terça-feira, 8 de maio de 2018

A POLUIÇÃO NAS BEIRAS DE RIO,

A POLUIÇÃO NAS BEIRAS DE RIO,

Na verdade todos nós somos responsáveis pela limpeza e conservação dos rios e das beiras dos rios.
Não adianta fazer mutirões só no dia do meio ambiente, para dizer que é o " salvador do planeta ", enquanto no dia a dia vemos pessoas jogando lixo, dentre eles móveis, entulhos e demais poluentes nos rios.
A conscientização é nosso dever e a obrigação de não jogar lixo em lugar inadequado, muito menos em rios, nem que seja um papel de bala, muda e muito, é importante para não vermos o que está estampado hoje em dia nos rios e só falamos e defendemos da " boca pra fora ", e na hora de agir, deixamos muito a desejar...
As prefeituras e seus órgão competentes deveriam cuidar também da limpeza da beira dos rios, pois é dever dela também manter limpo a beira dos rios.
A situação é crítica e o que nos resta fazer é a nossa parte, pois apesar de parecer pouco, se torna muito se for cumulativo, os problemas estão se agravando dia a dia e, nem prefeitos, nem órgãos competentes, nem população estão conseguindo solucionar.
É um verdadeiro abandono e descaso com a natureza e consequentemente com nós mesmos, a prefeitura deveria oferecer, administrar e controlar esses serviços de limpeza, pois pagamos nossos impostos para que esse dinheiro também seja revertido na limpeza dos rios, e devemos cobrar deles, não adianta ficarmos só no " blá blá blá " e não fazermos nada a respeito.
Por outro lado devemos saber que o destino do lixo não são os rios e muito menos as ruas! É daí também que vêm as enchentes e espalham lixo por tudo...
Até quando vamos ver isso acontecer e ficar só observando, cadê os fiscais do meio ambiente, tem que começar a punir, só assim mexendo no bolso, as pessoas " quem sabe " se conscientizem.
E, aprendam que, poluir causa consequências, como enchentes, doenças e uma " herança " para pessoas inocentes que muitas vezes vão " pagar " o preço do descaso e da falta de consciência.
Já estamos cansados disso, é uma falta de respeito!
Gente, o lixo não vai parar lá sozinho, algo está errado e a culpa é de quem?
Será que, de quem não tem responsabilidade ou de quem não tem respeito pela natureza? Ou de ambos???
Jogam lixo e essa é a realidade da paisagem que vemos, sempre cheia de lixos, normalmente com mau cheiro ( o que já é uma constante em nosso rio, por exemplo ), entre outras graves consequências.
Se você pretende mudar algo, não espere pelos outros, comece mudando por você, pelos seus atos.
Devemos começar a mudar a nos mesmos e conscientizar os outros, o máximo que pudermos e é o que estou tentando fazer com esse texto.
Sabe, posso não ser o " moralzudo " para dar lição de moral em alguém, mas em se tratando de cuidados com o meu " terreno ", com a minha rua e com o rio, EU SOU PERITO!
... Até porque onde moro, se eu mesmo não limpasse a " minha rua ", beiradas de rio e etc, conforme aprendi com meu PAI que já tinha ADOTADO ela, ela já teria desaparecido do mapa...
Imagino que serei lembrado quando morrer, nesse quesito ( pelo menos ) eu tenho CERTEZA ABSOLUTA que serei lembrado, tal qual o meu PAI, ou já nem tenho tanta certeza assim, afinal, " PORCOS " não têm memória... tampouco as capivaras...!
Ah, quando falei sobre " lixo ", não me referi à vegetação que é constantemente " aparada ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário