sábado, 21 de janeiro de 2017

VOCÊ LEMBRA DA " FEIRA DA MALHA " ? CASO NÃO, EU POSSO " TENTAR " LEMBRAR...!

VOCÊ LEMBRA DA " FEIRA DA MALHA " ? CASO NÃO, EU POSSO " TENTAR " LEMBRAR...!

( ponto de vista ),
Vocês estão lembrados que tinha aqui em nossa cidade, num certo ginásio, uma feira, se não me falha a memória era chamada de " Feira da Malha ", pois é, tal feira trazia roupas e outras diversas mercadorias para nossa cidade a um preço coerente e acessível, mas durou pouco, foram 2 ou 3 vindas para cá e quando pensaram em expandir para os demais ginásios da cidade ( bairros ) para atender as pessoas " menos favorecidas " , um certo órgão ( não lembro qual...) conseguiu tirá-la daqui, fizeram " bater o pé daqui ", e, assustados com tamanha ganância, nunca mais voltaram.
Na época alguns " comerciantes " daqui tiveram " faniquitos ", ficaram loucos, dizendo e reclamando que a mercadoria deles " empacaria " na loja. Para a população local era um bom negócio, até porque quando há concorrência a tendencia é diminuir os preços.
E quem ganhava com isso? Imagino que todos, pois com os preços mais baixos, eventualmente o dinheiro e as mercadorias vão circular mais e mais rápido, e assim a cidade cresce e se desenvolve.
Tudo, absolutamente tudo nesta " feira " era vendido pela metade do preço aplicado aqui na época, artigos de altíssima qualidade mesmo, entre centenas de diversos, malhas oriundas de Brusque, Rio do Sul e cia ltda...!
Pois bem, devido ao sucesso que era, colocaram " zóio ", meu pai na época fez um artigo a respeito ( artigo este que ainda não consegui encontrar mas não parei de procurar ), bem como " gritou aos 4 ventos " em uma sessão de júri, a ira dele era tanta em ver a população sendo injustiçado que processos voaram naquela tribuna e por todos os lados, do seu nariz jorrava sangue na ocasião em que na mesma tribuna, aproveitando a oportunidade que lá lhe era conferida, ele sugeriu o seguinte:
" Que os comerciantes insatisfeitos com a dita feira, ao invés de colocá-los para correr daqui, que estes fossem até a dita feira e " arrematassem " tudo e a um bom preço e colocassem as mercadorias para vender em suas lojas ao preço que bem entendessem, assim como na época " era " praticado por aqui.".
Bem, nem vou dizer que á partir daquele dia em diante ele foi odiado ( por dentro ) por muitos ( e amado por outros ) quem sabe até pelo fato da tribuna estar lotada naquele dia, sim, ele tinha bom público na tribuna e excelentes resultados... ah, o resultado do júri naquele dia não foi tão satisfatório quanto o de costume, mas claro que nem cogitamos a hipótese de isso se dever á magoa de algum " deles " presente entre os jurados, imagina!
Como terminou o júri? Com a mesma frase afirmativa e característica dele:
" O Brasil é o campeão mundial da injustiça, aqui só existe justiça para os " 3 p's " ( pobres, pretos e putas ).
Ao que alguém e não me lembro quem, desrespeitando o " aparte " sugeriu:
" Porque o doutor não vai embora para a Argentina? "
Ao que ele contestou:
" Penso que seria muito feliz se morasse lá, afinal lá, se existe lei, esta é igual para todos, mas vou continuar mesmo por aqui, tem muita injustiça para combater por aqui ainda e pouca gente com coragem, nesta cidade onde o rico tem inveja do pobre.".
Aff, ( saudade ), de volta ao raciocínio...
Pensem em uma loja de grande porte aqui, sem dúvidas que vai atrair pessoas de outras cidades, de cidades vizinhas e se duvidar de grande parte da região, pessoas estas querendo comprar e investindo seu dinheiro aqui em nossa cidade, e tenho quase certeza que ninguém iria deixar de comprar " naquela loja que sempre comprou " só porque temos agora uma grande loja na cidade, afinal, quem faz o cliente é o comerciante, só depende dele para que o cliente volte, tendo aqui uma ( ou dez ) loja de grande porte, ou não. Se uma delas aqui é um progresso para a nossa cidade, imaginem só dez... utopia ( ainda )...!
Para que nossa cidade consiga e a cada vez mais se tornar uma cidade desenvolvida precisamos encarar de frente as mudanças e não olhar apenas " em volta do próprio umbigo ", parar de pensar tão somente nos lucros próprios. Será mesmo que alguns comerciantes não conseguem ver algo bom nisso? Ou não querem ver?
Precisamos ter consciência e ampliar a nossa cidade, uma loja de grande porte tipo essa que pensa em se instalar aqui pode trazer consigo soluções, dentre elas um exemplo, a baixa dos " preços absurdos " aqui praticados, sim, a concorrência também trás benefícios...
Se nesta feira acima citada, os comerciantes pagavam regiamente os impostos ( e pagavam ) para revender os produtos, e ainda viam a possibilidade de lucrar em cima vendendo com 50% do valor, me pergunto, e permita-me perguntar em voz alta: QUANTO SE GANHA AQUI NAS LOJAS???
É, e ainda o pessoal daqui tentando impedir a instalação de uma loja de grande porte, é hora de rever conceitos minha gente, tipo assim, o que será melhor para a população como um todo?
Estamos perdendo em desenvolvimento até para Videira, e não estou desfazendo de Videira não, ela está anos luz á nossa frente, bem como toda cidade de Rio das Antas " pra lá ", e mais, não adianta vir nos comentários e me mandar embora para Videira, se meu pai não foi para a Argentina, não há de ser eu que vou para Videira, pelo menos não por vontade sua ( vontade minha não falta ).
Pelo amor de Deus, acendam-se as consciências pela melhor escolha para que nossa cidade, e que a terra que amamos tanto ( eu amo ) possa de uma vez por todas " alçar voo ", ou pelo menos tentar.
Será que é só aqui acontece estas coisas, ou será que foi assim em outros séculos em outras cidades também?
Uma vergonha para a cidade é saber que há quem esteja visando apenas o lucro. Uma pena que ainda existam pessoas pensem assim...!
" O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”. - MAHATMA GANDHI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário