANTAS ANDA A ECONOMIA DO BRASIL?


A QUANTAS ANDA A ECONOMIA DO BRASIL?


( ponto de vista / assunto sugerido ),

A economia do Brasil está em baixa mesmo, 70% dos prestadores de serviços parados, pode isso?

Vivemos duas crises, uma politica, outra econômica, pois os comércios estão cheios ( só de vendedores e mercadorias " empacadas " ), e o povo não tem mais dinheiro e tampouco coragem para comprar. As lojas estão vazias de compradores. A inflação, os carnês adquiridos no ano passado e que só devem terminar em 2225 e os juros altos estão de fato afugentando o consumidor.

Em todos os setores o dinheiro não está girando ( pelo menos não como deveria ), nem os produtores de comida por sua vez conseguem vender seus produtos, pois se não há consumo, não há a entrega dos produtos.

É, parece brincadeira ( mas não é ) que estamos se encaminhando para o " caos ", afinal, uma coisa mal estruturada puxa a outra, e outra ainda e tudo acaba por desmoronar.

O caso é que nos últimos anos o governo fez uma politica beneficiando a classe rica e que acabou prejudicando muito a classe dos mais pobres e a classe média, e é justamente estas que fazem a economia girar.

E neste início de ano em específico e segundo o que vimos na mídia, o que evitou um " tombo " ainda maior do PIB foi a agropecuária. Seguindo o mesmo comportamento, a indústria também recuou em relação aos três últimos meses de 2014, mas em um ritmo menor, de 0,3%. Na agropecuária, a alta foi de 4,7%.

A própria parte da indústria pesada, ou de caminhões que é considerada investimento, afeta diretamente a taxa negativa dos investimentos, também teve queda, influenciado por aumento de juros ao crédito nesse setor.

E ainda, e já era visto, as pessoas gastaram o que tinham e mais o que não tinham em empréstimos. E isso tudo também prejudicou o consumo das famílias que acaba prejudicando todo o resto.

A situação econômica do Brasil está decaindo a cada dia, e agora só resta saber aonde vamos parar, ou, " quem poderá nos defender ? ".

É, como disse Ari Toledo, hoje estamos divididos em duas classes, os otimistas ( minoria ) e os pessimistas ( maioria ), e os otimistas já estão dizendo que se as coisas continuarem como estão em breve estaremos comendo m..., enquanto os pessimistas já afirmam que a m... não vai dar para todo mundo...!

" Não somos otários, como pensam. Somos hipócritas. Isto é, otários conscientes, otários assumidos, otários porque o contrário seria sucumbir ao amoralismo dos outros.". - Luis Fernando Veríssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário