quarta-feira, 9 de novembro de 2016

SOBRE ALGUNS " PROFESSORES " E ALGUNS ALUNOS.

SOBRE ALGUNS " PROFESSORES " E ALGUNS ALUNOS.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Ser professor está sendo tão comentado ( e que bom... ) é uma profissão que todo mundo elogia, todo mundo concorda que é fundamental, mas que tem despertado o interesse de um número cada vez menor de brasileiros.
Ainda mais no Brasil que precisamos urgente de pessoas cultas, que reflitam, que aprendam a questionar o que não está certo, mas, alguns fatores estão desanimando os professores, dentre eles a falta de educação dos alunos, que pensam que sala de aula é lugar para " pintar o sete ", agredir os professores, ou até mesmo para matar o tempo.
Mas, a culpa disso tudo não é só dos alunos não, vamos questionar que, se existe uma classe desunida é essa, a dos professores, alguns chegam a ser antiéticos, outros são fofoqueiros, e há quem ainda queira sempre " puxar o tapete " do outro, do seu colega. Se não bastasse, ainda por cima existem alguns que são gananciosos e querem " abraçar o mundo com as pernas ", ou seja, não deixam sequer " uma horinha " para o outro professor ( ou outros ), eles querem olhar só para os seus próprios umbigos, e mesmo que tenham condições e possam ajudar algum professor que está começando, não o fazem, dificilmente o farão.
Querem ganhar e ganhar, alguns já têm tantas e tantas horas de aula, e, ainda não contentes, querem sempre mais, lamentável em se tratando deles, justamente deles que deveriam se repeitar, saber dividir e serem éticos para não incorrerem no erro de certos maus alunos como citamos aí de cima... ou seja, eles ( alguns deles é lógico ) deixam a desejar.
Primeiro que alguns são arrogantes, acham que têm o rei na barriga, tratam os alunos como verdadeiros idiotas, outros tratam os alunos como se fossem verdadeiros " robozinhos ", sequer diferenciam o comportamento dos alunos, e na hora de colocar a avaliação em prática, eles " sustentam " que o aluno tem que ser igual ao outro, o que somos totalmente contra, e se necessário, bateremos sempre ( ou mais vezes ) nesta tecla.
Será que eles nunca perceberam que os alunos são todos, isso mesmo, dissemos todos, diferentes, e que não deveriam ser avaliados por uma prova imbecil apenas, sendo que alguns aprendem apenas ouvindo, já outros aprendem mesmo escrevendo, e outros ainda necessitam praticar os dois... mas, parece que alguns professores se fazem mesmo de idiotas, se o aluno tira nota boa nas provas, e no caderno não vai bem, eles não avaliam a inteligência, eles avaliam a " decoreba " que o aluno não colocou no caderno, achamos isso uma imbecilidade por parte de alguns professores, que deveriam aprender outros métodos de avaliação, afinal, não somos mesmo todos iguais!
Professores, já abordamos esse assunto e continuamos daqui nos perguntando, quando é que vocês vão entender isso, e avaliar justamente os alunos?
Os professores ( e nosso texto se refere a alguns, lembrem-se da regrinha... ) deveriam ter em sua grade curricular uma disciplina que fosse chamada ÉTICA, exemplo: Para que eles comentem sobre os alunos somente em conselhos de classe, fora deles não, e mais, deveriam aprender que escola é lugar de trabalho, e não lugar de professores(as) fofoqueiros(as), que ficam falando da vida dos outros no intervalo ou nas portas das salas, e principalmente fora delas. A escola é um lugar ( tão sagrado como qualquer outro ambiente de trabalho ) para se trabalhar, para ajudar no que for preciso, sem essa de ficar " tagarelando " sobre a vida alheia ou fazendo " marcação " com alunos, e etc.
Quem sabe dai mesmo, essa classe ser uma das mais desunidas que já observamos ( e há tempos já... ), sim, não é de hoje que sabemos sobre um tentando " puxar o tapete " do outro, quando deveriam ser todos um exemplo de respeito e ética. Utopia, ainda.
Observamos que alguns professores só sabem " gargantiar " para os " quatro cantos do mundo " que estão ganhando indignamente, mas, pensamos e percebemos que alguns sequer deveriam estar em sala de aula, pois são verdadeiros " estorvos ", e tanto nós quanto eles, deveríamos rever conceitos.
Os professores que exercem por amor e não só pelo dinheiro, mereciam ganhar cursos de aperfeiçoamento, aumentos de salário, serem gratificados, além de receberem ( dai por parte de todos ) muita gratidão, pois entendemos que não é fácil o ofício de ser professor nos dias atuais, mas, também, precisamos de professores competentes, e não desses aí, os " programadores de robôs ".
Alguns professores estão até preferindo e optando por outras profissões porque o salario é maior, porque há desinteresse de alguns alunos, mas, pensamos que é o professor que vai tornar a aula interessante, que vai despertar o interesse e o aprendizado dos alunos, caso não vá trabalhar só pelo dinheiro é claro, ou seja, tem que haver sim o bom senso também por parte dos professores, bem como exigem este por parte dos alunos.
Precisamos impor respeito e respeitar, pois em todas as profissões do mundo existem limites, e é nítido que há professores bons e professores ruins, alunos bons e alunos ruins, então, precisamos equilibrar essa realidade, pois eles sempre existiram e eternamente existirão, então, nada mais justo que desapareça essa falta respeito de ambas as partes.
E, para a mentalidade do Brasil mudar, precisamos mudar antes de tudo a nossa maneira de pensar e algumas vezes até de agir diante das situações, de nada adianta só sentar-se atrás de uma mesa e " julgar ", ou " classificar " ( como ovos ) os alunos, se eles mesmos, os professores, não conseguem impor respeito e repassar o conteúdo, bem como mostrar como se deve e não agir.
Precisamos mudar urgentemente alguns conceitos ( de ética inclusive ), e antes de tudo repassar aos alunos a visão de que jamais seremos iguais a ninguém, e que justamente por isso não podemos agir como " maria vai com as outras ", somente obedecendo e acatando opiniões que muitas vezes não achamos ( e não são ) corretas...!
" A MORAL E A ÉTICA SÃO DUAS INVENÇÕES HUMANAS QUE DEPENDEM MUITO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO QUE VOCÊ OCUPA.". - Augusto Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário