quarta-feira, 16 de novembro de 2016

LIXO ELETRÔNICO x MERCADO REVERSO.

LIXO ELETRÔNICO x MERCADO REVERSO.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
SOBRE O LIXO ELETRÔNICO:
O lixo eletrônico tem se tornado um problema ambiental ( como se já não tivéssemos bastante deles... ), quando é jogado em lugares inadequados. Alguns exemplos:
- Monitores de Computadores
- Telefones Celulares e baterias
- Computadores
- Televisores
- Câmeras Fotográficas, são alguns exemplos de lixos eletrônicos, que muitos nem sabem aonde jogar, e devido a essa falta de informação, aliada a falta de vontade de saber ( pesquisa no Google ) como descartá-lo de forma correta e adequada, acaba indo junto com o lixo comum.
Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto ( ultrapassado ). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas ( chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc. ) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.
Então, deveríamos jogar aonde para não provocar a contaminação e a poluição do meio ambiente?
O correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem ( o que infelizmente ainda não é muito comum por aqui... ), mas, podemos colocar a " preguiça " e a falta de bom senso de lado e pelo menos tentar...
- Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas ( as conscientes é claro ) encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
- Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.
O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis ( papel, plástico, metal ).
Pesquisas relatam que cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores. 2,2 mil toneladas de celulares. 17,2 mil toneladas de impressoras.
Em nosso dia a dia não pensamos nisto, não pensamos o quanto uma bateria de celular ou de notebook vão poluir o solo ou os lençóis freáticos ( e muitas vezes nem sabemos que poluem ), ou mesmo os demais componentes como plástico e metais pesados. Nossa preocupação está geralmente em nos manter dentro da " onda " da tecnologia, já o meio ambiente...
E nos enganamos redondamente pensando que são apenas os equipamentos de alta tecnologia como computadores, câmeras e celulares que poluem o ambiente. Rádios, tv's, aparelhos de som, aparelhos elétricos, lâmpadas eletrônicas e etc., também contém inúmeros elementos altamente poluentes.
Esta questão tem me deixado bem incomodado pois não se fala, ou se fala muito pouco, sobre a questão. Uma espécie de " vácuo " se formou na abordagem do assunto, onde o mais importante mesmo é comprar o que é de última geração, mas que é de extrema importância. Um lixo altamente poluente e que não se tem a menor ideia do que fazer com ele.
Como exemplo do descaso quanto a este material tão danoso, a atual legislação ambiental do estado de São Paulo ( 2008 ) que trata especificamente dos resíduos sólidos, os equipamentos eletrônicos nem citados são e na esfera da legislação nacional, a resolução que trata do assunto está em revisão a cerca de 4 anos no CONAMA ( Conselho Nacional do Meio Ambiente ).
E as pessoas, ah essas, continuam jogando o lixo eletrônico, o lixo comum e todo tipo de lixo junto e por todas as partes, não estão nem aí se contaminam a água, o solo, etc...
Agora, depois que aparecem doenças, a poluição de rios se torna evidente, o entupimento de bueiros vira uma constante, e demais desgraças ocorrem, estes culpam a natureza, quando na verdade se esquecem que, o que eles fazem agora, lá adiante terá sim consequências ( e drásticas ), portanto PRESERVE, CUIDE, e jogue cada lixo no seu devido lugar, é só assim que poderemos ( tentar ) evitar muitos transtornos futuros...!
SOBRE O MERCADO REVERSO:
O mercado reverso pode ser lucrativo, e mais adequado, pois vender para pessoas que revendem esses produtos é bem melhor que jogar o lixo eletrônico no lixo comum.
Empresas pequenas ou no início de suas atividades também podem adquirir computadores reciclados. Mas a seguir citamos algumas experiências interessantíssimas.
A Itautec é um exemplo de como faturar com o e-lixo. No ano passado, ela faturou R$ 195.000,00 com a comercialização de seus equipamentos obsoletos e material usado.
O Sebrae está incentivando este novo tipo de mercado para a abertura de novos negócios. Ela cita a experiência de empresas de reciclarem de material eletroeletrônico. Os materiais obtidos da reciclagem dos computadores e outros equipamentos ( fios de cobre, metais, vidro e etc ) viram matéria prima para novos usos pela indústria. O vidro dos monitores, por exemplo, pode virar piso. O entrave para a expansão neste caso é a falta de uma estrutura de coleta dos equipamentos. Ai temos um paradoxo: Existe muito lixo para ser reciclado e negócios para serem expandidos ou criados, porém não existe uma coleta regular deste material que forneça a matéria prima para as empresas.
A falta de divulgação dos serviços de reciclagem, bem como onde o usuário pode levar seu equipamento antigo para um correto descarte, gera problemas ambientais, além de deixarem de reaproveitar os materiais...!
" MUITAS DAS AGRESSÕES COMETIDAS CONTRA O HABITAT RESULTAM DA FALTA DE INFORMAÇÃO, SINÔNIMO DE IGNORÂNCIA...!.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário