domingo, 20 de janeiro de 2019

20/01 - DIA DO FUSCA.


20/01 - DIA DO FUSCA.


( reportagem / re-postagem ),

RELÍQUIA

Fusca 65 é a preciosidade da família Euriques

Há quase 50 anos entre eles, o carro é uma raridade para o município e protagonista da vida da família de Javel Euriques.

O Dia Nacional do Fusca é comemorado neste domingo, 20. O carro – de modelo antigo – pode ser considerado uma paixão dos brasileiros que sempre dão aquela “ espiadinha ” quando passa um modelo desse pelas ruas. Na era dos automóveis automáticos e super modernos, o Fusca ainda desperta o gosto em colecionadores ou pessoas que herdaram o amor por esse carro de seus pais e avós.

A história do auxiliar de escritório, Javel Euriques não é diferente disso, ele herdou um Fusca, do ano de 1965, de seu pai e hoje tem o carro como seu “ xodó ”. “ Foi o primeiro carro zero quilômetro que meu pai teve, o carro ficou uns dez anos parado, sendo conhecido como “ Napoleão ”, pela sua idade, porém há pouco tempo tirei ele para uma reforma, uma restauração ”, disse.

O Fusca é uma verdadeira relíquia para a família. “ Meu pai fez duas faculdades com esse Fusca, a primeira em Palmas (PR) e a segunda em Itajaí (SC) ”.
Eram três amigos que estudavam juntos - o doutor Imar Rocha e Nadir Pegoraro - quando as estradas ainda eram de chão batido. Depois do Fusca, apareceram vários carros na família, mas ele sempre continuou na garagem e, por muito tempo, ficou “ morto ” meu pai ainda estava vivo quando o Fusca ficou parado, ele havia prometido que esse carro seria da minha esposa quando ela terminasse a faculdade de Direito e passasse no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, contou Javel.

Para presentear Diane da Silva, sua esposa, Javel – incentivado pelos seus amigos, Juliano Scolaro e Leonardo Schnaider colocou o carro na oficina e, assim, o Fusca voltou a rodar, há, aproximadamente, um mês. “ Depois disso eu acabei realmente me apaixonando por ele, porque é diferente dos outros carros que temos ”, destacou.

Segundo ele, seu pai, Jurandir Euriques, cuidava muito desse Fusca e não deixava o veículo pegar nem sol nem chuva. “ Aprendi esses cuidados com ele, tanto que o Fusca é 98% original e hoje, mais do que nunca, cuidamos muito bem do nosso carro ”, disse Javel.
Javel lembra que esse Fusca foi a base de tudo na sua família. “ Meu pai alicerçou a vida com as faculdades que ele fez, onde o Fusca foi a peça chave para o seu deslocamento. Além disso, meu pai ia namorar minha mãe, que morava em outra cidade, também com esse Fusca ”.

Alguns momentos e palavras de seu pai, sobre o Fusca, ficaram marcados para Javel. “ Uma frase, que ele sempre dizia sobre o carro parado: Meu Fusca tem três velocidades - devagar, mais devagar e parado – geralmente ele está em terceira ”.

Javel salienta que o Fusca é isento de IPVA, por isso se torna muito econômico.
“ Hoje em dia fazemos “ fuscaterapia ” com ele durante os finais de semana, que são passeios com o carro cheio de salgadinhos, bolachas, refrigerantes. Fiz essa restauração pensando em presentear minha esposa, assim que ela passar no exame da OAB, mas até então nós fazemos uso com a família. Até pensei em vender quando ele estava parado na garagem, porém agora com ele nesse estado todo reformado, penso em deixar para minha filha, que hoje tem 19 anos, espero que ela tome gosto por ele assim como meu pai tinha e eu tenho hoje ”, ressaltou Javel.

Ele foi convidado várias vezes para participar dos Encontros de Carros Antigos, mas ainda não levou seu Fusca azul. “ Esse ano, com certeza estarei lá com o Fusca e, provavelmente, vai ser o primeiro de vários ”, afirmou.

A nova roupagem do Fusca é conhecida como Mark, por ele ser azul e pelo criador do Facebook – também azul – ser o Mark Zuckerberg. “ O novo nome também é dedicado ao meu falecido pai, quem começou tudo ”, completou Javel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário