quinta-feira, 27 de julho de 2017

DIA MUNDIAL DE COMBATE A HEPATITE C.

DIA MUNDIAL DE COMBATE A HEPATITE C.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
O QUE É HEPATITE C?
Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas portadores sequer sabem que tem Hepatite C, e muitas vezes acaba descobrindo através de uma doação de sangue ou pela realização de exames de rotina, ou ainda quando aparecem os sintomas da doença já avançada do fígado, o que geralmente acontece décadas depois de ter contraído.
Hepatite C é um dos três tipos mais comuns da Hepatite, e é considerado o pior deles.
De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo estão infectadas com os vírus para Hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença.
No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde.
A Hepatite C é causada pelo vírus C, sua transmissão ocorre por meio do contato com sangue contaminado, seja por transfusão de sangue, acidentes com material contaminado ( no caso de trabalhadores na área da saúde ) ou por meio do compartilhamento de seringas no caso de drogas injetáveis por exemplo.
A transmissão de mãe para filho é rara, cerca de 5% ocorre no momento do parto.
A maioria dos estudos não conseguiu comprovar a transmissão da hepatite C por contato sexual.
As mulheres estão mais propensas a contrair a Hepatite C, esta que é uma verdadeira ameaça á saúde das mulheres, maior ainda se elas:
- Estiveram em diálise renal por muito tempo.
- Têm contato regular com sangue no trabalho ( por exemplo, profissionais da área de saúde ).
- Injetam drogas ilícitas e compartilham agulhas com alguém que tem hepatite C.
- Receberam transfusão de sangue antes de julho de 1992.
- Fizeram uma tatuagem ou acupuntura com instrumentos contaminados.
- Receberam sangue ou órgãos de um doador que tem hepatite C.
Hepatite C tem formas aguda e crônica. A maioria das pessoas que está infectada com o vírus tem hepatite C crônica, pois a doença geralmente não manifesta sintomas em sua fase inicial.
Exames de sangue são de suma importância para detectar o vírus C, afinal, metade das pessoas portadoras da Hepatite C desconhecem da doença.
A PREVENÇÃO:
Proteja-se contra a infecção por hepatite C tomando as seguintes precauções:
- Não faça uso de drogas ilícitas.
- Seja cauteloso com piercing's e tatuagens. Procure sempre um local e um profissional de confiança. Faça perguntas de antemão sobre a forma como o equipamento está limpo e verifique se os funcionários usam agulhas esterilizadas.
- Tenha seu material de manicure, ou certifique-se que o mesmo foi devidamente esterilizado quando usar em salões de beleza.
- Proteja-se durante a relação sexual. Use sempre preservativos.
Nem sempre há necessidade de tratamento, porém o médico e só ele saberá dizer se o seu caso exigirá terapia ou não. Geralmente, mesmo para pessoas que dispensam o tratamento, exames de sangue de acompanhamento são solicitados.
OS SINTOMAS:
Os seguintes sintomas podem ocorrer com a infecção por Hepatite C e são decorrentes da doença do fígado já avançada:
- Dor abdominal.
- Inchaço abdominal.
- Sangramento no esôfago ou no estômago.
- Urina escura.
- Fadiga.
- Febre.
- Coceira.
- Icterícia.
- Perda de apetite.
- Náuseas e vômitos.
E não menos importante, mantenha-se vigilante quando você for a um posto de saúde ou a um hospital, observe se estão sendo utilizado materiais lacrados ou esterilizados, bem como se a higiene é tratada como PRIORIDADE por lá.
Enfim, agora vou aproveitar o dia e vou ali cuidar da minha saúde, por que da minha vida já tem gente demais cuidando, quem sabe nos vejamos por lá...!
" A SAÚDE É CONSERVADA PELO CONHECIMENTO E OBSERVAÇÃO DO PRÓPRIO CORPO.". - Cícero.
" É obrigação moral e ética de qualquer governo do mundo colocar a saúde do seu povo como prioridade zero, porque, se a pessoa não tem saúde, a pessoa não tem disposição para nada.". - Luiz Inácio Lula da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário