segunda-feira, 31 de julho de 2017

UMA DAS TANTAS " AULAS " DO MEU PAI QUE EU NÃO FREQUENTEI.

UMA DAS TANTAS " AULAS " DO MEU PAI QUE EU NÃO FREQUENTEI.

( Ao me deparar com o " post " abaixo, tive a impressão de ouvir o meu pai falando...).
Sempre trabalhei com meu pai, até que ele existia é claro, mesmo trabalhando com cobranças e sem muito precisar da participação direta dele, minha fonte de renda sempre veio dele, trabalhávamos no mesmo lugar, logo, no " frigir dos ovos " eu sempre fui " dependente " do meu pai...!
Tudo que eu ganhava eu gastava, e mais, na época eu chagava a gastar até 3 ou 4 vezes mais do aquilo que eu ganhava, muitas coisas desnecessárias, muitas ilícitas inclusive... ele me cobrava muito sobre isso ao que eu respondia, eu gasto porque ganho bem ( muito bem por sinal ) por sermos nós o único escritório de cobranças da cidade na época...! Logo, o melhor é claro...!
Com 15 anos eu já " estourava " limites de cheque ouro família com a maior facilidade e não tenho orgulho nenhum disso...!
Mas ele, meu pai, não desistia e sempre insistia com seus conselhos que muitas vezes entravam por um ouvido e acabavam saindo pelo outro...!
Em 1998 eu já não gastava mais tanto assim, a vida já tinha SE APRESENTADO para mim um ano antes, sem um pingo sequer de dó ou de piedade, sem delicadeza nenhuma para ensinar...! Motivos? Deixa pra lá...!
Certo dia de 1998 eu acordo e ao passar pela cozinha, exatamente no lugar da parede onde guardávamos as chaves dos carros, ao pegar a chave de um dos meus carros para ir trabalhar encontrei junto com a chave um bilhete " xerocado " e plastificado que trazia a seguinte mensagem:
" Você adquire riquezas pelo que ECONOMIZA e não pelo que você GANHA, comece HOJE, comece AGORA...".
Acho que foi uma das " aulas " do meu pai que eu nunca frequentei mas que me tocou demais e profundamente, sei lá se era o " juízo " chegando ou o arrependimento mesmo, quem sabe até era a " playboyzisse " indo embora de uma vez por todas...!
Daquele dia em diante, em que toda a economia que eu tinha eram R$ 298,00 ( guardados dentro de uma latinha ) que tinha ganhado trabalhando para um político amigo e muito querido, então, resolvi contar essa história para um outro amigo meu, gerente do Banco Besc na época, Osmar o nome dele e nos encontramos aquele dia ao acaso em uma oficina, ao acaso ou não, pois foi exatamente no dia que eu vi o " abençoado bilhetinho "...!
Ele falou para mim que meu pai tinha toda razão e que " quase R$ 300,00 " era uma boa economia para começar, e que se eu aplicasse e levasse no capricho, em alguns anos eu poderia me orgulhar disso e fazer bom proveito...!
Continuei trabalhando com meu pai, logo, continuei dependendo do meu pai, só que de hora em diante tudo que eu ganhava eu economizava, nem tudo, mas, muito mais da metade, e sem passar necessidade de nada, o que eu " salvava " ia direto e frequentemente para a minha " continha " do Besc.
Os anos se passaram, meu pai partiu sem avisar, meu chão se foi, meu tapete foi puxado de uma vez só pela vida, meu emprego ( de magnata ) foi junto, foi embora...!
Mas eu fiquei e tenho sim saudade, mas, ficou A LIÇÃO que aprendi naquele " bilhetinho " que me acordou em 1998 e que permanece no mesmo lugar até hoje, nunca passei por necessidades e nunca hei de passar, e para nem um pouco da minha surpresa, a pouco tempo atrás, antes de dormir, ao passar pela cozinha, " flagrei " minha filha parada em frente ao " bilhetinho " lendo atentamente, não comentei nada com ela, apenas fiz de conta que não tinha notado nada.
Ela aprendeu sem ninguém precisar ensinar, com o mesmo " bilhetinho " que um dia o meu pai teve a feliz ideia e o trabalho de " xerocar ", plastificar e colocar ali, com um percevejo... claro que ela aprendeu muito antes de mim a valorizar cada centavo aplicado em seu " cofrinho " que ela conquista com o suor do próprio trabalho...!
Fica a dica, deu certo aqui pode muito bem dar certo ai...! Bom senso nunca é demais, mesmo em se tratando de " $ "...!
Vou deixar uma última frase, esta de uma adesivo que meu pai usava no seu carro, do curso de administração da extinta UnC, na época em que meu pai era coordenador do curso:
" O sucesso está em bem administrar.".
Escrevi este texto porque vi este " post " interessantíssimo ( que segue abaixo ) no mural de um amigo, aliás, no Facebook deste amigo só têm " posts " inteligentes e proveitosos como este que você vai ver agora...
Ah, antes de conferir o " post ", só de mais um segundinho de atenção a esta frase, ela pode mudar também a sua vida financeira e consequentemente te " livrar " de diversos problemas psicológicos, ela foi o alicerce, depois de meu pai é claro, para uma vida até então 100% tranquila, suada pra caralho, mas tranquila...!
Lá vai:
" Você adquire riquezas pelo que ECONOMIZA e não pelo que você GANHA, comece HOJE, comece AGORA...".

Nenhum comentário:

Postar um comentário