terça-feira, 25 de outubro de 2016

OLHA A SALSICHA FRESQUINHA, QUEM VAI QUERER???

OLHA A SALSICHA FRESQUINHA, QUEM VAI QUERER???

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
Na bem da verdade novidade nenhuma, a gente sabe, se ilude e teima em só acreditar vendo. Ao assunto...
" OMS classifica salsicha, presunto, hambúrguer e outras carnes vermelhas como alimentos cancerígenos.".
Carnes processadas, como salsicha, presunto, linguiça, hambúrguer e bacon, foram classificadas como alimentos cancerígenos para seres humanos, conforme divulgado hoje ( 26 ) pela Organização Mundial de Saúde.
A decisão foi tomada pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer ( IARC, na sigla em inglês ) e levou em consideração evidências de que o alto e frequente consumo de carne processada provoca câncer
Colorretal. " Especialistas concluíram que, para cada porção de 50 gramas desse tipo de carne consumida todos os dias, o risco de câncer colorretal aumenta em até 18%, alertou a agencia.
As classificações foram definidas com base em mais de 800 estudos que tratam da associação de cerca de 12 tipos de câncer ao consumo de carne vermelha ou de carne processada em países e populações de dietas variadas. As evidências mais fortes, segundo a IARC, vieram de um grupo de estudo conduzido nos últimos 20 anos.
Ainda de acordo com a agência, braço da OMS, as descobertas reforçam a orientação do consumo limitado de carne entre humanos, sem deixar de levar em consideração que o alimento tem valores nutricionais.
Esse tipo de câncer é hoje o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens, e está matando 694 mil pessoas por ano ( segundo dados de 2012 da OMS, os mais recentes ).
A carne vermelha, grupo dentro da qual estão tecido muscular de boi, porco, carneiro, bode e cavalo, foi classificada como um carcinógeno ( produto capaz de provocar câncer ) " provável " e entrou na lista do grupo 2A, que contém o glifosato, princípio ativo de muitos herbicidas.
A definição do IARC para carne processada inclui produtos " transformados por salgamento, curagem, fermentação, defumação e outros processos para realçar sabor ou melhorar a preservação ", afirma um artigo publicado por cientistas do IARC na revista médica " The Lancet ", que acompanhou a divulgação do novo relatório.
" Esses resultados, então, são importantes para permitir governos e agências regulatórias internacionais para conduzirem avaliações de risco, de modo a equilibrar riscos e benefícios de comer carne vermelha ou processada e para fornecer as melhores recomendações diárias possíveis...
...a maior parte das carnes processadas contém carne de porco ou boi, mas também pode conter outras carnes vermelhas, frango, carne de segunda ( fígado, por exemplo ), ou subprodutos da carne, como o sangue ", afirma o artigo.
A classificação mais branda para a carne vermelha é reflexo de " evidências limitadas " de que ela causa câncer. O IARC descobriu ligações principalmente com o câncer de intestino, mas também observou associações com tumores no pâncreas e na próstata.
Então, nem sabemos mais diferenciar o que é alimento de fato, ou o que nos faz mal à saúde, pois os mesmos alimentos que nos mantem e suprem algumas de nossas necessidades diárias e básicas, são os mesmos que nos causam doenças, como o tão temido câncer por exemplo.
É, já é passada a hora de revermos alguns conceitos e pelo menos tentarmos manter uma alimentação um pouquinho mais equilibrada a título já de reduzir os danos, diminuir as carnes bem como quaisquer outros produtos que tenham os ditos " conservantes " ( bah, quase todos tem... ), acidulantes ( também... ) e etc, e preferirmos os produtos naturais.
Êita, tomei até um susto com esse artigo que li hoje e que transcrevemos em partes aqui, fiquei assustado mesmo, sabendo que, quase tudo ( se não tudo... ) que ingerimos faz mal para a nossa saúde, ou que não é ficção nem utopia aquilo que crescemos ouvindo, que " morremos pela boca ". Literalmente, o peixe morre porque abre a boca para comer a isca, e nós também, deveríamos pensar muito bem antes de ingerir alimentos. Aff, para acalmar, até vou ali, fumar um cigarrinho...!
" NÃO VIVEMOS PARA COMER, MAS COMEMOS PARA VIVER.". - Sócrates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário