quarta-feira, 14 de junho de 2017

CERVEJA PRETA, DA ORIGEM Á UTILIDADE.

CERVEJA PRETA, DA ORIGEM Á UTILIDADE.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
As primeiras unidades da cerveja preta foram produzidas na Alemanha, a pedidos de Adolf Hitler. Mas, como " emos " morriam ao provar dessa bebida, seu criador teve que fugir para a Irlanda.
O criador, de nome desconhecido, partiu rumo a Dublin, onde conheceu seu futuro sócio, um boi preto.
A lenda diz que o infeliz tropeçou e enfiou a cara no " cu " do animal, vindo daí o nome da primeira cerveja preta, " Cara no cu ". É claro que essa bebida era feita com o sangue do boi, que se tornou o maior doador de sangue do planeta.
Cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.
Pois é, se chegou até aqui é porque com certeza já ouviram a frase " Adoro cerveja preta, é docinha.".
Basicamente, só duas coisas podem tornar uma cerveja preta.
No caso das Malzbier, o que torna a cerveja preta é o uso de corantes.
No caso dos outros estilos, como Porters e Stouts, é o uso de maltes tostados/torrados.
É perfeitamente possível ter uma cerveja preta extremamente amarga, com forte sabor de torrado, remetendo a café, assim como é possível fazer uma cerveja preta adocicada, pouco amarga, lembrando chocolate ao leite.
Existe um mito que diz que o consumo de cerveja preta auxilia na produção de leite pelas grávidas ou durante o período de amamentação, mas de acordo com estudos recentes isto definitivamente não é verdade.
Mas, a cerveja preta também pode trazer alguns benefícios para a saúde, se consumida de forma moderada é lógico.
Entre estes benefícios podemos citar a proteção contra doenças cardiovasculares e trombose. Alguns estudos também apontam que a ingestão moderada de cerveja preta pode proteger o organismo contra a formação de pedra na vesícula, osteoporose e até diabetes.
Por outro lado a cerveja preta também pode ser um ótimo complemento para uma dieta saudável, pois sua produção é constituída por cevada, maltada, lúpulo, trigo, arroz ou milho e 93% de água. Isso tudo sem contar que a cerveja tem elevado teor de potássio e baixo teor de sódio e pode ser um ótimo complemento de vitaminas e sais minerais. É óbvio que o consumo deve ser moderado.
Estudos científicos revelaram que pessoas que tomam cerveja ( preta inclusive ) com moderação têm menor probabilidade de sofrerem de doenças como o Alzheimer. Mais uma vez, o responsável por isso é o silício, que tem a capacidade de reduzir os metais tóxicos que se acumulam no organismo e causam patologias degenerativas. Por sua vez, melhora a memória e a concentração.
Dentre os componentes principais da cerveja podemos encontrar o xanthohumol, um polifenol presente no lúpulo. É um antioxidante com compostos que inibem e previnem o desenvolvimento de células cancerígenas, como se fosse uma espécie de " quimio-preventiva " em certos tipos de câncer.
A cerveja tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico do organismo, evitando que nos contagiemos com doenças infecciosas tais como o resfriado ou a herpes. Pelo menos, em alguns casos, evita que os sintomas sejam tão graves ou duradouros.
Um remédio caseiro antigo da região da Alemanha é tomar cerveja quente quando sofremos de resfriado, pois ela descongestiona o nariz e melhora a circulação sanguínea.
A diferença da cerveja para outras bebidas alcoólicas é que ela possui lúpulo como ingrediente principal. Esse composto tem propriedades anti-inflamatórias e também antibacterianas, por isso, ajuda a prevenir doenças que se relacionam com o envelhecimento.
Pessoas que sofrem de problemas gástricos já podem se animar, a cerveja pode ser seu melhor remédio natural. Quando consumida de forma moderada essa bebida ( assim como o vinho ou a sidra ) aumenta a quantidade de ácidos gástricos, e isso serve para acelerar o esvaziamento do estômago, reduzindo o risco de sofrermos uma infecção provocada pela bactéria conhecida como Helicobacter Pylori, causadora da úlcera gastrointestinal.
Está comprovado que o consumo de fibras ajuda a combater a prisão de ventre, e, ao mesmo tempo permite diminuir os índices de colesterol ruim. No caso da cerveja, que é composta por cevada, ela cobre a maioria dos requerimentos diários de fibra solúvel do organismo, sendo a melhorar bebida ( depois da água ) para nos nutrir.
Além de que, ogo após começarmos a tomar umas cervejas, sentimos vontade de urinar. Isso acontece porque ela contém mais de 90% de água, baixos teores de sódio ( elimina a retenção de líquidos e evita os problemas renais ) e tem uma grande quantidade de potássio.
A cerveja é boa para a saúde ocular em todos os sentidos mas, principalmente, no caso de pessoas com antecedentes familiares de catarata. Tomar um copo dessa bebida por dia é bom para os diabéticos, por exemplo, porque os permite manter a visão em bom estado e não sofrer de glaucoma ( pressão ocular ), e para isso é melhor tomar cerveja escura, ou cerveja preta.
Principalmente na etapa da menopausa, onde as mulheres tem deficiência de nutrientes. Os flavonoides da cerveja são potentes antioxidantes que aumentam a atividade celular e, ao mesmo tempo, melhoram os níveis de ferro.
Por ter uma grande quantidade de vitamina B, nos oferece a sensação de ter mais gás para trabalhar, estudar ou fazer o que quisermos. Sempre, claro, que tomarmos apenas um copo por dia. Esse nutriente permite fortalecer o sistema nervoso e regenerar as células.
Melhora a pele, deixa o cabelo perfeito, relaxa os pés e há quem diga que é ESTIMULANTE SEXUAL, portanto para você que precisa do " azulzinho ", que tal um " tratamento alternativo " ( ou paralelo ) com a tal cerveja preta?
Era isso, partiu então beber cerveja preta, agora com a temperatura " abaixo de zero ", a cerveja quente também é um excelente remédio. pois quando a cevada está aquecida, ela melhora a circulação sanguínea, sem contar que ajuda a respirar quando você estiver congestionado.
Ela também proporciona alívio para a dor nas articulações e aumenta a sua imunidade. Então, como você pode preparar?
Aqueça uma garrafa de cerveja em banho-maria e adicione quatro pequenas colheres de chá de mel e " bom apetite ", ah, sexual inclusive...!
Mas lembre-se, tudo sem excesso..!
" UM BRINDE A CERVEJA. A SOLUÇÃO E A CAUSA DE TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS...". - Homer Simpson ( um sábio ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário