sexta-feira, 7 de outubro de 2016

DRAGAGEM x CAPIVARAS.

DRAGAGEM x CAPIVARAS.

( ponto de vista / assunto sugerido / postado há dois anos ),

Observamos que a dragagem está sendo executada, e com sucesso graças a Deus, e que ela possa evitar as enchentes cada vez mais importunas, esperamos que ela pelo menos amenize os problemas, até então cada vez mais catastróficos.
A população ribeirinha está esperançosa pelos resultados da dragagem, pois já esta cansada de tantas desgraças.
A draga veio com intuito de limpar o rio e retirar a sujeira jogada pela população, sujeira esta que veio se acumulando há tempos, desde a última dragagem há uns 20 anos, inclusive ela veio para retirar o lodo que também atrapalha o fluxo das águas, estas que quando chove, ao invés de fluírem normalmente, transbordam e causam as enchentes.
Em contrapartida, hão de tomar providências para o controle e o evidente desequilíbrio na reprodução das capivaras, pois o aumento da espécie vem causando sérios problemas nas casas dos ribeirinhos, que além das enchentes que avassalam suas vidas, histórias e dignidade, sofrem com preconceitos por morarem a beira do rio e são " esculachados " inclusive por pessoas que se imaginam " esclarecidos " em redes sociais.
Comenta-se em redes sociais por exemplo o fato de eles não terem escrituras, mas as tem, sofrem sátiras de toda sorte de alguns ignorantes e de quem vive com seus carrões por aí, principalmente em épocas de cheias do rio, rindo da desgraça alheia e tomando um gostoso chimarrão. Não vou nem sugerir onde deveriam enfiar a bomba...!
Sofrem também os ribeirinhos com as capivaras que invadem suas casas, estragam jardins, plantas e flores, avançam em animais de estimação, avançam inclusive nas pessoas quando se sentem ameaçadas, comem tudo que vêem pela frente, impedem a entrada na casa e defecam ( cagam, do verbo merda... ) por todo lado.
Já não sabem mais os ribeirinhos o que é pior, se limpar a sujeira das enchentes uma ou duas vezes ao ano ou limpar " bosta " de capivara dioturnamente. Sina do cão essa...!
Além de estarem contribuindo para a erosão, pois elas pisam por toda parte e causam erosão na beira dos rios, exemplo disso o desmoronamento de uma avenida e que foi atribuído a causa a uma enxurrada, para né, erosão causada pelas capivaras, esta avenida vai vir abaixo em curto prazo de tempo e já havíamos " cantado " isso. Duvida? Escreve aí...
Além é claro de serem um perigo evidente e eminente também porque transmitem doenças, afinal, são portadoras e condutoras do carrapato estrelado que em contato com os seres humanos podem ocasionar até a morte.
Claro que quem não vive uma certa realidade, não pode e nem deve julgar os ribeirinhos que vivem e sentem na pele o problema que só tem aumentado e dia a dia, acham as capivaras lindas e de fato são, mas no seu lugar, em lugar apropriado, não na beira do rio e tampouco no meio da avenida ou lá perto da universidade causando acidentes como já aconteceu.
Para elas não existem predadores, e sem controle de reprodução vêm causando sérios danos e que tendem a piorar, quem critica uma providência que os ribeirinhos necessitam é porque nem imagina e vivem uma realidade tão distante deles, que acham que esses " animaizinhos " não incomodam.
Portanto, que além da dragagem que esperamos todos que resolva muitos dos problemas, que seja urgentemente tomado providências no controle das capivaras, para que os ribeirinhos possam no mínimo viver em paz, sem maldades das pessoas que não ajudam em nada e ainda fazem comentários desnecessários, enfim, atrapalham ironizam e se acham melhores que os outros.
Mas, detalhe, se hoje as capivaras estão invadindo a casa dos ribeirinhos, se não houver um controle logo, em breve estarão invadindo o centro da cidade, e logo mais ainda o centro da sua sala... pense aquele " tapetão " branco todo peludo e chique todo " embostiado " por merda de capivara. Pois é...!
Ah, e ainda sobre as capivaras, jornalistas renomados de nossa cidade através de seus veículos de comunicação, cansaram, sim, cansaram de fazer reportagens e abordar o assunto, trazendo inclusive pesquisadores e profissionais especializados que falaram sobre os malefícios causados pelas capivaras bem como qual seria a forma ideal de combater este problema. Até agora, em se tratando de capivaras, tudo em vão.
Há também comentários que um pessoal aí de perto dos trilhos ( sei lá onde é isso mas... ) estão comendo carne de capivaras, bem, só nos resta agradecer a eles e desejar um BOM APETITE. Deveriam convidar alguns ambientalistas para um " jantarzinho exótico ".
Então que sejam tomadas providências para um controle das capivaras e que a draga consiga seu intento e de fato amenize os problemas das enchentes.
Que assim seja, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário