quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

OLHA A EXPLORAÇÃO ( TAMBÉM ) AÍ GENTE...!!!

OLHA A EXPLORAÇÃO ( TAMBÉM ) AÍ GENTE...!!!

( ponto de vista / assunto sugerido / 71-2016 ),
" O homem explora o homem e por vezes é o contrário.". -
Woody Allen.
E com o início das aulas, lá vem os abusos nos preços dos materiais escolares, sim há uma enorme diferença de um estabelecimento para outro, e se a gente não pesquisar, vai acabar saindo ( mais uma vez... ) logrado.
Olha, chega a ser um absurdo, as escolas exageram na tal " lista de materiais ", alguns pedem até papel higiênico, sendo que isso é uma obrigação da escola, dentre outros vários materiais desnecessários para o aluno e para o bolso dos pais.
Não entendo o porquê de alguns materiais serem levados à escola e apesar de conterem o nome da criança, ainda assim serem usados coletivamente, logo, nem dá pra entender o porquê eles exigem que se coloquem os nomes.
Um exemplo sobre a exploração são os cadernos grandes e de dez matérias, que têm enorme diferença nos preços de um estabelecimento a outro, de uma marca a outra, ah, e principalmente agora, no início do ano letivo, é exatamente aí que certos comerciantes errados se aproveitam, pintam e bordam nos preços, até porque alguns não pesquisam e compram tudo no mesmo lugar, não se preocupam com o importantíssimo e necessário ( também neste caso ) " orçamento ", não pesquisam, e por pura preguiça mesmo.
Algumas listas são confusas, e porque não dizer exageradas, pedem materiais que dariam para dois anos ou mais, como se os pais tivessem em casa uma " fábrica de dinheiro ".
Outro exemplo são algumas escolas que pedem 500 folhas de papel oficio, agora, multipliquem isso pela quantidade de alunos de cada sala... bah, é um caminhão de folhas heim... e a escola, faz o quê mesmo com as verbas destinadas para esses materiais???
Olha pais, se vocês se sentirem lesados, vocês podem ( e devem ) recorrer ao Procon de suas cidades, se notarem que a lista de materiais está de fato abusiva, vocês têm o direito de fazer isto, sim, é de direito e ninguém é trouxa...
" Procon afirma que, assim que a irregularidade na lista de material escolar for constatada, ou mesmo quando houver a desconfiança dos pais, o caminho é registrar a denúncia no órgão, pessoalmente, pela internet ou pelo telefone 151. Ao final da investigação, a escola pode ser multada.
O Procon pede o faturamento da escola e a multa é proporcional, com caráter educativo. Cada caso precisa ser particularizado.
É enviada uma comunicação à escola, que tem cinco dias úteis para responder. A resposta é repassada aos pais e ao Procon, mas, se não convencer, os pais devem avisar o órgão, que vai avaliar e, se necessário, pedir que a escola se adeque. Se a instituição não atender às recomendações, será multada...".
Portanto, fiquem atentos, pesquisem, façam orçamentos, e não comprem tudo na primeira loja que aparecer pela frente, aproveitem as promoções e os bons preços mas desconfiem do excesso de atenção na hora das compras, pois de " espertinhos " e de " enroladores " está cheio por aí, eles que acham que podem tudo, inclusive lograr os outros nos preços, " metendo a mão " sem dó nem piedade em seus bolsos. Ou seja, na hora de ir às compras de materiais escolares ( e tudo mais... ), nunca é demais mantermos os olhos bem abertos, e se necessário, a boca...!!!
" NÃO É A CONSCIÊNCIA DO HOMEM QUE LHE DETERMINA O SER, MAS, AO CONTRÁRIO, O SEU SER SOCIAL QUE LHE DETERMINA A CONSCIÊNCIA.". - Karl Marx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário