segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O HINO QUE MUITOS NÃO CONHECEM.

O HINO QUE MUITOS NÃO CONHECEM.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
" Espera o Brasil que todos cumprai com o vosso dever. Eia avante, brasileiros, sempre avante! Gravai com buril nos pátrios anais do vosso poder. Eia avante, brasileiros, sempre avante! Servi o Brasil sem esmorecer, Com ânimo audaz cumpri o dever, Na guerra e na paz à sombra da lei, à brisa gentil. O lábaro erguei do belo Brasil. Eia sus, oh sus!.".
Por que esta letra não é cantada antes do verso iniciado pela frase " Ouviram do Ipiranga, às margens plácidas "?
Porque foi excluída na versão oficial do Hino Nacional Brasileiro, cuja letra foi composta pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada, em 1909, devido também e se duvidar principalmente pela dificuldade em cantá-la.
Não há consenso sobre quem escreveu esta parte introdutória, mas consta que teria sido o paulista Américo de Moura, presidente da província do Rio de Janeiro entre 1879 e 1880.
Mas, há outra coisa que você provavelmente não sabe. Em muitas escolas e colégios brasileiros ( principalmente em colégios militares ou até mesmo em colégios particulares ) a letra da introdução do nosso hino continua sendo cantada normalmente, por mais incrível que possa parecer...
No final da " letra oculta " do Hino, consta a expressão: " Eia sus, oh sus! ", que trata-se de uma interjeição latina que significa " de baixo para cima " e exorta à coragem, aos brios, e pode ser traduzida como sinônimo da expressão " em frente, avante ".
Ou seja, nada tem a ver com o SUS ( Sistema Único de Saúde ), considerado o melhor sistema do mundo para alguns e um baita sistema falido para outros ( a maioria imagino ), retratando exatamente o contrário da expressão usada na introdução oculta do nosso hino, que diga-se de passagem, com ou sem a introdução, ainda é o hino mais lindo do mundo, e neste ponto de vista podendo até ser comparado com " A Marselhesa ", o hino da França, que também é muito bonito.
Milhares, para não dizer milhões de pessoas cantam o hino errando a letra, agora, imaginem vocês se fossem para cantar o hino com a introdução acima seguida da letra abaixo. Pensem no " fiasco " que seria, se com a letra do hino falam palavras que nem existem, certamente estes fariam como a rezar o Pai Nosso, que tal qual o hino muitos nem sabem o que dizem, apenas tentam acompanhar falando o que lhes vem à cabeça...!
Letra do Hino Nacional Brasileiro:
I
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
II
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.
BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de Setembro de 1971, através da lei nº 5700.
Imagino que não esclarecemos muita coisa com nosso texto sobre o hino nacional, mas pelo menos tentamos, assunto difícil demais para minha cabeça, se duvidar até mais difícil que cantar o hino, que eu particularmente tenho decor comigo desde pequenininho e não erro, inclusive não consigo entender o porque tanta gente erra, gente famosa e considerada importante inclusive.
Enfim, que valha a intenção e que sirva para alguma coisa, na dúvida aproveite a letra e leia umas 3 ou 4 vezes, quem sabe você não se " embabaque " tudo na próxima vez que for cantá-lo.
Observação: Nem tentou né? Sei, agora fosse um " funkzinho " teria chamado e família para junto do computador e já estava decorado e com coreografia e tudo né...? Ah, só mais um detalhe: Os jogadores de futebol são os campeões em errar a letra do nosso " sagrado hino ", mas a gente entende, eles não são pagos para isso, além de que cultura não se pode comprar, geralmente vem do berço...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário