segunda-feira, 24 de julho de 2017

O ' MUNDO MÁGICO ' DO CIRCO.

O ' MUNDO MÁGICO ' DO CIRCO.

( P.V / A.S / 427-2016 ),
Quem foi, foi, quem não foi, não vai mais... acabam de fechar as cortinas em definitivo...
Fiquei meio assim na hora de ir ao pequeno circo instalado próximo à minha casa, estava quase dando o horário da matiné e não se via movimento, falei para minha filha: " Meu medo é de ir lá e estar só eu e o Jeday lá com mais uma meia dúzia e o pessoal se obrigar a tocar o circo só para nós... ", que equívoco, em 15 minutos aquilo estava cheio, filas se formaram, e assim tem sido todos os dias e em todos os horários enquanto da estadia deles por aqui.
Então, ontem fui ao circo ' Mundo Mágico ', e para minha surpresa, a simplicidade, a humildade e a educação deles me comoveu. Bem como me fascinei pela forma de vida que eles levam...
Chegamos lá no circo, e eu e o Jeday que íamos pagar cadeira, já nos surpreendemos ali, na entrada do " portão 2 ", quando eles já não cobraram a entrada do Jeday, por ser especial, e logo na entrada da tenda o dono do circo já se dirigiu a ele: " Rapaz, que satisfação ver você por aqui, seja bem vindo e bom espetáculo... ", nem preciso dizer que isso e motivou o Jeday ainda mais em sua primeira visita a um circo, pelo menos comigo.
Parece que eles levam uma vida sofrida, uma vida " judiada " e corrida, mas não, eles tem excelente preparo físico e psicológico para encararem suas labutas diárias como se aquela loucura toda toda fosse assim, normal, já em relação aos trailer onde se acomodam, bah, são " coisas de primeiro mundo ", confortáveis no último grau do merecimento de cada um deles.
Eles trazem consigo absolutamente tudo, sua casas e todo o conforto delas vêm com eles, trazem seus carros, seus cachorros ( que vi e são lindos ), e até seus pequenos cavalos de estimação ( que frise-se: Não participam de nenhum número, apenas embelezam ainda mais o ambiente em que eles vivem... ), ou seja, eles do circo, levam uma vida absolutamente normal, o que os difere de muitos de nós é que eles ganham a vida ( e muito bem... ) de uma forma diferente e inteligente, embora nômades.
Eles são tipo assim, uma mini vila ambulante, levam alegria por onde passam, e lá tudo funciona, e deve funcionar da mesma forma por todos os lugares por onde eles passam. Pessoas ímpares, de caráter indiscutível que devem ser mesmo bem recebidos e em todos os lugares.
E eu, que achava que ia passar vergonha pois íamos estar só nós lá... bah, se liga né Javel, os caras sabem a que vieram, tinham 350 pessoas, e imaginem então que isso se deu em cada um dos três horários, o que nos faz presumir que devem sim faturar muito bem, eu arriscaria dizer uns R$ 50 mil ( bruto ) por dia, o que já é um bom montante para quem achava que não iria ter espetáculo... agora, pensem só no outro circo ( que vou ver na próxima semana... ), o de grande porte, quanto não ganham, imagino que umas 10 vezes mais, e que até arrisco palpitar ( e errar... ) que não deve ser tão acolhedor assim, afinal, ali, no ' Mundo Mágico " eu vi e senti a simplicidade em todos e em tudo durante àquelas mágicas duas horas.
Observei também que os artistas deste circo, que eu particularmente imaginava muitos, na verdade são bem poucos se duvidar uma meia dúzia, quem sabe até duas famílias e mais alguns poucos colaboradores, que trabalham muito, primeiro fazendo o " comercial ", e de repente você se dá conta que são os mesmos a fazerem cada qual as suas apresentações, logo, são exatamente os mesmos que faturam no intervalo ( ou que andam por aí fazendo propagandas do circo ), o cara do globo da morte é o mesmo palhaço, o apresentador e acrobata do monociclo, a menina que gira 50 bambolês é a mesma que vende bebidas e etc, pasmem, não sofrem de ansiedade, não se afobam, não se desesperam e tudo dá certo, e tudo no seu devido horário.
E é dali que eles dignamente sustentam suas famílias, tiram seu sustento da Cultura e da Arte, e neste caso em específico, do circo ' Mundo Mágico ' focando sempre nelas, nas crianças.
De fato e como diz a própria propaganda, " um circo diferente " e direcionado ao público infantil ( mas adulto também " baba " lá... sou testemunha disso, aliás, as bailarinas são sensacionais...), enquanto eles não perdem um minuto sequer de faturar, com brinquedos, com fotos, com comidas e etc, ao mesmo tempo em que se esforçam ao máximo para atingir o público alvo, e fazem isto no início, no meio e no fim das apresentações.
E, quem não gosta da magia do circo? Que energia maravilhosa tem lá dentro, energia esta que nos afasta do estresse, que nos faz simplesmente " desligar do mundo ", lá podemos rir sozinhos, a energia dos palhaços nos contagiam, estar no circo parece nos " lavar o espírito " das energias negativas, nos deixa muito mais leves e tranquilos, nos eleva espiritualmente, e notamos isso depois, quando saímos de lá revigorados e cheios de energias boas, até parece que deixamos tudo de ruim que sentimos por lá mesmo.
O nosso psicológico já vai preparado para se libertar lá dentro do circo, já vamos almejando alegria, e como, somos o que atraímos, saímos de lá melhores do que entramos, sem dívidas.
Enfim, eles conseguem mostrar que é a simplicidade das coisas que é importante, e só por isso já valeu a pena de ter ido lá, e, como o circo não podem parar, que Deus ilumine eles e que possamos estar juntos em novas oportunidades...!.
" QUE NINGUÉM SE ENGANE: SÓ SE CONSEGUE A SIMPLICIDADE ATRAVÉS DE MUITO TRABALHO ". - Clarice Lispector.

Nenhum comentário:

Postar um comentário