quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

BLA, BLA, BLA, BLA, BLA ( Minha tribuna quinzenal - 27/01/2015 ).

Tribuna do Javel®.

BLA, BLA, BLA, BLA, BLA ( Minha tribuna quinzenal - 27/01/2015 ).

*OS PRIMEIROS 50 ANINHOS DO MEU FUSCA., *VOCÊ LEMBRA DA " FEIRA DA MALHA " ? CASO NÃO, EU POSSO " TENTAR " LEMBRAR...!, *OBSERVANDO, *CONTEÚDO DE INTERNET, *ALGUNS ASSUNTOS QUE ABORDAMOS NA ÚLTIMA SEMANA, *CONTATO, E MUITO MAIS...
_____________________________________________________
-> OS PRIMEIROS 50 ANINHOS DO MEU FUSCA.
( minha homenagem ao dia do Fusca ),
Então, pode até parecer coincidência, mas não é, hoje é o aniversário do meu Fusca, também comemoramos com ele " bodas de ouro " e sobretudo hoje é o dia dele, ou deles, hoje é o Dia do Fusca.
Napoleão é o seu nome de batismo, foi um dos primeiros Fuscas da minha cidade e o primeiro carro " zero ", tirado da concessionária pelo meu saudoso pai, ou melhor, pelo irmão dele, o também saudoso meu tio " Turco " que, entre um que tinha 4 quilômetros preferiu o Napoleão, que tinha 2 quilômetros apenas. Contava meu pai que o outro " azulão " ( o que na ocasião tinha 4 quilômetros ) foi vendido para um amigo dele, um farmacêutico da época, mas que devido ao fato de ser uma carro compartilhado com funcionários se acabou em menos de 2 anos, se não me falha a memória, tombado.
O nome Napoleão veio mesmo da família, de certo também pelos anos terem se passado e ele ter continuado lá, velho, porém impondo respeito, nome forte esse, Napoleão.
Napoleão não viveu em tempos de asfaltos e essa modernidade toda não, tanto é que meu pai, junto com dois amigos, os melhores que ele mesmo considerava ( Imar e Nadir ), fizeram com o Napoleão ainda jovem e por dezenas ou centenas de vezes o trecho Caçador / Itajaí onde ambos cursavam faculdade de Direito, ainda em " estradas de chão ", eram horas " na boleia " enfrentando as variações do tempo ( com os vidros fechados para não entrar poeira ) até chegarem em seu destino e logo em seguida a volta, meu pai garantia:
" Nunca nos " deixou na mão ", nem sequer furou um só pneu ".
E olha que antes disso meu pai cursou Letras em Palmas no Paraná também por 5 anos, e só conseguiu seu primeiro intento, bem como o segundo, graças a ele, ao Napoleão.
Outros carros passaram pela nossa garagem, dezenas deles que conforme chegavam em seu " prazo de validade " eram substituídos por outro e assim consecutivamente, mas o Napoleão não, este parecia mesmo não ter " prazo de validade ", de certo e nem por acaso é conhecido e mundialmente como " batalhão rodoviário ".
Alguns anos se passaram e quem começou a fazer uso da nossa relíquia foi a minha também saudosa mãe, e é claro que ela sabia que todo cuidado com o Fusca era pouco, afinal, não era para um e nem para dois que meu pai falava quando era " propostiado " em relação ao Fusca:
" Veja bem, eu vendo a Lourdes e o Javel, mas o Fusca não, para esse não tem negócio.".
E olha que não faltaram boas propostas, só uma delas para exemplo: O valor equivalente ao de um Fiat Uno na época do seu lançamento, parece que esta proposta veio do Carlão, não lembro bem.
Os anos continuaram passando e devido a um acidente comigo e com meu carro, por obrigação, sim, por obrigação ( eu ainda jovem morria de vergonha de andar de Fusca ), mas, para não ter que andar a pé fiz uso dele por aproximadamente dois anos, claro que com toda a cautela que meu pai me " pregava " antes de cada saída. Mas, como ninguém dirige igual a ninguém e certamente meu pai dirigia muito melhor que eu, várias vezes em " visita à namorada " eu era obrigado a acordar o mecânico da " rua Curi... bah, esqueci o nome da rua..." ( ainda bem que tinha um mecânico por lá ) ás 3 ou 4 horas da manhã para " fazer pegar " o Fusca que havia decidido, e muitas vezes devido ao frio das madrugadas de Inverno a " não pegar ". Agora, verdade seja dita, a pé mesmo ele nunca me deixou.
Veio o período em que a mobilidade aliada á correria do dia a dia exigia um pouco mais de " velocidade ", e foi neste período em que o Napoleão ficou estacionado por longos 15 anos, em garagem coberta junto com mas 3 carros e uma moto, nos primeiros meses recebia uma " limpadinha " da minha mãe, as vezes do meu pai, mas ali, no " lugar nobre " da garagem ele repousou por largos anos, digamos assim, ele " parou de respirar ".
Meu pai nessa época usava a seguinte frase quando alguém via o Fusca na garagem e desferia alguma pergunta: " Meu Fusca tem 3 velocidades, devagar, mais devagar e parado. Geralmente ele está em terceira...".
Mesmo lá parado e escondido, Napoleão ainda " balançava corações ", e um desses corações foi o da minha esposa que dizia assim: " Esse Fusca é muito lindo e ainda vai ser meu ", e foi a um " pensamento alto " desses que meu pai ouviu e disse: " Assim que você terminar a sua faculdade de Direito, que era para ser do Javel ( que desperdiçou 3 oportunidades, sim, me arrependo...), eu vou dar o Fusca para você.".
Mais uma vez o tempo, ele passou, levou embora a minha mãe e em curtíssimo prazo de tempo levou embora também o meu pai, mas ele, o Napoleão, permaneceu lá e desta vez coberto das poeiras do tempo e para mim de saudades, recordações, lembranças e de uma dúvida: Teria eu, sido " projetado " lá dentro, nos bancos traseiros daquele Fusca? Pois é, é uma dúvida que nunca vou dirimir, mas que também pouco interessa, aliás, só a coloquei aqui para dar um pouco mais de ênfase ao texto.
( destreinado, em frente... )
E a Diane ( minha esposa ) concluiu seu curso, e mais uma vez " tentei " proceder da mesma forma que meu pai faria se ainda estivesse aqui, como tenho feito com tudo dele(s) que ficou sob a minha guarda ou responsabilidade ( esta tribuna no Facebook inclusive... ). Ela, a Diane só não ganhou o Fusca ainda, para que eu cumpra mais essa promessa do meu pai, pois ela ainda não conseguiu " driblar as pegadinhas do exame malandro da ordem ", e, enquanto isso, ele ficará sob a minha guarida.
Olha, não faltaram amigos para me incentivar a " trazer de volta á vida " e novamente o " aposentado Napoleão ", não foi fácil para eles, aqui exemplificados pelos amigos Juliano, Esmael e Anderson. Sabe, eu via o Fusca lá " morto " e não tinha coragem e nem " verba " para trazê-lo de volta á vida, parecia que eu não ia dar a volta por cima, que teria muita coisa a fazer, e foi em um esforço de 2 ( longos ) anos sem férias que consegui tomar mais esta iniciativa, sem pressa, afinal não sou mais aquele " jovem afobado " de outrora que queria " tudo para ontem " até porque antes quem " bancava " era o meu pai e queira ou não, agora sou eu que já tenho quase a idade do Napoleão.
Fiz, gastei, e detalhe, gastei muito menos do que eu tinha programado para gastar e muito menos que certos " aproveitadores " ( é o que mais tem por aqui ) diziam que eu gastaria.
Estava tudo muito mais fácil do que eu imaginava, em Seis meses de oficina ( mais dando a vez a outros carros e esperando a vinda das peças do que sendo trabalhado... ), fizemos o motor 1200 cujas peças são consideradas " moscas brancas ", logo, difíceis de conseguir, e para minha surpresa, um jogo de 5 pneus, uma lavação daquelas que só o meu amigo Pepp's e sua esposa sabem fazer e um polimento lá no Seu Valeri. Pronto, ali estava novamente toda a imponência do grande imperador de volta ás ruas.
Há quem diga ou pense que um Fusca é apenas um Fusca, e na bem da verdade eu nunca fui um exímio " fusqueiro ", prefiro ainda carros mais esportivos, como o meu por exemplo, mesmo com poucos cabelos na cabeça já...
Mas, a verdade é que um Fusca é um Fusca, só o Fusca e aqui exemplificado pelo meu Fusca é capaz de fazer coisas, só o meu Fusca é capaz de andar por qualquer tipo de estrada, seja ela de calçamento ou de " chão batido sem sequer ter um " grilinho " que te incomode os ouvidos, só o Fusca é capaz de fazer uma " procissão parar " para admirá-lo e consequentemente sentirem o " cheiro da gasolina ", só o Fusca se conserta de improviso com uma chave de fenda e uma meia de seda ( daquelas que as mulheres usam ), só um Fusca a 60 quilômetros por hora vai fazer você lá dentro tomar vento com os vidros fechados e ainda ouvir o " assoviozinho " do vento entrando pelo " quebra vento " mesmo este também esteja fechado, só um Fusca tem 3 " puta merdas ".
E mais, só o meu Fusca, o Napoleão, hoje denominado Mark em virtude de ter sobrevivido para a era do Facebook tem 99% de originalidade, tudo nele é original exceto os pneus, aliás, pretendo entregá-lo à minha esposa já com a " placa preta ", nem que isso demore ainda um pouquinho...
O segredo disso tudo eu posso contar, começou lá com o meu pai, o segredo é bem simples mesmo, chama-se: CUIDADO, nada mais que isso, nosso Fusca ( bem como todos os carros do meu pai ) nunca ficaram expostos ao tempo, ao sol durante o dia ou ao sereno durante a noite, cansei de fazer quilômetros a pé na rua do nosso trabalho para mudar o Fusca de uma árvore a outra para que ele não tomasse sol, caso contrario e segundo meu sábio pai toda a forração estaria comprometida, assim como muitos carros novos por aí que eu vejo diariamente sob esse sol violento de Verão durante todo o dia, carros estes, sejam eles quais forem que eu não queria nem de graça ( puxei meu pai ), entre outros pequenos cuidados como, nunca lavar o motor com água e sim mantê-lo limpo com estopa, nunca baixar o vidro até o extremo, nunca bater as portas, nunca fumar ou comer dentro do carro seja lá o que for ( pelo menos não o que use a boca... ), nunca usar luzes ou setas sem necessidade, enfim, nunca " forçar " o carro, apenas deixá-lo te conduzir de acordo com as possibilidades dele, ter paciência com ele, dentre outras dezenas de cuidados que deveriam ser tomados mas que nem todos conhecem, até porque ninguém teve o privilégio de ter o pai que eu tive, tão único quanto a minha ou a sua impressão digital, e tão sábio e caprichoso quanto só ele próprio, desconheço um igual, tanto um pai quanto um Fusca...
No mais, é um prazer indescritível dirigir um Fusca como o Napoleão, ou melhor, como o Mark, que é apenas um pedacinho da minha " herança " e que carrega dentro de sua " mala " toda a minha história, a história dos meus pais, a história da minha família ( que aos poucos eu vou desvendando ) e de todos que hoje o vêm na rua e correm ao encontro dizendo assim:
" Esse é o Fusca do Jurandir, nossa, tive a impressão de ter visto ele chegando agora nesse Fusca como a alguns anos atrás...".
Enfim, em cada estacionada uma " rodinha ", em cada " rodinha " dezenas de perguntas e questionamentos.
Uma pena mesmo eu não ter um pouco mais de tempo ( devido á correria do dia a dia ) para desfrutar um pouco mais ou melhor de tudo isso...!
Falar sobre Fusca é arriscar escrever um livro, vou para por aqui. Ah, dedico este texto primeiramente ao " autor da novela ", o meu pai que está no céu lendo ou me ditando cada linha que escrevi ( minha tribuna só existe por você meu pai... ), dedico também a quem me apoiou na ideia de fazer o " velho Napoleão " se transformar no " Moderníssimo Mark " e voltar ás ruas. E não poderia deixar de dedicar a todos os " apaixonados por Fuscas ", ou, como conhecemos por aqui " os fusqueiros ", enfim, a estes deixo meu texto feito com carinho e os reverencio hoje pela passagem do DIA DO FUSCA...!
p.s. No meu caso em específico, partimos rumo aos 75 anos agora, não posso garantir que seja eu o piloto, mas caso não seja, minha filha há de ser...
" O coração é como motor de Fusca, um dia vai dar defeito, mas mesmo assim o dono não troca.".
____________________________________________________
-> VOCÊ LEMBRA DA " FEIRA DA MALHA " ? CASO NÃO, EU POSSO " TENTAR " LEMBRAR...!
( ponto de vista ),
Vocês estão lembrados que tinha aqui em nossa cidade, num certo ginásio, uma feira, se não me falha a memória era chamada de " Feira da Malha ", pois é, tal feira trazia roupas e outras diversas mercadorias para nossa cidade a um preço coerente e acessível, mas durou pouco, foram 2 ou 3 vindas para cá e quando pensaram em expandir para os demais ginásios da cidade ( bairros ) para atender as pessoas " menos favorecidas " , um certo órgão ( não lembro qual...) conseguiu tirá-la daqui, fizeram " bater o pé daqui ", e, assustados com tamanha ganância, nunca mais voltaram.
Na época alguns " comerciantes " daqui tiveram " faniquitos ", ficaram loucos, dizendo e reclamando que a mercadoria deles " empacaria " na loja. Para a população local era um bom negócio, até porque quando há concorrência a tendencia é diminuir os preços.
E quem ganhava com isso? Imagino que todos, pois com os preços mais baixos, eventualmente o dinheiro e as mercadorias vão circular mais e mais rápido, e assim a cidade cresce e se desenvolve.
Tudo, absolutamente tudo nesta " feira " era vendido pela metade do preço aplicado aqui na época, artigos de altíssima qualidade mesmo, entre centenas de diversos, malhas oriundas de Brusque, Rio do Sul e cia ltda...!
Pois bem, devido ao sucesso que era, colocaram " zóio ", meu pai na época fez um artigo a respeito ( artigo este que ainda não consegui encontrar mas não parei de procurar ), bem como " gritou aos 4 ventos " em uma sessão de júri, a ira dele era tanta em ver a população sendo injustiçado que processos voaram naquela tribuna e por todos os lados, do seu nariz jorrava sangue na ocasião em que na mesma tribuna, aproveitando a oportunidade que lá lhe era conferida, ele sugeriu o seguinte:
" Que os comerciantes insatisfeitos com a dita feira, ao invés de colocá-los para correr daqui, que estes fossem até a dita feira e " arrematassem " tudo e a um bom preço e colocassem as mercadorias para vender em suas lojas ao preço que bem entendessem, assim como na época " era " praticado por aqui.".
Bem, nem vou dizer que á partir daquele dia em diante ele foi odiado ( por dentro ) por muitos ( e amado por outros ) quem sabe até pelo fato da tribuna estar lotada naquele dia, sim, ele tinha bom público na tribuna e excelentes resultados... ah, o resultado do júri naquele dia não foi tão satisfatório quanto o de costume, mas claro que nem cogitamos a hipótese de isso se dever á magoa de algum " deles " presente entre os jurados, imagina!
Como terminou o júri? Com a mesma frase afirmativa e característica dele:
" O Brasil é o campeão mundial da injustiça, aqui só existe justiça para os " 3 p's " ( pobres, pretos e putas ).
Ao que alguém e não me lembro quem, desrespeitando o " aparte " sugeriu:
" Porque o doutor não vai embora para a Argentina? "
Ao que ele contestou:
" Penso que seria muito feliz se morasse lá, afinal lá, se existe lei, esta é igual para todos, mas vou continuar mesmo por aqui, tem muita injustiça para combater por aqui ainda e pouca gente com coragem, nesta cidade onde o rico tem inveja do pobre.".
Aff, ( saudade ), de volta ao raciocínio...
Pensem em uma loja de grande porte aqui, sem dúvidas que vai atrair pessoas de outras cidades, de cidades vizinhas e se duvidar de grande parte da região, pessoas estas querendo comprar e investindo seu dinheiro aqui em nossa cidade, e tenho quase certeza que ninguém iria deixar de comprar " naquela loja que sempre comprou " só porque temos agora uma grande loja na cidade, afinal, quem faz o cliente é o comerciante, só depende dele para que o cliente volte, tendo aqui uma ( ou dez ) loja de grande porte, ou não. Se uma delas aqui é um progresso para a nossa cidade, imaginem só dez... utopia ( ainda )...!
Para que nossa cidade consiga e a cada vez mais se tornar uma cidade desenvolvida precisamos encarar de frente as mudanças e não olhar apenas " em volta do próprio umbigo ", parar de pensar tão somente nos lucros próprios. Será mesmo que alguns comerciantes não conseguem ver algo bom nisso? Ou não querem ver?
Precisamos ter consciência e ampliar a nossa cidade, uma loja de grande porte tipo essa que pensa em se instalar aqui pode trazer consigo soluções, dentre elas um exemplo, a baixa dos " preços absurdos " aqui praticados, sim, a concorrência também trás benefícios...
Se nesta feira acima citada, os comerciantes pagavam regiamente os impostos ( e pagavam ) para revender os produtos, e ainda viam a possibilidade de lucrar em cima vendendo com 50% do valor, me pergunto, e permita-me perguntar em voz alta: QUANTO SE GANHA AQUI NAS LOJAS???
É, e ainda o pessoal daqui tentando impedir a instalação de uma loja de grande porte, é hora de rever conceitos minha gente, tipo assim, o que será melhor para a população como um todo?
Estamos perdendo em desenvolvimento até para Videira, e não estou desfazendo de Videira não, ela está anos luz á nossa frente, bem como toda cidade de Rio das Antas " pra lá ", e mais, não adianta vir nos comentários e me mandar embora para Videira, se meu pai não foi para a Argentina, não há de ser eu que vou para Videira, pelo menos não por vontade sua ( vontade minha não falta ).
Pelo amor de Deus, acendam-se as consciências pela melhor escolha para que nossa cidade, e que a terra que amamos tanto ( eu amo ) possa de uma vez por todas " alçar voo ", ou pelo menos tentar.
Será que é só aqui acontece estas coisas, ou será que foi assim em outros séculos em outras cidades também?
Uma vergonha para a cidade é saber que há quem esteja visando apenas o lucro. Uma pena que ainda existam pessoas pensem assim...!
" O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”. - MAHATMA GANDHI.
_____________________________________________________
-> OBSERVANDO,
Não confunda área de trabalho com área de serviço.
_____________________________________________________
-> OBSERVANDO 1,
" Não basta ser diferente, tem que fazer a diferença.".
_____________________________________________________
-> OBSERVANDO 2,
" Laudo técnico sobre acidente aéreo que tirou a vida do candidato a presidência Eduardo Campos comprova que o piloto desviou a rota pré estabelecida.". - Jornal do SBT.
Meu comentário: Absolvida presidente, mas por mim só desta vez...!
_____________________________________________________
-> OBSERVANDO 3,
Conclusão do dia:
O povo, em sua maioria ( posso provar ) não que saber da Havan, nem da dragagem dos rios, nem dos reperfilamentos asfálticos, nem das operações " tapa buraco ", nem das recentes aquisições de máquinas, nem da renovação da frota de veículos públicos, nem da nova entrada da cidade, nem da saúde que vai indo bem ( obrigado ) e mais uma centena de coisas importantes, destas que se quisermos tomar conhecimento sobre o andamento temos mesmo é que ir verificar in loco.
O povo quer saber mesmo ( e tá " quase " em peso de olho ) é na " prótese de borracha em forma de pênis " da infeliz e bem humorada garota de hoje. Lamentável.
Voltarei ao assunto.
_____________________________________________________
-> OBSERVANDO 4,
Então a jovem que deu no azar de ser " flagrada " fazendo uma brincadeira com uma " prótese " pelo " fotógrafo misterioso " já virou manchete em veículos de comunicação?
Hum, dessa vez até vou ficar de olho, afinal, bem logo deve aparecer e irado(a) o(a) dono(a) do " brinquedinho "...!
