sexta-feira, 14 de outubro de 2016

PROFESSORES E " PROFESSORES ".

PROFESSORES E " PROFESSORES ".

( ponto de vista / homenagem / assunto sugerido ),
Um dia tão especial, de quem compartilha os seus conhecimentos e merece todo nosso respeito, e hoje em especial o nosso " salve ".
Hoje é o dia daqueles que dão origem a todas as outras profissões, e que, com muita paciência, dedicação e cuidado, repassam os seus conhecimentos enquanto aprendem também.
Sem dúvidas é uma das ( se não a ) profissões mais nobres, afinal, o que seria de nós sem um professor ou algumas dezenas deles?
Assim como ninguém nasce sabendo, ninguém nasce " marcado " para ser professor, mas quem gosta da profissão e se identifica com ela escolhe ser educador, e lá, na prática vai aprendendo e descobrindo quão é maravilhoso poder ensinar, sim, aprender e ensinar os outros a refletir.
E como deve ser gratificante ser um professor, perceber diariamente os alunos te olhando atentos, sedentos por mais uma palavra sua ou por algo que lhes desperte a curiosidade, e consequentemente a admiração.
Temos orgulho de todos que aprendem para ensinar, que ensinam para aprender, que vivem para educar, e que ouvem cada coisa... recebem um salário indigno mas trabalham por amor, e por isso mereceriam ser aplaudidos todos os dias, ao término de cada aula.
Alguns imaginam que o professor não faz muita coisa, que eles ficam pouco tempo em sala de aula, mas, não é bem essa a realidade, os professores em sua maioria sofrem até um desgaste mental e psicológico, devido a lidarem com muitas pessoas, as vezes se deparam em uma só sala com diferentes tipos de comportamentos.
O professor desgasta a voz também, por que ele tem necessidade de responder tantas perguntas e repassar o que ele entende como certo, portanto, há sempre alguns alunos que precisam de mais atenção, outros já têm bem mais facilidade.
O professor também aplica e corrige trabalhos e provas fora de seu horário de aula, ele elabora planos de aula muitas vezes até altas horas da madrugada, ele nem dorme direito pensando que fulano não está indo bem em sua matéria, enfim, o professor, é um pouco mãe, um pouco pai, um pouco psicólogo, um pouco amigo e um pouco de tudo.
É um ano inteirinho convivendo com os alunos, e isso pode se transformar em anos de convivência, por isso, ser professor é muito mais que ser um simples repassar de conhecimentos, o professor geralmente conhece os seus alunos apenas pelo olhar.
Por isso admiramos tanto essa profissão, e posso dizer que sou uma delas também ( Lu ), que por incontáveis vezes estive em sala de aula dividindo conhecimentos e aprendendo, assim como o seu Jurandir, que até hoje ouvimos falar em seu nome como um exemplo de dedicação, é até difícil encontrar alguém que não foi seu aluno, um mestre digno de respeito como professor ( a profissão que exercia por amor ), e como advogado ( esta que, segundo ele próprio, exercia por complementação ).
Ah, nosso " salve ao avesso " não poderia ficar de fora deste texto, e este vai para certos " professores " mal humorados, " mal amados(as) ", que trabalham única e exclusivamente pelos salários, que vão ao colégio apenas para criticar os alunos ou para levar até lá as suas frustrações do lar, que mal levantam da cadeira, que não conversam, que não explicam por pura preguiça ou falta de conhecimento mesmo, são verdadeiros " pesos mortos " em sala de aula e trabalham por pura obrigação, conhecemos vários assim...
Sim, existe inúmeros professores assim, que não mereciam tão nobre título. Mal humorados, sem perspectiva de ensino, não planejam suas aulas, não se dedicam, são apenas " tetas " do governo ( ou do estado, município e etc... ).
Sobre esses em específico, temos vergonha de falar. É realmente uma pena eles existirem aqui no Brasil, onde mais necessitamos de bons professores, há alguns que mandam os alunos até tomarem remédios no auge de sua raiva se achando no direito disso, são uns lixos dentro de sala de aula, só servem mesmo é para fofocar sobre a vida de colegas de profissão, funcionários e alunos, criticar quem lhes paga e atrapalhar o andamento e a reputação da escola como um todo.
Então, PARABÉNS a todos os professores de verdade ( parabéns Lu, parabéns meu pai professor ), aqui ilustrado pelos primeiros do texto, que trabalham com dignidade e que honram a sua profissão acima de tudo...!
" UM PROFESSOR PODE ENCONTRAR A ETERNIDADE, POIS NUNCA PODEREMOS DETERMINAR ONDE PÁRA A SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS ALUNOS QUE UM DIA SERÃO HOMENS, GÊNIOS, INVENTORES, SEMENTES QUE GERMINARAM PELAS MÃOS DE SEUS MESTRES.". - Henry B. Adams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário