quinta-feira, 27 de julho de 2017

UM PEDIATRA MEIO ASSIM, ANJO DA GUARDA...!

UM PEDIATRA MEIO ASSIM, ANJO DA GUARDA...!

( ponto de vista / homenagem / assunto sugerido ),
Dia dos pediatras, esses profissionais que na maioria das vezes acompanham o nosso crescimento, o de nossos filhos e de nossos familiares e assim já vão nos conhecendo e acompanhando nossa família por gerações.
Para ser pediatra ( assim como diversos outros ofícios ) tem mesmo é que ter o dom, pois se não o tiverem de nada adianta optarem por esta carreira, sim, eles lidam com vidas, mais precisamente com a vida de crianças. Que responsabilidade.
Me lembro como se fosse hoje um certo " pediatra " em Balneário Camboriú, quando minha mãe deu a luz e nasceu o meu irmão com Síndrome de Down. O tal pediatra foi taxativo quando metralhou: " Seu filho nunca irá caminhar, será um eterno dependente, dificilmente irá falar, pode ser que seja " tudo torto ", poderá ter até 60 convulsões por dia e deve viver entre 7 e 9 anos, era isso...", dentre inúmeras outras bobagens que aquele desqualificado sem dom foi capaz de dizer, um " projeto de pediatra " incompetente que mal tinha visto meu irmão na " incubadeira " e já foi compartilhando suas frustrações com a paciente fragilizada, falando o que ele nem sabia.
E minha mãe desesperada, passou mal logo ali, no pós parto, teve de enfrentar a dita depressão pós parto e diante disso chegou a cogitar jogá-lo no mar... sim, mesmo que momentaneamente ela ficou totalmente desesperada com o relato e a atitude do " médico pediatra ", perdemos todos o chão e não sabíamos o que fazer. Em resumo, superamos ( com a ajuda de um forte anjo da guarda ).
De volta ao texto...
... e de volta a Caçador trouxemos meu irmão, que logo começou a ser acompanhado por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e claro, um outro pediatra, bah, incompetente também ( e uma pena não poder citar nomes aqui, pelo menos não em certas ocasiões... ).
Mas, felizmente, na terceira tentativa encontramos um pediatra de verdade, daqueles que têm o dom também de verdade e que inclusive já era o meu médico ( bem como de toda a cidade ), meu há uns 10 anos já que era a minha idade, este que, com o dom que tinha parecia mesmo mágico e a princípio nos acalmou, disse que nosso irmão era especial sim e por isso iluminado, e que diferente do que tinha dito o tal " pediatra " lá do inicio texto, ele nos traria muitas alegrias, e mais, seria o motivo maior de nosso viver e por muito tempo. Que bálsamo e quão feliz foi em suas palavras.
Nós sempre observávamos e comentávamos em família inclusive que esse pediatra parecia mesmo ter uma espécie de poder diferente, algo extraordinário, fora do comum ou do trivial.
Ele, quando rapidamente fechava os olhos e abria, ou até mesmo quando fixava seus olhos nos olhos do paciente, parecia pressentir exatamente aonde estava o problema e qual era, ele tinha uma espécie de energia, ou tipo assim, uma " coisa sobrenatural " que nos fazia bem, que nos passava muita confiança, e para isso ele nem precisava falar muito, ele se concentrava e logo já sabia o diagnóstico, prescrevia e pode acreditar, era " batata ".
Até hoje ele é comentado em nossa família ( e centenas de outras por aí ) como sendo uma espécie assim de anjo da guarda que escolheu a minha cidade para " aterrizar ".
Temos ótimos pediatras senão não estaríamos aqui homenageando-os, e graças a Deus para o bem da criançada toda que está iniciando o trajeto da vida e com certeza absoluta precisarão deles, estes, os bons, ainda são a maioria, mas temos péssimos profissionais também, aliás, lamentavelmente é assim mesmo que funciona, e em todas as profissões ou ofícios.
Enfim, hoje, no DIA DO PEDIATRA, parabenizamos todos eles sem distinção, mas com um carinho todo especial àquele que um dia balsamizou nossas vidas com seus conselhos, com suas palavras, com seu olhar penetrante, com sua presença e com sua paz, ele que nunca nos esqueceu ( e nem nós dele... ) e que recentemente, para minha surpresa, me enviou minha " ficha de consultas " de quando eu era pequeno para que eu guardasse como recordação da minha infância, e o fiz, guardo com muito carinho a recordação desse anjo da guarda que fez parte da minha vida, da vida do meu irmão, da vida da minha família, da sua vida, da vida de sua família e de muita gente que gostaria de agora ( quenem eu ) poder dar um abraço apertadíssimo nele, pois se tem um exemplar deles que merece de fato, esse realmente é o que poderia representar todos eles. Seu nome, doutor Luíz Vatutin. ( aqui eu posso citar nomes... ).
Hoje, nosso carinho a todos e que Deus abençoe em especial a este, e infinitamente, porque infinitamente é o exato tamanho da nossa GRATIDÃO...!
" EU NÃO TENHO ÍDOLOS. TENHO ADMIRAÇÃO POR TRABALHO, DEDICAÇÃO E COMPETÊNCIA.". - Ayrton Senna.
" Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.". - Louis Pasteur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário