quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

QUE TAL UMA " FORÇA TAREFA " PARA A LIMPEZA DOS RIOS???


QUE TAL UMA " FORÇA TAREFA " PARA A LIMPEZA DOS RIOS???


( P.V / A.S / 439-2017 ),

Sobre o rio estar " seco ", literalmente " aparecendo as costelas " eu não vou nem comentar, até porque não temos nada à fazer, NADA, porque já fizemos ABSOLUTAMENTE TUDO que podíamos para " fuder " com o planeta, prejudicamos a natureza de todas as formas, ou seja, a " seca " do rio é só mais uma consequência... aos trabalhos...

Neste final de semana, tal qual todos os outros, meu destino foi uma linha de interior, desta vez em específico a belíssima comunidade PRESIDENTE PENA ( Caçador/Calmon ), e para minha surpresa encontrei mais esta estrada toda reformada, ou seja, esta administração está escrevendo seu nome com letras douradas na história do nosso município com tal iniciativa, assim como a administração anterior a esta também escreveu seu nome com letras douradas na história de Caçador com a feliz DRAGAGEM DOS RIOS. Bem, feito o rodeio... ao que me trouxe aqui...

Temos observado constantemente que nossos rios, mais precisamente o Rio do Peixe que corta a nossa cidade já está precisando de uma limpeza, afinal, ele está cheio de galhos, de plásticos ( principalmente... ), de papéis, de latas, de sofás, de tevês, de CAPIVARAS, e mais uma infinidade de porcarias... e observamos isso em " n " lugares dos mais diversos pontos da cidade.

Uma espécie de " força tarefa " por parte dos responsáveis e quem sabe até com o auxílio da própria população seria muito bem vindo e de grande valia nesse momento, até para que, em ocasião da necessidade de uma futura dragagem, esta limpeza facilite o serviço, evitando que o lixo se acumule e de fato, e até que o rio acabe por sair do seu curso em situações de chuvas intensas que são corriqueiras por aqui.

Sim, mesmo tendo sido feito um excelente trabalho de dragagem e recentemente, é nítido que o Rio do Peixe por sua vez está à cada dia mais sujo, prejudicando inclusive os peixes e outras espécies que vivem e dependem dele, exato, até produtos tóxicos temos visto sendo jogados no rio e não falamos nada... nem nós, nem quem deveria fiscalizar, né???

E por falar em fiscalizar, lamentável é que ainda tem gente que faz " vistas grossas " e " faz de conta que não vê " isto, enquanto os prejudicados somos nós mesmos, nós que temos POR OBRIGAÇÃO evitar sujar o nosso rio e de todas as maneiras, inclusive a mais simples dela, jogando o lixo no seu devido lugar... na lixeira...

Até porque os plásticos ( sacolas... por exemplo e entre outros... ) que são constantemente vistos dentro dos rios são mesmo um caos para a natureza, e como um todo...

Vamos a uma breve pesquisa:

Plásticos tradicionais levam até 200 anos para se decompor.

TIPO DE PLÁSTICO: Polietileno.
ONDE É USADO: Material hospitalar, utensílios domésticos.
QUANDO DESAPARECE: 50 anos.

TIPO DE PLÁSTICO: Poliestireno.
ONDE É USADO: Brinquedos.
QUANDO DESAPARECE: 50 anos.

TIPO DE PLÁSTICO: Polipropileno.
ONDE É USADO: Pára-choques de carro, carpetes.
QUANDO DESAPARECE: 100 anos.

TIPO DE PLÁSTICO: Polietilenotereflalato ( PET ).
ONDE É USADO: Embalagens de refrigerantes, fitas magnéticas.
QUANDO DESAPARECE: 200 anos.

TIPO DE PLÁSTICO: Polihidroxibutirato ( PHB – Biodegradável ).
ONDE É USADO – Cartões de crédito, talheres descartáveis.
QUANDO DESAPARECE: 6 meses a 2 anos.

( Ambos em ambientes ricos em bactérias e fungos, como aterros sanitários ).

Enfim, ainda tem gente que acha que nós estamos exagerando, mas, se continuar assim como está, sem manutenção, tão logo o nosso Rio do Peixe não vai mais ter água, e sim plástico, que hoje é o principal problema ( sacolas plásticas então... bah! ).

Isso é uma vergonha para nossa cidade, ter um rio assim, tão mal cuidado, só mostra que a educação ambiental e a educação propriamente dita por aqui, é zero!

A verdade é que todo mundo vê mas ninguém faz absolutamente nada para mudar os seus hábitos, para conscientizar ou até para tomar algumas atitudes que precisam ser revistas e com urgência.

Se muitos começarem hoje, ou agora, a fazer a sua parte ( começando por não jogar lixos em vias públicas... ) o rio vai permanecer limpo, depois de uma " força tarefa " para uma limpeza urgente, é claro, pois dentro do Rio do Peixe tem sim de tudo um pouco, inclusive a falta de vergonha do capitalismo, senhores...!.

" QUANDO A ÚLTIMA ÁRVORE TIVER CAÍDO,
QUANDO O ÚLTIMO RIO TIVER SECADO,
QUANDO O ÚLTIMO PEIXE FOR PESCADO,
VOCÊS VÃO ENTENDER QUE DINHEIRO NÃO SE COME!.". ( Greenpeace ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário