domingo, 20 de maio de 2018

CRÍTICAS, QUEM NUNCA?!

CRÍTICAS, QUEM NUNCA?!

( P.V / A.S / 300-2016 ),
" O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica ". ( Norman Vincent Peale ).
Criticar ou sermos criticados já faz parte de nossas vidas, está cada dia mais comum, quem nunca criticou ou foi criticado...?!
Mas, a diferença é que algumas pessoas te criticam por que querem te ver melhor, fazem aquela " critica construtiva ", te criticam com a intenção de que você mude, e que mude para melhor, que você perceba o erro. Já outras, bah, te criticam mesmo é por pura maldade, só para te verem " pra baixo ", ou, para que nos sintamos inferiores, para fazer a gente literalmente perder o equilíbrio.
Sendo assim, nós devemos nos policiar e estar sempre preparados para lidar com as críticas ( tanto em proferi-las, quanto para recebê-las ) e em todas as situações, bem como saber fazer uma crítica, ou seja, fazê-la sim, mas de forma que a mesma não venha prejudicar ainda mais a pessoa ou a situação em foco.
Algumas pessoas apontam justamente os nossos pontos fracos para que nós fiquemos mais fortes ou mais determinados, mas isso depende muito da maneira com que a pessoa fala isso para nós, é isso que determina como nós vamos agir sobre ( ou sob.. ) a critica eminente.
Não faltam pessoas que nos criticam para melhorarmos, ou apontar e fazer nós enxergarmos o que estamos fazendo de errado, mesmo que no ponto de vista deles e inclusive na área profissional, alguns nos criticam mesmo é para nos ver crescer, já aqueles outros ( infelizmente ainda a maioria... ) são totalmente o oposto, criticam mesmo é para nos ver depressivos, isolados socialmente, chateados, e ( geralmente ) isso por pura maldade, por pura inveja ( há quem cogite até a falta de sexo... ),e pelo simples fato desses aí não terem brilho próprio.
As " críticas destrutivas " sempre são feitas de maneira indelicada, sempre vem seguidas de acusações ou insinuações, muitas vezes sem fundamento algum, não contribuem em nada para o nosso crescimento ou amadurecimento, pelo contrário, desmotiva, causa raiva, estraga o nosso fígado e nos faz sentir culpados e abalados psicologicamente.
Então, pensemos bem antes de criticar alguém, pois isso pode " dar asas à imaginação " da pessoa e o fazer voar..., mas pode também o derrubar e o fazer " cair no abismo " e acabar deixando a pessoa " liquidada ".
Portanto, cuide ( mos ) na hora de fazer uma crítica, não só apontemos os erros, mas que apontemos também as possibilidades de soluções, reflitamos e sempre junto com a pessoa criticada, foquemos sempre naquilo que poderia ser melhorado, caso contrário, criticar por criticar, não adianta de nada, pelo menos nada de produtivo, e aí, a melhor solução ainda é nos mantermos calados...!.
" ANTES DE COMEÇAR A CRITICAR OS DEFEITOS DOS OUTROS, ENUMERE AO MENOS DEZ DOS TEUS... ". - Abraham Lincoln.

Nenhum comentário:

Postar um comentário