sábado, 29 de julho de 2017

OS DOCES QUE MARCARAM NOSSA INFÂNCIA.

OS DOCES QUE MARCARAM NOSSA INFÂNCIA.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Que bom relembrar o gosto dos doces que marcaram a nossa infância, parece que tinham um gosto mágico e tinham, era o gosto da infância, e os doces sem dúvidas eram muito mais gostosos dos que os doces de hoje em dia.
E quem não lembra das Pastilhas Garoto com sabor hortelã, dos suspiros coloridos, dos doces de abóboras em forma de coração, aqueles chicletes quadradinhos multicoloridos e mini ( comia vendo filmes no antigo Cine Luz ), aqueles ovos de dinossauros, os dinoovos, os chicletes Ping Pong com as suas tradicionais figurinhas ( que para mim deixaram mais saudade que o chiclete propriamente dito ), o Ploc também, os cigarrinhos de chocolates ( sim, tinham forma de cigarros de verdade e nem por isso eram considerados apologia ) ou os lápis de chocolate que vinham em uma caixa como as de lápis de cor de verdade, a Mirabel, o Pirocóptero, o pirulito do zorro Toffee, os guarda chuvinhas de chocolate coloridos ( tinha gosto de chocolate vagabundo ), os chocolates da Mônica com o desenho dela no meio, as maria moles nas casquinhas tipo sorvete, pirulitos de chupeta, chocolate de leite no saquinho, o famoso " Mumu ", o geladinho, a teta de nega, um doce amarelo e vermelho quadradinho que parecia com gelatina açucarada, as moedinhas de chocolates ( curtia altas ), as balas Soft ( hoje consideradas mortais ), a Sete Belo, as pipocas doces de pacotinhos ( que tocavam terror nas professoras mal amadas dos Paulo's Schiefller's de todo o Brasil ) e a Paçoquita ( esta que sobreviveu aos tempos ), dentre dezenas e dezenas de outros tão bons quanto.
Bah, são tantas doces lembranças da minha infância que chego a lembrar do gosto e até do cheiro delas, sim, tínhamos os doces como um verdadeiro prêmio, eram nossa melhor companhia principalmente no colégio, um punhado de balas ou um pacote de pipoca era motivo para ficar alegre durante a aula inteirinha ( ao contrário da professora ).
Os doces que tinham na época marcaram não só pelo sabor, mas pela simplicidade dos mesmos, desde as embalagens simples até seus formatos nada precisos e até grotescos, e também pela alegria e pelos momentos que vivemos em nossa infância e que não voltam mais.
Comíamos muitos doces, comíamos doces o dia inteiro tipo formigas e ainda levávamos pra cama para comer escondido e nunca morremos ( pelo menos eu não até hoje... ) por causa disso. de contrapartida agora temos que viver nos cuidando, principalmente para não adquirir a tal da " diabetes ", esta que se na época cruzasse a nossa frente, ferrou, comíamos ela também.
Antigamente ( leia-se na minha época ) os doces além de baratinhos e " sem frescuras e viadagens " eram comercializados ali mesmo na cantina do colégio, ou no bar ao lado ou na lojinha de revistas em frente ao colégio, e é importante lembrar que nem um deles exploravam nos preços.
Sem contar que a maioria deles vinham em um pote grande com uma tampa também grande, e para pegá-los nós ( ou o dono do estabelecimento ) enfiávamos a mão lá dentro do pote e tudo certo, também parece que não há registros de óbitos relacionados a esta prática. Que saudade.
Ah, frise-se, era EXPRESSAMENTE PROIBIDO pelas professoras comer os doces, pelo menos dentro da sala de aula onde ele " ia bem " era proibido, mas, para nós era um vício, um vício bom ( um dos poucos vícios bom ( de ingerir ) que eu tive o prazer de ter na vida ), e quem sabe justamente por isso, por eles serem PROIBIDOS que eram tão gostosos assim que só de relembrar através desse texto sinto água na boca ( enquanto como uma rapadura de melado de cana ), todos nós adorávamos comer esses doces.
Hoje existem doces de todo tipo, chocolates então nem se fala, aí você entra na loja chique do cão que além de nojo chega dar " tremedeira nas pernas ", se depara com 5 ou 6 atendentes mal humoradas ( que nem parece que trabalham com doces ), todas com cabelos presos ou toucas, luvas ou " pegadores " e ainda paga " os olhos da cara " para comer essas porcarias cheias de " frescurisses " e conservantes, acidulantes, corantes e etc., de hoje em dia, que existem mesmo para acompanhar a moda e fazer mal de verdade assim como faz o cigarro ( por exemplo )...
Sou feliz por ter tido uma infância onde a tecnologia, o consumismo e a exploração da mídia não eram presentes, só lá nós comíamos doces feito formigas e brincávamos de maneira simples e éramos verdadeiramente felizes, só lá.
Ainda bem que tem alguns bares ( os chamados botecos ) que ainda vendem ( barato ) esses doces que nos lembram o gosto da nossa infância. É verdade, ainda existe, corre lá e compra para sentir o gosto dos doces e viajar ( junto com nós ) no tempo, em lembranças. Absolutamente tudo era mais belo, mais inocente e mais gostoso na época da nossa ( minha ) infância.
Enfim, são nos pequenos detalhes que percebemos o quanto éramos felizes e nem sabíamos, até porque podíamos comprar doces a " torto e direito " e sem nenhuma preocupação, dentre elas se iria sobrar dinheiro no final do mês ou não...!
" A LEMBRANÇA DA INFÂNCIA É O ÚNICO SONHO REAL QUE NOS RESTA NA FASE MADURA DA VIDA, OS DEMAIS SÃO MERAS UTOPIAS.". - IGdeOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário