segunda-feira, 29 de agosto de 2016

CADÊ MEU TROCO? LADRÃO!

CADÊ MEU TROCO? LADRÃO!

( ponto de vista / assunto sugerido ),
" Sê justo antes de ser honesto ". - James Joyce.
Então, não tenho vivido isso até porque não faço questão de moedas pequenas que só " estorvam ", mas estou errado, tão errado quando certos " golpistas " que se escondem atrás do caixa de certos estabelecimentos. Ao assunto...
Você já percebeu que a maioria dos comerciantes não dão mais o troco de R$ 0,01 á R$ 0,04, ou ainda R$ 0,05 e até de R$ 0,10 centavos? Ah, e nem se dão ao cuidado de oferecer balas. Sim, tem aquelas pessoas que rejeitam o troco também, existe de tudo por aí.
A escassez das moedas foi o que deu origem a um " projeto de lei " do CDC - Código de Defesa do Consumidor que tramita na câmara desde 2008.
O projeto teria como obrigatoriedade, por lei dos comerciantes, darem o troco ou " arredondar " o valor, e para menos.
Alguns nem percebem, mas o consumidor sai perdendo sim, é " de grão em grão que a galinha enche o papo ", e nem por nada o fornecedor escolhe cobrar assim, com " preços quebrados ".
E para facilitar para estes, no Brasil as moedas estão sendo menos produzidas pois não circulam mesmo, as de R$ 0,01 centavo por exemplo já deixaram de ser cunhadas lá em 2010.
Isso prejudica o consumidor, não dar o troco corretamente significa que alguém fica com o teu ( nosso ) dinheiro, ou é a empresa, ou é o funcionário caixa. Então, se o que é certo é certo, quem será mesmo que " embolsa " esse " cascalho " todo no final do dia?
E, se os comerciantes evitassem os preços fracionados, o mais provável seria que os preços encarecessem.
Neste sentido o projeto de lei municipal reafirma princípios em questão no código de defesa do consumidor e em um projeto de lei federal numero 3836\2008. O mesmo que tramita na câmara dos deputados desde 2008.
Então, o mais correto seria que você ( e eu ) o consumidor exigisse sim o troco, bem como o comerciante deveria usar do bom senso, o funcionário abandonar o mal caratismo, ou dar moedas, ou ainda, " arredondar " para menos...
Me lembrou que em certa feita, lá em Balneário Camboriú, quando um caixa de posto de combustível ( onde eu ia a pé para beber por umas 40 noites consecutivas, pense no investimento do cara... ) e que cada Cerveja de R$ 1,50 ( na época ) que eu pagava com uma nota de R$ 2,00, o " espertinho " me devolvia R$ 0,50 em " plets " e ao final da noite geralmente eu já andava meio " troncho " do peso dos chicletes. Foi quando meu compadre, morador de lá " me abriu os olhos " e pensem na cara tal caixa quando peguei uma cerveja e paguei com 25 " plets ", detalhe, quem ganhava o troco era ele porque os " plets " não eram mesmo contabilizados pelo estabelecimento que era tão " roubado " quanto eu...
Lembrei também de outra ocasião, á quase 20 anos, quando um amigo meu trabalhava em um pequeno mercado da cidade, e eu soube através dele que todo mercado tem uma conta em um banco chamada de " quebra de caixa ", ou seja, só deste mercado que ainda existe e cresceu um monte e hoje dá até carros nos finais de ano, na época, quase R$ 1.000,00 eram depositados na conta " quebra de caixa ", diariamente...
Enfim, fiquem(os) de olhos bem abertos, pois tem muito " filho da puta " por aí enchendo os bolsos nas costas desses " palhaços " aqui...!
" SER HONESTO E TRABALHADOR NÃO É UMA QUALIDADE, É UMA OBRIGAÇÃO.". - Alvaro Granha Loregian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário