quinta-feira, 22 de junho de 2017

CAMINHÕES DENTRO DA CIDADE, " ATRAPALHANDO " AINDA MAIS O NOSSO TRÂNSITO E AS NOSSAS VIAS.

CAMINHÕES DENTRO DA CIDADE, " ATRAPALHANDO " AINDA MAIS O NOSSO TRÂNSITO E AS NOSSAS VIAS.

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Antes de tudo, lembrem-se da " regrinha ", tem muito caminhão pequeninho por aí fazendo seu trabalho direitinho. Vamos lá?
Vemos e presenciamos diariamente inúmeras imprudências cometidas por " motoristas " de caminhões, e não são aqueles caminhõezinhos que não " fedem nem cheiram " não, e sim aqueles caminhões enormes, claro que a " culpa " não é só deles, mas eles são responsáveis por grande parcela dela, da " culpa ". Vejamos alguns exemplos que eu mesmo verifiquei ( sem querer ) in loco e cada um deles:
Exemplo 1 - Na Emílio Joaquim, onde é proibido o trânsito de caminhões, até por a via ser estreita e perigosa e se tratar de um " barranco " que só não cedeu ainda por causa da vegetação que o sustenta, eles, os caminhões teimam em transitar, e meio que direto, inclusive para carga e descarga de estabelecimentos comerciais da avenida e cujo acesso do carga e descarga ainda é pela Emílio Joaquim.
Exemplo 2 - No trevo ( ou cruzamento ) da Rua Riachuelo que dá acesso á Ônio Pedrassani os caminhões também teimam em subir, tanto para o lado dos supermercados quanto sentido centro de volta, e ali também ( também porque já vi fazerem isso em dezenas de outros lugares ) consequentemente destroem o asfalto com o dito " para choque " traseiro, os " para choques móveis " trabalham, destroem os asfaltos e seguem seu rumo, já os " para choques fixos " além de destruir ainda mais o asfalto costumam deixar os caminhões por longos minutos ali, tentando " desencalhar " da " cagada " que era vista que iria acontecer.
Exemplo 3 - Em algumas empresas ali no Bairro Berger, caminhões, vários deles, teimam em permanecerem estacionados em lugares indevidos tomando quase todo espaço, e dos dois lados da via, restando pequeno espaço para os outros motoristas passarem, muitas vezes tendo que desviar dos estacionados, parecendo inclusive um via de mão única.
Exemplo 4 - Alguns caminhões, nesse caso em específico as caçambas, teimam em continuar derrubando terra pelas vias de toda a cidade simplesmente por falta de lonas, ou, preguiça de colocá-las, quem viu a avenida na semana passada sabe bem do que estamos falando.
Exemplo 5 - Existem também os caminhões que param bem no meio da avenida, ou se estacionam, ficam muito mais fora das faixas do que dentro, estes estacionam como querem, ou como podem, para descarregam ou abastecerem restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos com bebidas, carnes e centenas de outros tipos de produtos.
Exemplo 6 - Em um supermercado do centro da cidade, a entrada de carga e descarga é por trás, bem perto para não dizer junto a uma espécie de trevo, e naquele cruzamento em específico eles chegam a fazer " manobras radicais " para conseguirem entrar de ré no pátio do supermercado.
Exemplo 7 - É a forma em que adentram os caminhões em um outro supermercado também do centro da cidade, logo, desta vez da parte alta da cidade, já me peguei em uma lanchonete ao lado fazendo lanche na parte de fora e que compreende á lanchonete e quase vi o teto todo desabando sobre mim e quem estava comigo na ocasião. Ali é tipo assim, eles tentando colocar um " Galaxie " em uma garagem própria para " Fusca ".
Exemplo 8 - Temos também as ditas " Julietas " ou " Bi-trens ", estes carregados até a " guéla " de pinus, muitas vezes com carga além da capacidade ou do limite permitido, transitando tranquilamente ( tranquilamente não, esses andam no gás... ) no meio da cidade. Largo Santelmo e Beira Rio que o digam, aliás, da uma olhada na condição do asfalto da Beira Rio e já saberá de quem é a " culpa ".
Exemplo 9 - Dias atrás vi um caminhão enorme ( mais um, vários quase derrubaram a ponte já ) querendo passar pela ponte de madeira, e ele jamais conseguiria devido a sua altura, mas, o mesmo só percebeu isso quando trancou todo o trânsito e o fluxo de veículos em frente, ou na esquina do cruzamento, na tentativa de fazer a volta para sair de frente da ponte na qual ele não passaria, exceto se fosse a nado.
Exemplo 10 - Aqueles caminhões rebaixados, com " pretinho nos pneus " e todo " emperiquitados " ao melhor estilo " playboy da boléia ", estes que têm o feio costume de circular em frente a postos de combustíveis ( principalmente ) onde se reúnem a " galera ", e que em menos de 200 metros vão de primeira a oitava marcha só para lá no final fazer aquele " tssssssssssssssss ", que eu particularmente não sei o que é, não pretendo saber, tenho nojo de quem sabe e tampouco sei quem eles pretendem " pegar " com tal atitude besta.
Enfim, 10 exemplos já está bom, chega de exemplos antes que eu acabe de uma vez escrevendo um livro aqui, " dando murros em ponta de faca " diga-se de passagem, aliás, tudo que relatamos acima, infelizmente condiz exatamente com a nossa realidade.
Agora vamos dividir um pouco a " culpa " com determinados fatores, dentre eles supermercados, lojas e demais estabelecimentos, que teriam que, no mínimo ter um depósito fora do perímetro urbano ou pelo menos não no centro da cidade, bem como uma maior orientação para com os motoristas principalmente para os de fora ) ou até um horário diferenciado ( da madrugada se for necessário ) para não acontecer como ocorre hoje.
Então a " culpa " não é somente dos motoristas de caminhões, mas dos estabelecimentos que não deixam outra alternativa para eles executarem seu trabalho, e o pior é que os " magnatas " querem estar estabelecidos ali, no " útero " da cidade, mas sequer cogitam a hipótese de investir em um espaço fora do perímetro urbano para facilitar a vida de todos. É claro, não lhes convém né...?
p.s. Sobre esse " esquema " de colocarem " cones " para " salvarem " vagas de estacionamentos públicos, eu não vou nem comentar, pelo menos não nesse texto...!
" TENTE COLOCAR BOM SENSO NA CABEÇA DE UM TOLO E ELE DIRÁ QUE É TOLICE.". - Eurípedes.

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