quinta-feira, 17 de novembro de 2016

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
O desperdício de alimentos é uma triste realidade no mundo, e no Brasil chega a 40 Mil toneladas por dia segundo pesquisa da Embrapa, a quantidade acumulada seria suficiente para alimentar cerca de 19 Milhões de pessoas diariamente.
De acordo com com o estudo a maior parte dos alimentos são desperdiçados ainda durante o preparo das refeições, sendo que a maior parcela de nutrientes está na casca de determinados alimentos, sendo assim se perde muito dos nutrientes.
Milhares de pessoas passam fome, entretanto, o desperdício de alimentos acontece desde a sua produção até a cozinha, demostrando a necessidade de se rever conceitos e atitudes em relação a esta situação.
O ciclo de desperdício de alimentos começa no campo, continua no transporte, no armazenamento, na cozinha e finalmente nas mesas das casas, refeitórios e restaurantes, enquanto por outro lado milhares e milhares de pessoas padecem vítimas da fome, e na miséria.
Faz-se necessário uma política agrícola e também campanhas para melhor utilização no preparo e consumo de alimentos, isso influencia tanto no consumo quanto no valor dos alimentos, as variáveis sociais em relação ao desperdício que aconteceria se o preço fosse mais acessível, a margem de desperdício diminuiria e o consumo aumentaria.
Enquanto toneladas de alimentos são desperdiçados e jogados no lixo por alguns, outra ( grande ) parte da população mundial, sem ter com o que se alimentar, passa fome.
O desperdício é um mal que precisa ser controlado, e nós deveríamos iniciar este controle dentro das nossas próprias casas, afinal, até as grandes mudanças devem começar de maneira humilde, dando exemplos próprios, então, já é passada a hora de pensarmos " globalmente " agindo " localmente ".
E é só assim que conseguiremos ver crescer os resultados, se cada um nós fizer a sua parte, ensinando nossos filhos inclusive. É só assim que conseguiremos evitar o desperdício.
Comece por você, comece na sua casa, comece hoje mesmo...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário