sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

DO RIO PARA O MAR, E DO MAR PARA O HOSPITAL....!

DO RIO PARA O MAR, E DO MAR PARA O HOSPITAL....!

( ponto de vista / assunto sugerido / 22-2016 ),
" O nível da poluição ambiental no planeta é igualada a burrice dos homens.". - Edy Gahr.
O ser dito humano, mais uma vez ele, está contaminando e poluindo o mar...
Segundo relatório feito no Rio Perequê que o FATMA publicou, dizendo que o resultado de uma mancha escura que apareceu no mar não estava em nada de alterado. Mas, depois de uma análise mais profunda da água, o resultado do relatório publicado foi que aumentou o número de coliformes fecais, de 2.274, no dia 13 de Janeiro, para 24.196 no dia 18, Segunda feira. Ou seja, são 10 vezes mais. Estes números indicam a quantidade de Escherichia coli em cada 100 ml de água do mar.
Sendo que, a Escherichia coli pode causar os sintomas de infecção por Escherichia coli Shiga Toxigênicas ( que produzem um ou mais tipos de toxina denominadas toxina Shiga 1 e 2 ), variam de pessoa para pessoa, mas frequentemente incluem cólicas estomacais severas, diarreia ( frequentemente com sangue ), e vômito. Se houver febre, ela geralmente não é muito alta, menos de 38,5˚C. A maioria das pessoas fica melhor dentro de 5 a 7 dias. Algumas infecções são moderadas, porém outras são graves e até ameaçam a vida.
Complicações de infecções por ' Escherichia coli ':
Em torno de 5 a 10% das pessoas com infecção por Escherichia coli Shiga Toxigênicas desenvolvem uma complicação potencialmente fatal conhecida como síndrome hemolítico-urêmica. Sinais de que a pessoa está desenvolvendo síndrome hemolítico-urêmica incluem diminuição na freqüência da urinação, sensação de muito cansaço, e cor rosada nas bochechas e dentro das pálpebras inferiores. Pessoas com síndrome hemolítico-urêmica devem ser hospitalizadas porque os rins podem parar de funcionar ou desenvolver outros problemas sérios. A maioria das pessoas com síndrome hemolítico-urêmica se recupera dentre de algumas semanas, porém algumas pode sofrer danos permanentes ou até morrer.
As infecções por Escherichia coli Shiga Toxigênicas são geralmente diagnosticadas por teste laboratorial de fezes. Identificar a variedade específica de Escherichia coli é muito importante para propósitos de saúde pública.
A infecção por infecção por Escherichia coli Shiga Toxigênicas podem ser prevenidas das seguintes formas:
- Lavar as mãos cuidadosamente depois de usar o banheiro, trocar fraldas, e antes de preparar ou comer alimentos.
- Lavar as mãos depois de contato com animais em seu ambiente ( fazendas, zoológicos, feiras ).
- Evitar laticínios não pasteurizados.
- Evitar engolir água ao nadar em lagos, represas e piscinas.
Agora, imaginem vocês a proporção com que estão poluindo as águas do mar com esgotos, e bem logo, nós nem vamos poder mais entrar nas praias, pois tornou-se até perigoso, podendo nós contrairmos e a qualquer momento uma doença de pele, ou ainda, uma intoxicação muito mais grave.
Mais uma vez vemos que o ser humano não está nem aí, polui sem dó nem piedade algo de que ele mesmo se beneficia, quando que, quem está deixando que os esgotos vão para o mar ( pessoas, empresas ou órgãos " competentes " ), mereciam, ou deveriam, receber uma multa daquelas bem salgadas, seguida de medidas corretivas e punitivas, ou seja, providências urgentes!
Infelizmente, e " tirei a prova real " disso esse ano ainda em Balneário Camboriú, já, e a há anos já, se faz necessário ter muita CORAGEM para entrar em praias, nas de Santa Catarina principalmente, que apesar de belíssimas estão cada vez mais poluídas e com diversos pontos ( para não arriscar todos... ) impróprios para banho.
E a principal razão ainda é o esgoto e os ditos coliformes fecais, estes que estão a cada dia mais e mais causando " viroses " e doenças de toda sorte, que vêm se multiplicando, e prova disso são as farmácias e hospitais lotados das cidades litorâneas, principalmente em épocas de temporada.
O que queremos? Praias limpas e próprias para banho! Mas, para isso precisamos que o poder público se sensibilize e se mobilize, bem como a própria população, para ao menos tentarmos conter estes tipos de problemas que vêm acabando com a água do mar e com nossa tranquilidade nas praias, bem como a flora e a fauna contida nelas, precisamos dar um basta nisso tudo que vem resultando em desequilíbrios ambientais graves, e em consequências, muitas delas irreversíveis.
Portanto, enquanto ainda é tempo ( se é que ainda é tempo... ) temos que nos mobilizar ( e todos... ), controlar e impedir certas atitudes que vêm acabando com as nossa praias e consequentemente com a nossa vida, e porque não dizer com a vida do planeta e como um todo.
PROVIDÊNCIAS precisam ser tomadas URGENTEMENTE, pois se não for feito nada, dentro em breve não poderemos ( já não podemos há décadas já... ) mais usufruir de um bom banho de mar e das belezas de nossas praias, ah, de Santa Catarina inclusive e principalmente...!
" NO MUNDO EM QUE VIVEMOS, A POLUIÇÃO ESTÁ PRESENTE NÃO SÓ NO MEIO AMBIENTE, MAS TAMBÉM NOS CORAÇÕES DE SEUS HABITANTES.". - Gabriel Soares Campanário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário