sábado, 19 de maio de 2018

UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

UNIVERSIDADES PÚBLICAS. ( ponto de vista ),

Existe um grande paradoxo do ensino superior brasileiro, com tantas universidades privadas cobrando um absurdo. Cadê a autonomia de nos garantirem a vigência de universidades públicas, que esta na constituição?
Como a educação é um fator que pode e deve desencadear um crescimento rápido, agora temos nós, que perceber a qualidade, onde estamos " focando " nossos gastos educacionais.
Tem universidades " privadas " de ensino superior deixando a desejar, pois a qualidade na formação dos professores esta prejudicada, pois alguns, e há quem afirme que são a maioria, só passam pesquisas e slides, misturando aprendizado com pesquisa, achando que com isso estão ensinando alguma coisa...
Por favor, se for para se pagar uma fortuna, que pelo menos o ensino seja de qualidade, com professores cultos e capazes para repassar o conteúdo com COMPETÊNCIA.
Pensemos, são aproximadamente quatro anos em média ( ou mais ), " pesquisando ", se assim fosse, pesquisaríamos no GOOGLE, seria o mais viável e acabaria saindo muito mais em conta, cogitando inclusive a possibilidade do aprendizado ser de melhor qualidade do que muito lugar por ai... tenso isso!
Devemos ter UNIVERSIDADES PÚBLICAS, para que o ensino, a transparência e a responsabilidade sejam realmente valorizados, já que nas universidades privadas há uma exploração nos preços, em muitos lugares deste país de meu Deus, verdadeiras " pocilgas acadêmicas ", mal elaboradas, mal estruturadas e oferecendo pouca ou nenhuma qualidade na formação acadêmica. Sem contar ainda algumas matérias da grade curricular que servem só para " encher linguiça " e cobrar o que não vale, precisam urgentemente rever grades curriculares... e preços...!
Atualmente, e temos visto muito isso na " tevê ", muitas universidades privadas viraram verdadeiras " caças niqueis ", pois no entanto o que está importando é tão somente o dinheiro arrecadado, e não o real, o concreto, a verdadeira finalidade até então, o aprendizado em si.
Ah, se o aluno também não alcançar a nota, reprova por 0,1 décimo. Agora te pergunto, o que esta sendo avaliado?
Será que o aluno não aprendeu a " pesquisar " corretamente pra reprovar por 0,1 décimo???
Será que a competência do professor que faz isso é perfeita? Ou no mínimo duvidosa??? Vamos avaliar os professores também...!
Vamos ser CONSCIENTES, porque se pagar ( e caro... ) por aquilo que não vale, pela falta de qualidade, não é justo, e nem correto.
Devemos reivindicar e clamar sempre por universidades públicas, pois com tantas pessoas, cidades em constante crescimento, necessitamos todos de universidades públicas, e urgente, porque devemos analisar a produtividade, a diminuição do tempo de formação e a docência, ou será eternamente mera transmissão de conhecimento sobre pesquisas?
Com a globalização acelerada, a desigualdade social altíssima, é obvio que há uma necessidade cada vez maior e porque não dizer local, de uma universidade publica.
Analisando pela situação que nos encontramos, necessitamos igualdade de condições para avançarmos culturalmente, para que tenhamos uma democratização, para idealizarmos, bem como para uma " chance " de participação no " jogo " politico econômico, onde as REGRAS hoje são claramente vantajosas só para alguns...!
Por isso deveriam implantar uma, uma não, diversas universidades públicas por esse Brasil, para que todos tenham o direito de estudar, sem gastar um absurdo com falta de qualidade, e para deixarmos de ver tanta desigualdade social, e, para que a máscara de hoje da " igualdade " caia e todos possam " jogar " e ter condições de ganhar este " jogo ", que na sua maioria, é de politicagem.
Consequentemente, para avançarmos em educação e igualdade temos a necessidade de seguir rumo ao desenvolvimento e para termos acesso ao conhecimento gratuitamente, para uma melhor absorção no mercado de trabalho, e não valorizar somente a esfera econômica, e sim a questão do conhecimento, as nossas próprias necessidades, tanto para transferência do conhecimento quanto para nós mesmos, tendo subsídios oferecidos e que, temos o DIREITO de usufruir GRATUITAMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário