terça-feira, 25 de julho de 2017

O QUE DEVE SE PASSAR COM UMA PESSOA EM ESTADO DE COMA?

O QUE DEVE SE PASSAR COM UMA PESSOA EM ESTADO DE COMA?

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Segundo depoimentos, quando as pessoas entram em estado de coma elas houvem tão nítido quanto ou mais do que se não estivessem em coma, parece que este estado aguça ainda mais a audição.
Ouvimos também um depoimento de Moacyr Franco ( através do Ratinho ), contando que quando ele esteva em coma, ele ouvia tudo o que os médicos, enfermeiros e as pessoas que estavam em sua volta falavam, e que em determinada ocasião ele viu e ouviu um homem falando que ele " sairia dessa ".
Ele retornou do coma e um belo dia ele foi até uma capelinha para agradecer seu novo estado, e lá enquanto orava se deparou com a mesmo homem que ele viu na ocasião em que o mesmo que disse que ele sairia do coma, ele espantado, quando menos esperava e até meio em choque, perguntou: " Ei, quem é você? ", ao que ele respondeu: " Eu sou um zelador ", e nisso, quando ele olhou para o lado novamente essa pessoa sumiu, como se estivesse mesmo atravessando uma parede.
Minha mãe também ficou em coma, em casa por decisão nossa e a pedido dela própria, com febre altíssima, e nós, mesmo vendo-a ir embora aos poucos nunca falamos perto dela palavras de desesperança, pelo contrário, éramos categóricos e unânimes quando dizíamos ( e até guardávamos esperanças, e não ): " Mãe, você vai ficar bem, boa noite, até amanhã outra vez e que Deus te abençoe.".
O amor muitas vezes cura minha gente, as palavras tem enorme força, tanto as palavras boas quanto as ruins, as boas dão força para quem está enfermo e até para quem está de coma, e o subconsciente grava tudo que é de bom e de ruim também, portanto jamais devemos falar perto de uma pessoa que ela não vai conseguir, que o estado dela não tem mais volta, devemos sim e sempre dar forças ( por mais que não a tenhamos mais ), pois a mente é algo tão misterioso que muitas vezes nem nós mesmos a entendemos.
Mas é claro que as vezes a própria realidade nos " bate forte na cara " e que por vezes quase nos derruba, e nós, eu e meu pai já sabíamos que nossa mãe descansaria, mas, mesmo assim nunca a desanimamos, víamos o sofrimento dela mas sempre tentávamos reanima-lá, pois imaginávamos ( ou tínhamos certeza ) que ela estava ouvindo, e estava.
Agora imaginem só quantas pessoas em hospitais passam AGORA por momentos semelhantes a este ( bem como em algum lugar do mundo podem estar lendo este texto e ajudando as pessoas em estado de coma ), como? Nunca mais falando palavras negativas tal qual: " Leva ele para casa para morrer " ou " É colega, esse paciente não volta mais do coma! ", afinal, a pessoa está ali ouvindo e entendendo mesmo sem poder se mexer, ou falar algo para se defender e " provar o contrário ". Pensem na agonia, na tristeza e no " banho de água fria " de quem ouve, até porque o tempo lá, no coma, deve mesmo demorar uma eternidade.
Portanto, os profissionais principalmente deveriam ter muito mais cuidado com pacientes em coma, pois eles são pessoas com sentimentos, e na ocasião com o ouvido aguçado, imaginem também o que passa na mente deles, o desespero diante da morte eminente e premeditada por um " profissional ". Que momento assustador, de desanimo e de desesperança, imaginou eles esperando a morte? Agora imagine você lá, esperando a morte, leigo ou doutor. Pois é.
Entendemos que os médicos e profissionais de saúde têm que falar a verdade aos seus pacientes e estão fazendo isso com mais frequência a cada dia, mas, isso não dá a eles o direito de falarem perto da pessoa em coma ( mesmo que hoje em dia já o fazem no próprio consultório mesmo, dão " atestado de morto " com a pessoa ali viva... ), como se a pessoa já estivesse morta, eles podem sim e muito bem usar o bom senso e chamar um familiar e contar o fato, já que eles consideram que uma pessoa em coma já está praticamente morta.
Estes jamais deveriam falar coisas desagradáveis perto de pessoas em estado de coma, já que os mesmos ouvem e não podem se manifestar.
Ninguém, absolutamente ninguém tem o direito de falar algo que possa " ceifar " de uma vez o que resta de esperança para uma pessoa em coma, indefesa e vulnerável.
E nós estávamos aqui, " pensando alto " com nossos botões e analisando alguns fatos, depoimentos e relatos de pessoas, e observamos inclusive que algumas pessoas em estado de coma também podem sentir dor, e tanto é verdade que isso aconteceu com minha própria sogra, que quando hospitalizada prenderam seu braço á cama, e na cama tinha um parafuso enorme de baixo do seu braço amarrado, ela tentava até se mexer e esboçava reações parecendo agoniada, parecia mesmo querer falar algo mas nós não conseguíamos identificar o que era, aff, que triste lembrança, só fomos perceber tempo depois, algumas horas antes de ela falecer.
E a enfermeira? " Ah, é mesmo, que descuido...!.".
Enfim, são tantos relatos que dariam um livro e cujas histórias chegam a nos arrepiar, dá vontade de chorar pela crueldade e de se revoltar pela gravidade da situação que envolve alguns que se dizem tão profissionais, mas que esquecem-se que eles não tem o direito de fazer isso ( de sentenciar ) e com ninguém.
A doutrina espírita também aborda o assunto, e diz que uma pessoa em coma " está pagando algo " que fez aqui na terra, e nós até concordamos, eu em particular acredito piamente nisso nesta afirmação, até porque acredito que tudo que fazemos aqui, pagamos aqui mesmo e não " do lado de lá ", e seja nesta, em outra encarnação ou em outra ainda das tantas, sempre " pagamos " com o sofrimento, em outras palavras, para mim o inferno é aqui mesmo ( até que me provem o contrário ).
Bem, hora de encerrar, e para encerrar um apelo, precisamos rever alguns conceitos urgentemente, a começar por esses fatos que ocorrem diariamente no dito estado de coma, e, tratar as pessoas com mais respeito, com mais ética profissional, com mais dignidade, e mais que tudo, com muitíssimo BOM SENSO...!
Por favor, estudem essa citação abaixo senhores, até para nunca correrem o risco de pegarem um " cabra invocado " que sobreviveu ao coma...
" AO LIDAR COM PESSOAS, LEMBRE-SE DE QUE VOCÊ NÃO ESTÁ LIDANDO COM SERES LÓGICOS, E SIM COM SERES EMOCIONAIS.". - Dale Carnegie.
" Lembre-se de que você mesmo é o melhor secretário de sua tarefa, o mais eficiente propagandista de seus ideais, a mais clara demonstração de seus princípios, o mais alto padrão do ensino superior que seu espírito abraça e a mensagem viva das elevadas noções que você transmite aos outros.". - Autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário