O ÓDIO, A RAIVA, E VOCÊ...!.
( P.V / P / A.S / 395-2016 ),
" Não deixe as pessoas te clocarem na tempestade delas, coloque-as na sua paz ". ( Fanfa ).
O ódio causa no corpo a liberação de adrenalina, e com isso vai acumulando estresse, e acaba por fazer muito mal a nossa saúde.
O ódio faz a gente agir sem pensar, envenena o nosso consciente, faz nós agir por impulso, faz falarmos e fazermos coisas que depois podemos nos arrepender, e aí, bah, dai já é tarde demais e o que está feito, está feito...
A nossa respiração aumenta, o coração bate mais rápido, demasiadamente rápido, simplesmente descompassa, e é aí que mal conseguimos enxergar a real situação, saímos fora do nosso normal, " saímos da casinha ", ficamos vulneráveis à " violenta emoção ", e o pior é que, esta raiva, ou, este ódio, acaba afetando a nossa saúde como um todo, inclusive alguns órgãos podem até começar a doer, assim, de uma hora para outra.
Dores de cabeça, problemas digestivos, insonia, ansiedade, depressão, pressão alta, inclusive ataques, ou derrame, ou ainda infarto. Estes são apenas alguns exemplos do que podemos sentir, ou que pode nos ocorrer quando estamos com ódio, ou com raiva.
E por mais incrível que pareça, há quem " vicie " em odiar a tudo ou a todos, que vivem estressados, com raiva e mal humorados, e consequentemente prejudicando a si mesmo e piorando dia a dia o seu estado de saúde, e muitas vezes sem se dar conta do dano que está causando em si próprio.
Portanto, temos que nos policiar e tentar manter sempre o equilíbrio, embora saibamos que isso não é nada fácil, mas, respirar dez vezes e devagar, e tentar ao máximo se controlar, ainda é a melhor solução, esta que com o tempo vamos aprendendo, podendo inclusive se habituar a ela.
O ódio é o próprio veneno agindo dentro de quem o sente, e aos poucos vai intoxicando e se espalhando, e tanto no nosso corpo quanto na nossa mente ( ou no espírito... ).
A pessoa com ódio, além de maltratar os outros, começa a se maltratar e até a se excluir dos demais, começa a viver sem expectativas, pois a mente dela já habituou a conduzir tudo pelo lado negativo.
É sabido por todos que tem dias que tudo parece nos tirar do sério, e muitas vezes até não podemos evitar os sentimentos de ódio ou raiva, ou até nos magoar, é difícil demais controlar todas essas emoções ruins a que somos submetidos ou " bombardados " todos os dias, ainda mais em um mundo tão agitado e cheio de coisas erradas como o nosso e que as vezes e literalmente, nos enlouquecem.
Temos que às vezes " engolir sapos ", até para não termos uma atitude precipitada que vá nos prejudicar logo ali na frente... mas, que mesmo diante disso tudo não guardemos mágoa, que tentemos ( pelo menos tentemos... ) não " se envenenar ", e que deixemos que certas atitudes erradas ou até mesmo as palavras ruins simplesmente " entrem por um ouvido e saiam pelo outro ", só assim equilibraremos a nossa mente, e manteremos a nossa saúde como um todo.
A raiva ( ou o ódio ) excessiva maltrata o corpo, judia da mente e principalmente do espírito, e até das relações, e sejam elas de que tipo for... esses sentimentos são altamente responsáveis por destruir amizades e casamentos, impedir a comunicação afetiva e as relações sociais.
Enfim, diante de uma situação assim, procure sempre " contar até dez " antes de " se envenenar ", se necessário pense, repense, calcule, analise, procure um médico, e REEQUILIBRE-SE...!.
" GUARDAR RESSENTIMENTO É COMO TOMAR VENENO E ESPERAR QUE A OUTRA PESSOA MORRA ". - William Shakespeare.
Nenhum comentário:
Postar um comentário