sábado, 27 de agosto de 2016

SOBRE NOSSA " FORMAÇÃO ". ( ou a minha... ),

SOBRE NOSSA " FORMAÇÃO ". ( ou a minha... ),

Hoje no Facebook alguém me questionou sobre a minha formação, dei a real, NENHUMA! A pergunta me fez pensar, me questionar e até me arrepender... não me aguentei e resolvi escrever, bora lá?
Somos formados em praticamente tudo, um pouco psicólogo, um pouco professor, um pouco político, um pouco engenheiro, um pouco médico, um pouco farmacêutico, um pouco pai de santo, um pouco escritor, um pouco mágico, um pouco adestrador, um pouco aviador, um pouco fotógrafo, um pouco administrador, e milhares de outras profissões que desempenhamos sem ao menos termos um " diploma " em específico, mas o fazemos até mesmo sem saber, sem querer, o fazemos com a alma em nosso cotidiano. Inúmeras coisas podemos fazer, por amor à nossa família, amigos, colegas de trabalho e etc, ou até mesmo por mera curiosidade, insistência ou teimosia...!
Somos verdadeiros guerreiros, eu sou ( ou me considero ) só mais um deles em meio a tantos, temos aptidões para certas coisas e deixamos a desejar em diversas outras, mas no fundo, quando a " água bate na bunda ", muitas vezes na " marra ", aprendemos sim a nadar, olha aí, somos até nadadores...!
Sim, a vida nos obriga, muitas vezes ela é dura conosco, mas no fim descobrimos que só assim, mediante a " pressão " do cotidiano é que temos de agir, reagir e aprender, até as vezes sermos escoteiros, enfermeiros, bombeiros ou marinheiros de primeira viagem para ajudar alguém que amamos ou que apenas achamos que merecem, ou até mesmo que só se faça necessário ao nosso entendimento...!
Assim, como tudo na vida, temos que buscar, e nem que seja abaixo de sacrifícios, de muita " água benta da testa " ( como diria o Prates ), algumas vezes a vida nos impõe, outras ela nos ensina, e com isso vamos crescendo e aprendendo. Aprendemos a nos conhecer acima de tudo, uns cedo, outros como eu demasiado tarde quem sabe, pois nem nós mesmos sabemos do que de fato somos capazes perante a vida...!
Ela, a vida, vai nos moldando, nos " formando " até nos tornamos uns acadêmicos, daqueles inteligentíssimos, ela nos ensina como subir degraus, como viver melhor, como ser mais feliz e o mais importante, independente de que forma, a sempre ajudar o próximo... quesito este último que nem todos aprendem e tampouco se esforçam para isto mesmo sendo detentores de todas as oportunidades e possibilidades...!
Então a nossa formação, nunca dependerá somente daquele " diploma " em específico, o meu em particular e por exemplo, trata-se de um diploma do antigo segundo grau, hoje ensino médio, tive todas as oportunidades que a vida ( através de meus pais e amigos deles... ) pode me oferecer e não tive vontade, hoje, me arrependo sim e mais, morro de vontade e não tenho oportunidades, ou melhor, dizer que não tenho oportunidades já seria " canalhice " de minha parte, oportunidades até tenho, me faltam mesmo é possibilidades...!
Nossos " diplomas " muitas vezes não condizem com a nossa realidade, mas sim com todas as oportunidades aproveitadas e não, decepções vividas e não, injustiças sofridas e praticadas, enfim, circunstâncias e opções que só cabem a nós decidir, e sobre o que realmente é importante e vale a pena lutar, ou não, e aprender, ou não...!
Se bem que em certas situações notamos que nem tudo depende da nossa vontade ( e este hoje é o meu caso... ) muitas coisas acontecem assim de repente, muitas vezes te derrubando do nada, te " nocauteando "... logo, nos resta ainda escolher e mais uma vez, ou, simplesmente abdicar e mais uma vez, do melhor caminho a seguir...!
Só assim e com o tempo seremos " formados ", sábios e responsáveis pela busca do que de fato nos faz bem...!
Somos " diplomados " conforme a vida se apresenta diante dos nossos olhos e de como reagimos mediante a isso... hora somos felizes, hora tristes, hora somos renomados doutores, hora somos simples operários...!
E quem disse que é só o " diploma " que vale em se tratando do quesito " vida " não sabe o real valor do conhecimento e da humildade. E sobre ser um sábio ou ser um tolo, é só o tempo que nos ensinará, nós caímos, nós levantamos, e diante disso aprenderemos muito, mas muito mais do que se estivemos conquistando apenas o " diploma " em específico...!
É lógico que ele é importantíssimo e que é ele, aquele " diploma " em específico que te abriu, abre ou abrirá portas, mas, na " faculdade da vida ", muitas são as vezes em que nos obrigamos a ter inúmeras " profissões ", pois a vida nos " prega peças ", e temos sempre que agir, ou reagir, conforme somos obrigados, olha aí, somos até atores de teatro no palco da vida...!
Portanto, estude sempre, estude mais, estude tudo o que puder, ou será indispensável manter as " ferramentas " ( do corretivo de texto à enxada ) sempre a mão...!
Uma citação que antes pouco me fazia pensar e que hoje muito me chamou a atenção nesta minha longa " faculdade da vida "...
" Se você empregasse seu tempo em estudar, pensar e planejar, todos os dias poderia desenvolver e usar o poder que talvez mudasse todo o curso do seu destino...". ( autor desconhecido ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário