sexta-feira, 12 de agosto de 2016

TEMPO SECO E POLUIÇÃO CAUSAM PROBLEMAS NA SAÚDE E PODE MATAR...!

TEMPO SECO E POLUIÇÃO CAUSAM PROBLEMAS NA SAÚDE E PODE MATAR...!

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
14 de agosto ( amanhã ) é o dia do combate à poluição. Você sabia que mais de 135 mil pessoas morreram em SP e RJ por conta da má qualidade do ar? Cuide de sua saúde.
O dia 14 de Agosto foi escolhido para comemorar o dia do combate à poluição. Vale salientar que há vários tipos de poluição: atmosférica, sonora, visual, hídrica, luminosa, térmica…
A poluição atmosférica se dá pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar que prejudicam o ar puro. O que provoca toda esta poluição são os automóveis, queimadas, descarte inadequado de esgoto e lixo, a queima de carvão e petróleo em usinas e sistemas de aquecimento doméstico.
Mais de 135 mil pessoas morreram de doenças causadas pela má qualidade do ar em seis anos.
Para se ter uma ideia do problema, em São Paulo, de 10 a 15 pessoas morrem por dia devido à doenças respiratórias por conta da poluição. A qualidade do ar no Estado paulista está 2,5 vezes acima do limite estabelecido pela OMS ( Organização Mundial da Saúde ), segundo pesquisadores. Em seis anos, foram mais de 135 mil pessoas que morreram de doenças causadas pela má qualidade do ar só em São Paulo e Rio de Janeiro.
No Estado fluminense, são 14 mortes por dia por conta da poluição do ar, a área mais crítica é a região metropolitana. A concentração de poluentes chega a ser três vezes maior que o recomendado pela OMS em Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
A poluição pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares. O ar poluído penetra nos pulmões, o que ocasiona o aparecimento de várias doenças principalmente no aparelho respiratório, como asma, bronquite crônica e até o câncer pulmonar. As crianças, grávidas e idosos são os mais suscetíveis.
Estações que medem a qualidade do ar no Brasil não seguem o padrão exigidos pela OMS.
Menos de 2% dos municípios brasileiros tem estações que medem a qualidade do ar, são 252 em todo o Brasil, sendo que nos Estados Unidos são mais de 5 mil e na Europa, 7,5 mil. Além disso, nosso país utiliza os mesmos indicadores de qualidade do ar há 25 anos, são menos restritivos que os atuais padrões exigidos pela OMS.
A poluição atmosférica causa vários danos para o meio ambiente, como o agravamento do efeito estufa, fenômeno da chuva ácida e a diminuição da camada de ozônio. Assim, a saúde e o bem estar estão relacionados com a qualidade do meio ambiente.
E é neste dia foi criado para conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente e a viver em harmonia com a natureza.
O Tempo seco ajuda a manter a poluição, mas, e quando volta a chover?
O tempo seco ajuda a manter a poluição no ar nas metrópoles. De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo firme predomina em grande parte do país ao longo desta segunda semana de Agosto por conta de uma massa de ar seco. Sem chuva e com a umidade relativa do ar baixa, a poluição aumenta nos grandes centros urbanos. A chuva vem para limpar a atmosfera, porém está difícil dela acontecer por conta de um bloqueio atmosférico, que impede que as frentes frias que estão no Sul do país avancem pelo restante do Brasil.
“ A chuva deve voltar a ocorrer no Sudeste e Centro-Oeste a partir do dia 20 deste mês, quando uma frente fria consegue romper o bloqueio atmosférico, mas até lá o tempo fica seco e muito poluído”, comenta o meteorologista da Somar.".
Então, é por essas e outras que ainda acho, mas só acho mesmo que eu moro no " paraíso na terra ", e nem porque aqui não tem disso, claro que tem sim, em todo lugar tem, mas convenhamos, nossos índices, mesmo levando em conta a proporção, ainda são muito menores se comparados aos índices acima.
Me fez até recordar um comentário que ouvi a algum tempo atrás, ocasião em que o Marcelo Taz ( então CQC ) esteve em nossa cidade ministrando uma palestra se não me falha a memória, e que segundo ele, o nosso ar, se comparado ao ar que eles estão acostumados a respirar nas capitais é tão puro que chegou causar no visitante uma espécie assim de fobia, tipo uma dificuldade de respirar, de tão leve que é o nosso ar em relação aos ares pesados a que eles estão habituados nas grandes metrópoles. E é aí que tento me imaginar respirando os ares pesados destes lugares e não consigo ( prefiro ficar por aqui mesmo e continuar desperdiçando as inúmeras chances que tenho de conhecer... ), e olha só, se não consigo nem me imaginar respirando esses ares, quem dirá respirá-lo de fato e com facilidade...!
Por essas e outras, por mais pequena e distante que seja de todo o " resto do mundo " que digo de pulmões cheios " VIVA A MINHA AMADA PROLE "...!
" QUANDO A ÚLTIMA ÁRVORE TIVER CAÍDO, QUANDO O ÚLTIMO RIO TIVER SECADO, QUANDO O ÚLTIMO PEIXE FOR PESCADO, VOCÊS VÃO ENTENDER QUE DINHEIRO NÃO SE COME.". - Greenpeace.

Nenhum comentário:

Postar um comentário