____________________________________________________
-> OBSERVANDO 5,
Sentindo na pele,
Sabe quando você não sabe o que é pior, se é o calor, se é o trânsito, se é o calor no trânsito ou se é o trânsito no calor?
p.s. Não estou reclamando, pelo menos não do calor...!
____________________________________________________
-> OBSERVANDO 6,
" Laudo aponta como causa morte do irmão do Mc Gui overdose de cocaína.". - Fantástico.
Meu comentário: Em tempo, já estava pensando que era verídica aquela história do " Red Bull te dá asas "...!
____________________________________________________
-> OBSERVANDO 7,
Passou por aqui...
" Gente to aqui em Itabuna, com o privilégio de ver a presidente Dilma que veio ver a mulher que teve duas filhas gêmeas e botou o nome delas DILMA e BRASIL.
Quando ela chegou a mãe estava amamentando DILMA, ela perguntou cadê BRASIL?, a mãe lhe respondeu: É melhor deixar dormindo, se BRASIL acordar DILMA para de mamar.".
... e eu, avalizei!
___________________________________________________
-> OBSERVANDO 8,
Enquanto isso no WhatsApp (4999853035):
Um cara estava deitado na cama com uma mulher que acabara de conhecer num baile . Depois de fazerem aquele sexo gostoso, ela ficou acariciando os " ovos " dele. Ele estava gostando bastante, mas, por curiosidade perguntou:
- Porque você gosta tanto de acariciar meus testículos?
E com sua voz macia, ela responde:
- Saudade dos meus...
Moral da história: Cuidado nesse carnaval...!!!
___________________________________________________
-> OBSERVANDO 9,
Nós só vamos perceber nossa cidade crescendo á partir do momento em que ela se expandir ( para os lados ) ao invés de " se empilhar " sempre e tudo no mesmo lugar.
___________________________________________________
-> CONTEÚDO DE INTERNET:
AS " PÉROLAS " DO ENEM.
( conteúdo de internet ),
" O Brasil não teve mulheres presidentes mas várias primeiras-damas foram do sexo feminino ".
( Ou seja: alguns ex-presidentes casaram-se com travestis. )
" Vasilhas de luz refratória podem ser levadas ao forno de microondas sem queimar ".
( Alguém poderia traduzir?! )
" O bem star dos abtantes da nossa cidade muito endepende do governo federal capixaba ".
( Vende-se máquina de escrever faltando algumas letras .)
" Animais vegetarianos comem animais não-vegetarianos ".
( Esse aí deve comer capim. )
" Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana ".
( " Sarneamento ” deve ser o conjunto de medidas adotadas por Sarney no Maranhão. Quer dizer, eu “ axo ”, mas não me “ pré-ocupo ” muito. )
" Fidel Castro liderou a revolução industrial de 1917, que criou o comunismo na Russia ".
( Não, besta, foi o avô dele. )
" O Convento da Penha foi construído no céculo 16 mas só no céculo 17 foi levado definitivamente para o alto do morro ".
( Demorou o " céculo " inteiro pra fazer a mudança. )
" A História se divide em 4: Antiga, Média, Momentânea e Futura, a mais estudada hoje ".
( Esqueceu a História em Quadrinhos .)
" Os índios sacrificavam os filhos que nasciam mortos matando todos assim que nasciam ".
( Mas e se os índios não matassem os mortos??? )
" Bigamia era uma espécie de carroça dos gladiadores, puchada por dois cavalos ".
( Ou era uma "biga" macho que tinha duas "bigas" fêmeas, puxada por um burro?! )
" No começo Vila Velha era muito atrazada mas com o tempo foi se sifilizando ".
( Deve ter sido no tempo em que lá chegaram as primeiras prostitutas. )
" Os pagãos não gostavam quando Deus pregava suas dotrinas e tiveram a idéia de eliminá-lo da face do céu ".
( Como será que eles pretendiam fazer isso?! )
" A capital da Argentina é Buenos Dias ".
( De dia. À noite chama-se Buenas Noches. )
" A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão ".
( E a "prinssipal" função do autor deveria ser a mesma. E ainda vivo... )
" As aves tem na boca um dente chamado bico ".
( Cruz credo. )
" A Previdência Social assegura o direito a enfermidade coletiva ".
( hehe. Esse é espirituoso... )
" Respiração anaeróbica é a respiração sem ar, que não deve passar de 3 minutos ".
( Senão a anta morre. )
“ Ateísmo é uma religião anônima praticada escondido. Na época de Nero, os romanos ateus reuniam-se para rezar nas catatumbas cristãs ".
( E alguns ainda vivem nas " catatumbas ". )
" Os egipícios dezenvolveram a arte das múmias para os mortos poderem viver mais ".
( Precisa " dezenvolver " o cérebro. Será que egipício é para rimar com estrupício? )
" O nervo ótico transmite idéias luminosas para o cérebro ".
( Esse aí não deve ter o tal nervo, ou seu cérebro não seria tão obscuro. )
" A Geografia Humana estuda o homem em que vivemos ".
( I will survive. )
" O nordeste é pouco aguado pela chuva das inundações frequentes ".
( Verdade: de São Paulo até o Nordeste, falta construir aquadutos para levar as inundações. )
" Os Estados Unidos tem mais de 100.000 Km de estradas de ferro asfaltadas ".
( Juro que eu não li isso. )
" As estrelas servem para esclarecer a noite e não existem estrelas de dia porque o calor do sol queimaria elas ".
( Hum... Desconfio que vai ser poeta! )
" Republica do Minicana e Aiti são países da ilha América Central ".
( Procura-se urgente um Atlas Geográfico que venha com um Aurélio junto. )
" As autoridades estão preocupadas com a ploleferação da pornofonografia na Internet ".
( Deve estar falando do CD dos Raimundos. )
" A ciência progrediu tanto que inventou ciclones como a ovelha Dolly ".
( Teve a ovelha Katrina, também. Só que ela era meio violenta... )
" O Papa veio instalar o Vaticano em Vitória mas a Marinha não deixou para construir a Capitania dos Portos no mesmo lugar ".
( Foi quando ele veio no papamóvel, lembra? )
" Hormônios são células sexuais dos homens masculinos ".
( Isso. E nos homens femininos, essas células chamam-se frescurormônios. )
"Os primeiros emegrantes no ES construiram suas casas de talba ".
( Enquanto praticavam “ Tiro ao Álvaro ”. )
" Onde nasce o sol é o nacente, onde desce é o decente ".
( Indecente: o sol não nasceu pra todos. )
Agora, reparem só no perigo: " Essa gente vota "...!!!
__________________________________________________
-> ALGUNS ASSUNTOS QUE ABORDAMOS NA ÚLTIMA SEMANA:
( conteúdo disponível somente para assinantes ).
- VOCÊ LEMBRA DA " FEIRA DA MALHA " ? CASO NÃO, EU POSSO " TENTAR " LEMBRAR...!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10203330815206550&set=a.1496817775833.2065094.1095769865&type=3&theater
__________________________________________________
-> ACOMPANHE NOSSA PAUTA. ( VOCÊ ESCOLHE O ASSUNTO ).
- BLA, BLA, BLA, BLA, BLA, ( MINHA TRIBUNA SEMANAL / UM OLHAR SOMENTE MEU ). ( próxima edição 10/02 ).
- SOBRE O BIG BROTHER BRASIL.
- AUMENTA O NÚMERO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO EM NOSSA CIDADE, " CULPA " DE QUEM?
- CRITICA A CERTOS " CONTEÚDOS " DESTA REDE.
- UMA CIDADE " EMPILHADA " E QUE " CRESCE PARA DENTRO ".
- REFRIGERANTES, O QUE É MITO E O QUE É REALIDADE.
- BRONZEAMENTO NATURAL E ARTIFICIAL E O CÂNCER.
- A CASA ESPÍRITA E A IGREJA.
- A " FILOSOFIA " DO MUNDO.
- COMO PROVAR ( NA INTERNET ) A SUA EXISTÊNCIA.
- DESVENDANDO UM OLHAR.
- FRUTOS DO MAR E SEUS NUTRIENTES.
- SOBRE O QUE EU POSTO.
- O CARNAVAL NA MINHA CIDADE, ONTEM E HOJE.
- OS SINTOMAS DA " FALTA DE SEXO ".
- ENQUANTO ISSO NO CONGRESSO NACIONAL.
- A SOCIEDADE ( na visão espírita ).
- CAVERNA DO DIABO, UM DOS LUGARES MAIS INTERESSANTES QUE JÁ CONHECI.
- COMO MANTER A CONSCIÊNCIA TRANQUILA? A GENTE EXPLICA PARA VOCÊ...!
- PESSOAS QUE MORREM AFOGADAS ( na visão espírita ).
- ESPORTES RADICAIS.
- TRIBUNA DO JAVEL®., QUEM SOMOS.
- A MODA DO NU NAS RUAS.
- AS MELHORES NOVELAS QUE EU ASSISTI.
- A VIDA E MORTE DE RAUL SEIXAS.
- QUEM FOI ULYSSES GUIMARÃES?
- PORQUE AS PESSOAS ESTÃO CARENTES?
- IDÉIAS DIVERGENTES.
- COMO MESMO QUE MORREU O CRISTO?
- AGRICULTURA FAMILIAR, TURISMO RURAL E PRODUTOS COLONIAIS.
- PRONTO, ELEITO(A)! E AGORA A SAÚDE???
- PASTOR CLÁUDIO DUARTE, A REVELAÇÃO DE 2014.
- AS PESSOAS QUEREM SER O QUE NÃO SÃO.
- PESSOAS QUE NÃO TÊM OU NÃO SENTEM EMOÇÕES.
- PESSOAS IMPERFEITAS.
- DESAFIOS.
- LINHA CAIXA D'ÁGUA, UM EXCELENTE PASSEIO.
- O CAPRICHO É EVIDENTE NA LINHA CASTELLI.
- MORRO DAS ANTENAS, O FUTURO " MIRANTE " DE CAÇADOR?
- AS PAISAGENS DA LINHA SÃO PEDRO.
- LINHA TURMA 60, SENSACIONAL.
- LINHA SEMINÁRIO SÓ PODE ESCONDER UM SEGREDO.
- PREÇO E QUALIDADE DOS CARROS, " LÁ " E " AQUI ".
- A INFIDELIDADE NA VISÃO ESPÍRITA.
- PARA QUE SERVEM AS GUARDAS MUNICIPAIS?
- MEU CÉREBRO POR UMA GAROUPA.
- A TRISTEZA NA VISÃO ESPÍRITA.
- O QUE EU LEMBRO DA ENCHENTE DE 1983.
- AS PESSOAS QUEREM TE VER BEM. MAS NUNCA MELHOR QUE ELAS...
- O POVO CONTRA O POVO, AGORA TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS.
- SE NÃO PUDER AJUDAR, ATRAPALHE. O IMPORTANTE É PARTICIPAR!
- SÍLVIO SANTOS, LITERALMENTE O " REI MIDAS " DA TEVÊ BRASILEIRA.
- O LEGADO DOS " NÓBREGA ".
____________________________________________________
-> MÚSICA DA SEMANA:
____________________________________________________
-> CITAÇÃO:
É preciso ter sorte pra não depender do mais forte.
É preciso ser forte pra não depender só da sorte.
- Tico Santa Cruz.
___________________________________________________
-> SIGA-ME: ( contato )
- Twitter: @javel_38
- YouTube: EuriquesJ
- Skype/MSN: jhywell@hotmail.com
- Instagram: JavelRE
- WhatsApp: 49 99853035
Observação: Toda crítica será bem vinda e logo, envelopada, selada, carimbada e encaminhada de volta para o seu endereço juntamente com os " boletos " deste editor. Quanto ás sugestões terei o cuidado de ver uma a uma...!
___________________________________________________
-> IMPORTANTE:
-> A Tribuna do Javel®. dispensa qualquer tipo de manifestação, exceto para réplica ou direito de resposta a quem achar conveniente ou
necessário.
-> Nossos conteúdos não têm cunho pessoal e tampouco são direcionados.
-> Caso fique constatado COMPARTILHAMENTO da Tribuna do Javel®. seu perfil será EXCLUÍDO imediatamente de nossa rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário