segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA CONCEIÇÃO APARECIDA.

A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA CONCEIÇÃO APARECIDA.

( ponto de vista / pesquisa / homenagem / assunto sugerido ),
O Rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas.
Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha.
O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.
A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano.
O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173 m de comprimento por 168 m de largura, as naves com 40 m e a cúpula com 70 m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.
Milagres das Velas:
Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.
Caem as Correntes:
Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pede ao feitor permissão para rezar à Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.
Cavaleiro sem Fé:
Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Não conseguiu. A pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja ( Basílica Velha ), e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.
A Menina Cega:
Mãe e filha caminhavam às margens do rio Paraíba, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : " Mãe como é linda esta igreja " ( Basílica Velha ).
Menino no Rio:
O Pai e o filho foram pescar, durante a pescaria a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio e não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pede a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino para de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continua e o pai salva o menino.
O caçador:
Um caçador estava voltado de sua caçada já sem munição, de repente ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacar, então o caçador pede desesperado a Nossa Senhora Aparecida por sua vida, a onça vira e vai embora.
Chegada dos missionários redentoristas:
Em 28 de Outubro de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da imagem para rezar com a Senhora " Aparecida " das águas.
A rainha e padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Principal em 16 de Julho de 1930, por decreto do papa Pio XI. A imagem já havia sido coroada anteriormente, em nome do papa Pio X, por decreto da Santa Sé, em 1904.
Pela Lei nº 6 802, de 30 de Junho de 1980, foi decretado oficialmente feriado o dia 12 de Outubro, dedicando-se este dia à devoção. Também nesta lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.
A imagem já foi, mais de uma vez, fonte de confrontos religiosos entre católicos e protestantes. Em 16 de Maio de 1978, um evangélico retirou-a de seu altar na Basílica após a última missa do dia. Ele foi perseguido pelos guardas e por alguns fiéis e, ao ser apanhado, deixou a imagem cair no chão. Por ser feita de terracota e ter ficado submersa no rio Paraíba por muito tempo, sua reconstrução foi difícil, mas um grupo de artistas do MASP conseguiu colar os pedaços da imagem.
Sérgio Von Helde chutando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida:
No feriado de Nossa Senhora Aparecida de 1995, ocorreu o incidente conhecido como " chute na santa ". O ex-bispo televangelista Sérgio Von Helde, da Igreja Universal do Reino de Deus ( IURD ), chutou uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida num programa religioso transmitido de madrugada pela Rede Record, emissora de propriedade da IURD. Na noite seguinte, o Jornal Nacional da Rede Globo denunciou o incidente, causando comoção nacional. O evento foi visto por fiéis católicos como um ato de intolerância religiosa. Vários templos da IURD foram atacados e Von Helde acabou sendo transferido para a África do Sul.
Em 25 de Abril de 2012, o evangélico Rafael de Araújo Teixeira deu duas marretadas na réplica da imagem localizada numa via pública de Águas Lindas de Goiás. Um grupo de aproximadamente cem pessoas impediu que ele desse mais marretadas na imagem, algumas delas tentaram linchá-lo e a Polícia Militar foi enviada ao local. O rapaz respondeu pelo crime de destruição de patrimônio público, uma vez que a imagem foi construída com recursos da prefeitura municipal.
E nós, como também somos devotos de Nossa Senhora, revolvemos também agradecer a ela pela nossa família, pela nossa saúde, pelo nosso trabalho e pelas proteções que recebemos dela ( também ) diariamente, bem como a tudo o que temos, a ti Mãe Aparecida, nosso muito obrigada de coração...
" Ave maria cheia de graça
O senhor é convosco
Bendita sois vós
Entre as mulheres
E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus,
Rogai por nós pecadores
Agora e na hora de nossa morte, Amém.".
Elegemos ( a título de ilustração ) alguns vídeos aleatórios, documentários ou registro de alguns famosos que também são ( ou foram ) devotos de Aparecida, seguem os links:
1- Cantora do Programa ASTROS SBT, canta Ave Maria e amociona os jurados,
https://www.youtube.com/watch?v=9nKB4bUbpaU
2 - Ave Maria - Padre Fábio de Melo - Poços de Caldas/MG 10/06/2015,
https://www.youtube.com/watch?v=z0SNDP0M-pc
4 - CONSTRUÇÃO DA BASÍLICA DE APARECIDA,
https://www.youtube.com/watch?v=hIUF_4nRz9k
5 - Ave Maria da Rua - Raul Seixas ( ORIGINAL ),
https://www.youtube.com/watch?v=CHzbLSGKQS4
" EU VI MINHA MÃE REZANDO, AOS PÉS DA VIRGEM MARIA, ERA UMA SANTA ESCUTANDO, O QUE A OUTRA SANTA DIZIA.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário