quarta-feira, 14 de junho de 2017

SALVEM A PRAÇA DA CONCÓRDIA...!!!.


SALVEM A PRAÇA DA CONCÓRDIA...!!!.


( P.V / A.S / 286-2017 ),

" CONCÓRDIA: Circunstância em que existe harmonia; em que há entendimento; concordância. Que contém ou demonstra paz; harmonia ou conciliação: É preciso restabelecer a concórdia entre certos países ".

Bem, coloquemos a Wikipédia de lado e vamos ao que interessa... aliás, interessa para alguns, já para outros...

Aos trabalhos...

Este é o nome da nossa praça, " Concórdia ", que poderia ter sobrevivido ao tempo, e que hoje deveria continuar transbordando de harmonia e alegria, mas, que atualmente é só mais um lugar " oco ", é a praça só mais uma " vítima do descaso " por parte da ( ou das... ) administração pública, sim, há anos já ela está sem cuidados, sem transeuntes, sem brinquedos, literalmente abandonada, e porque não dizer, SEM VIDA!

Sim, pra quem foi criança um dia, teve o privilégio de conhecê-la e o prazer de brincar por lá, hoje em dia dá até uma espécie de tristeza, um misto de saudade com receio em passar por lá imerso naquelas boas lembranças de outrora, agora tudo por lá parece um verdadeiro deserto, não tem mais a alegria de antigamente, acabaram-se ( ou, acabaram com... ) os gritos das crianças, não vemos mais os " velhinhos " jogando dominó, bem, nem bancos e nem brinquedos existem mais por lá, se duvidar, até as árvores que um dia compreenderam àquele lugar mágico não existem mais... ( existem, constatei ainda nessa semana, só elas sobreviveram... ).

Sim, àqueles mesmos brinquedos que, embora simples, traziam e faziam toda a alegria da criançada e dos nem tão adultos assim, afinal, pais de diversos outros bairros da cidade costumavam levar ( ou trazer... ) os seus filhos para se divertirem ali... ( eu mesmo era trazido pelos meus pais, de lá do Bairro Berger, para brincar ali... ).

Cada brinquedo daquele que não existe mais em uma praça que também ( quase... ) não existe mais, era sempre uma descoberta à mais, uma aventura nova para nós crianças da época, sim, me lembro como se fosse hoje do meu tempo de criança quando eu comia pipoca, algodão doce e até maçã do amor ( que eram comercializados ali... ) enquanto brincava sem se preocupar com o amanhã ( nem com o meu, nem com o da praça... ).

É, lamentavelmente é impossível passar por ali hoje e não sofrer de tristeza em vê-la atualmente ( e nem tão atualmente assim, até porque o descaso ali já vem de décadas... ), exato, há tempos já aquela praça é suja, tem um aspecto funesto, vive cheia de folhas caídas e lixos de toda sorte jogados por todo canto, muros praticamente em ruínas, sem bancos, sem brinquedos, e sem graça!

E mesmo passadas décadas já, não entendemos ainda o porquê foram retirados de lá os brinquedos e tudo mais, a VIDA da praça inclusive foi ceifada, passando a ser esta, uma " praça vazia ", ou, uma praça sem um pingo de graça!

Agora, se nós que " turistávamos " por lá sentimos falta e saudade da mesma, o quê dizer então de quem mora ali por perto, e que eram acostumados à acordar e ir dormir com aquela " algazarra " toda e que teve que se habituar a " vizinhar " com essa tristeza toda...

Uma praça é ( e sempre será... ) um lugar para " algazaras ", para brincadeiras, para emoções, para encontros, para descontração e sorrisos inesperados, o quê literalmente NÃO É MAIS A REALIDADE da " Praça da Concórdia ", àquele sombrio lugar ocioso bem ali, no " útero " da cidade ( e que, mesmo estando no centro da cidade, parece ninguém perceber tamanha falta... ).

Sem exagero e regado de boas lembranças é possível afirmar que chega mesmo a " dar um ruim " de passar por lá, afinal, à quem viveu a praça e a época é comum despertar lembranças de como foi... contrastando com a realidade de como está a nossa " Praça da Concórdia " ( sim, nossa! Duvido que durante toda a sua infância você também não tomou um picolé ou um " geladinho " por lá... ).

Que SAUDADE me despertaste, nossa saudosa e toda harmoniosa PRAÇA DA CONCÓRDIA, que hoje PEDE SOCORRO por já estar " quase " SEM VIDA!

Como antes dito, nem árvores tem mais lá na praça ( e se tem não são cuidadas... ), então, nem a vida no sentido literal da palavra sobreviveu a tamanho descaso, e consequentemente a vida por lá, " perdeu a graça ", além, para muitos próximos àquilo ( sim, hoje chamamos de àquilo... ) que ficou SEM SENTIDO, um miserável pedaço de terreno ocioso e inútil, mas que, bem que poderia voltar a ser outra vez um local de lazer, de encontros, de chimarrão debaixo da árvore, de novas amizades, de " velhinhos " interagindo, da quem sabe e recentemente prometida PISTA DE SKATE e tudo mais que só uma simples " pracinha " é capaz de nos proporcionar.

Enfim, junto à saudade dos bons momentos vividos ali, ficam também o DESABAFO e a SUGESTÃO para que, quem sabe, as autoridades responsáveis deem vida novamente àquele local. Pensamos até em SUGERIR um atualíssimo " FOOD PARK " ali, mas, supostamente nossa sugestão soaria como uma " afronta " para " alguns aí "... ( deixemos então esses " coronéis " para um próximo " textão "... ).

Vamos " tirar do castigo ", ou, vamos " desenterrar " a nossa Praça da Concórdia, sim, que REVITALIZEM aquilo, e que retornem os brinquedos simples e mágicos para de ora em diante fazerem parte da história dos nossos filhos e de nossos netos. A nossa cidade necessita de locais assim, a nossa cidade pode sim ir muito além de um simples " parque central "...

Voa pombinha, voa e leva até os responsáveis o nosso APELO em forma de sugestão, quem sabe assim voltará um dia a nossa alegria e toda aquela paz da antiga e pra sempre Praça da Concórdia, afinal, é impossível de verdade não nos entristecermos ( e muito... ) ao ver a " praça sem graça ", sem crianças brincando e sem sequer uma " alma viva perambulando " por lá... fica o registro, ah, e a SUGESTÃO...!.

" A FELICIDADE SE ENCONTRA NAS COISAS MAIS SIMPLES DA TERRA, ÀS VEZES A PAZ DE UM SORRISO PODE DESARMAR UMA GUERRA ". ( Armandinho ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário