quinta-feira, 10 de novembro de 2016

NEM TODO DINHEIRO DO MUNDO VAI TRAZER A ÁGUA DE VOLTA.

NEM TODO DINHEIRO DO MUNDO VAI TRAZER A ÁGUA DE VOLTA.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Os problemas sociais tem forte ligação com os problemas ambientais, que visivelmente são sinais de alerta para certos " desafios " atuais, principalmente o da escassez de água.
As populações de baixa renda sofrem ainda mais, devido a precariedade dos esgotos, córregos que vão para os rios, a poluição do ar, lixões a céu aberto, água em falta ou contaminada, enfim, insalubridades, resultando de certa forma em uma espécie de " bola de neve ", a falta de estrutura acarreta em contaminação da água e saúde problemática.
Pois, quem tem dinheiro pode comprar água, por enquanto, mas, logo não poderão mais, ela vai estar contaminada também, e essa sociedade " desigual " acha que isso é só um problema para os pobres, sim, pois eles pensam que se têm dinheiro compram tudo, enganam-se, pois atualmente estão contribuindo para a contaminação, como se encobrissem " a sujeira para de baixo do tapete " exibindo um tal desenvolvimento irresponsável, um submundo capitalista onde até cercam " olhos d'água " como se fossem donos, e esbanjam, deixando animais contaminarem a água, esta que hoje dificilmente encontramos uma que seja de fato tão limpa e cristalina. E tudo por causa de pessoas que se acham " donas " da própria natureza.
E nestas últimas décadas a natureza tem revidado, com desastres, terremotos, clima completamente " louco ", e ainda, erroneamente chamam de fenômenos naturais... mas, tem influências do homem, com tanta poluição, tanto desmatamento, tanto desperdício, até as nascentes estão sendo poluídas...
E, logo, logo ficaremos sem água potável, a água está desaparecendo, hoje ele já tem cor, cheiro e sabor, sim, ganhou " sabor " de produtos químicos!
Os agricultores ficam boquiabertos com o desaparecimento das nascentes, dos córregos e até de poços, e alguns lá, visando tão somente o lucro rápido, e esquecem-se estes que o dinheiro não vai reverter esse quadro.
O tempo está " desequilibrado ", " desregulado ", ou chove demais ou é a escassez que marca presença, ou frio demais, ou calor infernal... e o desperdício continua a crescer, e o gasto aumenta devido a população aumentar também, enfim, é lamentável a situação.
Há uma falta de noção, de hábitos e reeducação ambiental, e já tende a ser uma calamidade.
É preciso despertar nas pessoas a conscientização, enquanto ainda há o que fazer ( o que eu particularmente já estou duvidando... ), evitando maiores danos, pois se continuar assim, ficaremos sem água, e não é brincadeira não, é tão real que já estamos tendo que economizar e utilizá-la sem desperdícios, e há tempos já...
Enfim, a verdade é que, de nada adiantará ter o dinheiro e não ter água potável para comprar...!
" Quando a última árvore for cortada, quando o último rio for poluído, quando o último peixe for pescado, aí sim eles verão que dinheiro não se come…". - Velho do Rio.
" Conheci um homem tão pobre que tudo que ele tinha era o dinheiro.". - Autor desconhecido.
p.s. Dedicamos este texto a um certo " coronel " que conhecemos recentemente e que se julga dono de um patrimônio de todos. As atitudes deste personagem inclusive nos fazem lembrar os " posseiros " de antigamente, que expulsavam os donos por direito e se apropriavam de terras que não eram deles. Mera ilustração viu...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário