quarta-feira, 14 de junho de 2017

15 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DE COMBATE Á VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO.

15 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DE COMBATE Á VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
A tendência mundial concretiza o aumento da expectativa de vida da população, e no Brasil a situação não é diferente. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), o país tem hoje cerca de 17.6 milhões de idosos. Esse número é maior do que as populações de países sul americanos, como Chile, Uruguai e Paraguai.
Tendo em vista o aumento do número de idosos, foram criadas leis, pra que os idosos, que sofrem violência doméstica, sejam retirados de suas casa e vão para locais onde eles possam ter uma velhice mais tranquila, com conforto e sem violência, e tudo isso pago pelo governo.
A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República também está atenta à questão da violência e de outros problemas enfrentados pelos mais velhos.
Entre as proposições, destacaram-se a criação dos Conselhos Municipais do Idoso em todos os municípios, sob a fiscalização do Ministério Público, a implementação de Defensorias Públicas nos Estados e na União com o intuito de viabilizar a criação de órgãos especializados na proteção e defesa da pessoa idosa e o compromisso do poder público e da sociedade na fiscalização dos serviços prestados aos idosos pelas empresas concessionárias e/ou permissionárias de transporte público coletivo.
O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar de uma vez por todas a ideia de não aceitá-la como normal.
Sim, pois tem filhos que tem a coragem ou a " cara de pau " de abandonar e até espancar e com muita facilidade e se duvidar até com certa frequência " perder a paciência " com seus pais, eles que por sua vez ( e muitas vezes ) precisam de cuidados redobrados, alguns acamados ou impossibilitados, e os " filhos " lá, ignoram, ou pagam alguém como " cuidador " que podem até maltratá-los, e como o idoso muitas vezes não consegue se defender nem mesmo contando o que está acontecendo com ele, acaba passando até fome, dado á preguiça de alguém que o alimente entre outros, então, é complicada mesmo a situação.
E alguns " filhos " ainda ( tem muito disso ) mantem o idoso por pura obrigação, para receber o benefício deles inclusive, o qual acabam gastando em benefícios próprios, e não compram nada para suprir a necessidade dos idosos, isso pode parecer mentira, parece até exagero, mas há muitos casos assim espalhados por esse Brasil.
É uma vergonha, mas acontece coisas que até mesmo Deus duvida, e esses ainda acham que os pais incomodam e que eles não têm obrigações nenhuma para com eles, ou, eles não têm tempo para cuidar dos pais, escrotos de uma figa!
Enfim, para não estender muita conversa, de fato muito importante esse dia, pois os idosos merecem sim respeito, bem como merecem ser tratados dignamente, e, já que ( em muitos casos ) isso não acontece por vontade da família, que pelo menos nas casas aonde eles estão, que sejam muito bem tratados e cuidados, afinal, eles ( e todos eles ) já passaram por muitas dificuldades na vida, e agora depois de idosos necessitam ser no mínimo respeitados.
E sabemos muito bem que aqui nesta rede não tem disso, mas se acaso " falhou " algum, rogamos a você ( ou a este ) o metro cubico mais quente dos " mármores do inferno "...!
" A infância é a idade das interrogações, a juventude a das afirmações, a velhice a das negações.". - Paolo Mantegazza.
Ou ainda...
" UM PAI CUIDA DE DEZ FILHOS MAS DEZ FILHOS NÃO CUIDAM DE UM PAI... ". - autor desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário