quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SUBTRAÍRAM DAS ESCOLAS ESPECIAIS, OU É IMPRESSÃO MINHA?

SUBTRAÍRAM DAS ESCOLAS ESPECIAIS, OU É IMPRESSÃO MINHA?

( P.V / P / A.S / 102-2016 ),
Peguei o " bonde andando ", entendi a meu modo e por isso fiquei " p " da cara, e como sou metido resolvi vir aqui, tentar entender...
Infelizmente, há dias já, tomamos conhecimento que o governador ( o meu e de muita gente até então... ) retirou através de uma liminar, disciplinas importantíssimas das Apaes do estado, entre elas a importantíssima Educação Física, Artes e Informática, estas que são fundamentais tanto para a tão debatida " inclusão social " quanto para psicomotricidade, dentre outros diversos fatores.
Então, falam tanto em inclusão social e eles acabaram de cometer ( a este leigo ponto de vista... ) uma espécie assim de " exclusão social ", pois sem estas disciplinas eles estão subtraindo as chances dos alunos de incluírem-se na sociedade.
Ainda a este leigo ponto de vista, eles estão cometendo um erro gravíssimo, e assim sem mais nem menos, retiram estas disciplinas que não é de competência do pedagogo, e sim dos profissionais habilitados para isso, para que os alunos possam desenvolver potencialidades físicas, físico cognitivo, desenvolvimento motor e consequentemente serem " ajudados " ( também ) nessa questão da inclusão social.
Retirar estas aulas das pessoas com necessidades especiais ( mais uma vez a este leigo ponto de vista... ) é excluí-las ou ignorá-las, pois não ter acesso às principais disciplinas que ajudam a " vencer barreiras " e até algumas dificuldades físicas e intelectuais é no mínimo sem sentido, é uma vergonha para o nosso estado.
A tal da inclusão soou mais que nunca uma " ferramenta " para aparecer mesmo, para sensacionalizar, porque de inclusão de fato não estamos falando, se os alunos não participam de nada, a cultura por exemplo, através das Artes, deveria ser sim uma prioridade, mas, também parece que está sendo descartada. Aulas de informática então, bah, não vivemos em plena " era da informática "?
E quem perde com isso somos nós, a educação e consequentemente os alunos, que deveriam estar sendo melhor estruturados.
Mas, infelizmente o que percebemos é um certo descaso, uma " falha " por parte de quem propõe e " avaliza " uma liminar assim, isso é indignante, isso é tirar os direitos dos alunos, sendo que os mesmos têm todo direito e necessidade de usufruir dessas aulas, até por uma questão de ampliar suas capacidades, tanto motoras e intelectuais, quanto sociais.
Lamentavelmente ( e outra vez neste ignorante ponto de vista... ) entendo isso como uma grande perca, inadmissível e inaceitável, precisamos reverter esta situação, pois os alunos têm direitos, e estes precisam ser respeitados e cumpridos.
Uma grande vergonha para nosso estado, e maior ainda para quem assinou esta liminar...
Enfim, que alguém tome alguma providência em relação a isso, e o mais rápido possível, pois o ano começou ( finalmente... ), os dias estão se passando e os alunos necessitam destas aulas. Educação Física gente...
Vergonha de ser brasileiro, vergonha por saber que as leis só favorecem mesmo os corruptos, os ladrões, de cultura, de esperanças e de desenvolvimento inclusive...
O que estão querendo fazer com as Apaes, e, que acometerá de forma direta professores e educandos é sem dúvidas um grande retrocesso na educação especial do estado. Estão querendo trocar professores por recursos financeiros. Estão querendo trocar educação e desenvolvimento por possível assistencialismo. Negar ou restringir aos alunos das Apaes um acompanhamento pedagógico com profissionais especializados.
O que precisamos? Nos mobilizar e defender o direito da pessoa com deficiência, não podemos aceitar mais esta " impunidade "...!
Observação: Aceitamos esclarecimentos acerca do assunto, sobre quem se " favorece " e de fato com isso tudo...
" SER PROFESSOR É ENXERGAR POTENCIAL ONDE OS OUTROS ENXERGAM ' CASO PERDIDO '.".

Nenhum comentário:

Postar um comentário