segunda-feira, 21 de maio de 2018

FILHOS, CADA VEZ MAIS DISTANTES...?!?

FILHOS, CADA VEZ MAIS DISTANTES...?!? ( ponto de vista ),

Com a vida cada dia mais tumultuada, os filhos estão cada vez mais distantes, mesmo estando tão próximos, controverso isso, mas é a realidade, cada vez mas frequente nas relações familiares atuais.
A comunicação entre pais e filhos esta totalmente " quebrada " pelo fascínio das telas, as relações são cada vez mais virtuais, a tevê, os jogos, o Facebook e etc... dia a dia, o conversar esta cada vez mais escasso e prejudicado, sem interesse tanto por parte dos pais quanto por parte dos filhos, estão cada vez mais isolados, e a cada dia, se isolando mais...!
A aproximação dos pais e filhos só está existindo, só está sendo praticada no caso do filho querer um tênis novo, uma roupa, um celular e etc. Trocando em miúdos, relações de interesses, tipo, desde que se ganhe algo em troca.
Estão se valorizado pelo que possuem e pelo que " aparentam " ser, onde esta a falha? Ali, debaixo do nosso nariz, onde deveríamos estar educando cidadãos críticos e que valorizassem o SER.
Ler livros ou conversar se tornou inútil e vazio para alguns, hoje estão sendo valorizadas conversas sobre jogos eletrônicos e programas televisivos, sem cultura nenhuma, nos trazendo filhos mais distantes a cada dia, filhos que parecem preferir a companhia de colegas e amigos aos seus próprios familiares. E não sabemos até onde eles não têm razão..
Os filhos atualmente estão com uma certa resistência em dialogar com os pais, achando que eles não entendem, não conseguem se aproximar, cometem um " auto engano ", estão cada vez mais indiferentes, os pais e familiares estão ficando no final da lista de interesses e estão cada vez mais permissivos, não sabem mais impor regras, extrapolam limites de lazer e vivem em um mundo individualista, embora tal processo de distanciamento faça parte na construção da identidade dos adolescentes, mas não precisava se distanciar tanto... isso já é uma questão de opção, de cada um...!
Muitas vezes os pais ficam desconcertados com a distanciamento dos filhos sem saber como proceder diante de tal circunstancia, sentem-se impotentes, sem ter uma atitude, se conformam ou se tornam negligentes sobre a responsabilidade, inclusive de tratar sobre assuntos familiares.
Os pais por sua vez sentem-se excluídos, por falta de alternativas de interação e até mesmo por nem ter como agir, ficam sem métodos de atuação, ficam estáticos, já que o espaço é muito restrito e cada vez mais distante, tornando para ambos, uma convivência solitária, e o que é pior, com fortes tendências a piorar, e só a a piorar...!
Infelizmente hoje os assuntos mais elaborados e que exigem mais reflexão, dificilmente são tratados pelos jovens, pois o assunto exige conhecimento, eles se tornam evasivos, pois o interessante pra eles é ter " status ", nem que para isso eles tenham que repetir tudo o que os outros fazem e querer tudo o que os outros querem, eles se tornam cúmplices dos amigos e não se importam com a conduta de suas ações, agindo muitas vezes de maneira irresponsável.
É desgastante impor regras e limites, e muitos pais que estão lendo este texto agora e MAIS UMA VEZ ( risos, pra não chorar...), acabam por se identificar com ele pois retrata a mais pura realidade.
Mas, faz-se necessário a imposição de REGRAS e LIMITES, pois se não o fizermos AGORA, acabaremos por nos isolar e perderemos nossos filhos para o mundo, quem sabe de uma vez por todas para drogas ou para outros comportamentos ilícitos tão bem explanados na vida " desregrada " e " moderninha " ilustrada, e bem ilustrada através das telas de seus computadores...
Ou ainda tornarão-se jovens inseguros, tímidos, com medo de tomar decisões e a cada dia, tornando esse distanciamento cada vez mais presente, e, consequentemente, seremos ESTRANHOS morando na mesma casa...
Mais diálogo e cuidados com o seu " campeão ", aliás, menos " campeão " , é um termo boçal e próprio dos fracos, e, mais cuidado com você mesmo, tirem todos, pais e filhos, algumas horas, nem que sejam poucas de seu dia para desconectar da " vida virtual " ( da vida dos outros ), e conectem-se à VIDA REAL...
A internet cai mas volta, a família, nem sempre...!
Ah, antes que me perguntem posso afirmar, um " pouquinho só " de distanciamento das telas, tem me feito muito bem...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário