terça-feira, 15 de novembro de 2016

DESPEDE-SE ADIB JATENE.

DESPEDE-SE ADIB JATENE.

( ponto de vista / postado há dois anos ),
Médico, professor e ex ministro da saúde, Adib Jatene morreu na noite de Sexta Feira ( 14/11 ), aos 85 anos após ter passado mal em casa e ter sido conduzido ao Hospital do Coração, em SP, onde morreu.
O cardiologista havia sido internado em Setembro no Hospital do Coração de SP após ter sofrido um infarto agudo do miocárdio.
Em Maio de 2012, Adib Jatene já havia sido internado com dores no peito. Na época, ele mesmo diagnosticou o próprio infarto e deu orientações sobre os procedimentos bem como o tratamento. Ele passou por cateterismo e precisou de um " stent " ( prótese metálica ) para desobstruir as artérias.
Jatene era diretor geral do Hcor e um dos primeiros da cirurgia do coração no Brasil, Jatene tinha em seu currículo mais de 20 mil procedimentos feitos, e foi o percussor da cirurgia de " ponte safena " no país, bem como " inventor " de vários equipamentos médicos para tais procedimentos.
Adib Jatene era filho de um seringueiro libanês e de uma dona de armarinho, era natural de Xorupi - AC.
Nunca filiou-se á partidos políticos, mas participou de várias gestões, atuou como secretário estadual da saúde de SP no governo Maluff e duas vezes como ministro, na mesma área, na gestões Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.
No governo FHC, foi o idealizador do CPMF, imposto criado para ajudar a saúde brasileira. Também foi autor de cerca de 700 trabalhos científicos publicados na literatura nacional e internacional.
Adib Jatene foi velado das Nove as Dezesseis horas no anfiteatro do Edifício Doutor Jatene, no Hcor, e o enterro aconteceu no cemitério do Araçá.
*** Para encerrar, deixamos algumas palavras de Adib Jatene durante solenidade no Palácio do Planalto:
- " A gente vive em um país colonial e imperialista em que os amigos do rei não gostam de pagar imposto.".
- " O governo fica na contingência de arrecadar muito de quem ganha pouco e arrecadar pouco de quem ganha muito.".
- " Não aceito as limitações que a área econômica impõe à saúde.".
- " A área econômica está muito perto da riqueza, quando o ministro da Fazenda vai a São Paulo vai à Fiesp, não vai à periferia.".
*** Fonte: Folha de São Paulo: LULA E ADIB JATENE - 24/05/2008.
" Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes.". - Gilbert Chesterton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário