quarta-feira, 21 de junho de 2017

O DIA DO FUSCA DEVERIA SER MARCADO POR UMA PARADA NACIONAL...!

O DIA DO FUSCA DEVERIA SER MARCADO POR UMA PARADA NACIONAL...!

( ponto de vista / pesquisa / homenagem / assunto sugerido ),
Começou a ser fabricado no Brasil em Janeiro de 1959, com 54% de nacionalização, segundo a Volkswagen. Antes disso, em 1950, o carro já era importado para o país. Em 1962, o modelo tornou-se líder de vendas, posição que ocuparia por 24 anos. Ele só não ficou mais tempo no topo do que seu " primo " Gol, que, em 2012, somou 26 anos como o mais vendido do Brasil.
Os Fuscas não andam, eles desfilam e conseguem muitos admiradores, chamam a atenção por onde passam e deixam muitos apaixonados e boquiabertos. Aliás, o Fusca é um clássico, esbanja charme e tem muitos fãs por todo o país.
Há também os " colecionadores de relíquias ", como por exemplo de Fuscas, eles são inúmeros espalhados por muitas cidades desse país e de todo o mundo, e tanto os admiradores quanto os colecionadores aumentam cada vez mais. Exemplo disso é um alemão, mas brasileiro de coração, que é autor de um livro " Eu amo meu Fusca ", ele é ativista em movimentos que preservam o Fusca e que preservam também os carros antigos.
Sabe, eu particularmente até acho que os encontros dos Fuscas deveriam ser EXCLUSIVOS DELES e comemorados exatamente no DIA DO FUSCA, ou seja, todo dia 22 de Junho, até porque, perdoe-me os donos e apaixonados por outros modelos antigos, mas é só o Fusca que tem um dia especial e só dele.
A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo do seu país, e levaria à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.
Alguns pontos ainda são obscuros ou mal documentados, já que o projeto inicialmente não teria tal importância histórica, e certos detalhes perderam-se com a devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. Grande parte dessa história pode ser condensada como se segue:
" A maioria de suas fábricas era especializada em carros de luxo, montados à mão, e ainda muito caros. Por isso, e mais uma série de fatores, a ideia de um carro pequeno, econômico e fácil de produzir começou a ganhar popularidade. Era o conceito do " Volks Auto " ou " Volks Wagen ", expressões alemãs que traduzem a ideia do " carro popular ".
E, foi um projeto muito bem elaborado e muito bem sucedido, daqueles " diferenciados " e que até nos dias de hoje continuam a " fazer sucesso ", pelo encanto, pela beleza, pelo estilo ou até mesmo por ser um carro econômico, logo, tão cheio de fortes traços.
Vale lembrar que, em 1993, durante um período de instabilidade na indústria automotiva brasileira, o presidente Itamar Franco assinou a redução do IPI para simbólicos 0,1% para carros compactos com motor de até 999 cm³, mas havia uma brecha feita sob medida para o Fusca e a Kombi, que permitia a isenção do imposto para motores de maior cilindrada se eles fossem arrefecidos a ar. E foi assim a que a Volkswagen voltou a produzir o Fusca entre 1993 e 1996 quando cessou novamente supostamente dando lugar ao " New Beatlle ", que apesar de manter os mesmos traços parece não ter " firmado o pé " no mercado, mas de tão bom e teimoso que o Fusca é, e para nem um pouco de minha surpresa, ainda na semana passada me deparei com a mais nova roupagem do gigante, isso mesmo, ele, o Fusca ( ou New Beatlle se assim preferir ) voltou e dessa vez para ficar, e agora " assinadinho " assim, como era antigamente atrás dele: " FUSCA ".
E mais, até Walt Disney adotou o Fusca ( Herbye 51 ) como personagem. Você já pensou em um marketing melhor do que esse? Ainda mais na época do apogeu das produções Disney.
É, não é mesmo à toa que o Fusca teve mais de 3,1 milhões de unidades vendidas somente no Brasil, o modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos ( 1959 até 1982 ).
Enfim, já que estamos falando de famosos ( dentre eles Walt Disney e o Fusca, vou na onda... ) até eu tenho um Fusca, herança de meu pai, que vale para mim mais que ouro, tanto em valor sentimental que ele carrega em seu " bagageiro " quanto em valores reais aqui ilustrados pelas propostas que recebo diariamente, mas que por melhor ( ou maior ) que sejam, de fato me fazem concluir que " não tem preço que pague ", é meu orgulho ( ou mais um deles... ), e claro, que por onde eu passo deixo muita gente " babando " e isso fica estampado no semblante de cada um, ou onde paro, sempre tenho que " dar entrevistas ", e dos comentários acerca do meu Fusca, dos mais comuns este é um deles: " Eu conheci tanto o seu pai ( dono do Fusca ) quanto o Fusca logo que bati o olho nele... e lá vem mais uma história que guardo na memória e no coração e com jeitinho " ajeito lá " no bagageiro do meu Fusca...!
Encerramos essa homenagem PARABENIZANDO a todos os admiradores e proprietários, enfim, a todos os apaixonados por Fusca, e é para vocês que deixamos escolhemos as seguintes reflexões...
" O CORAÇÃO É COMO MOTOR DE FUSCA, UM DIA VAI DAR DEFEITO, MAS MESMO ASSIM O DONO NÃO TROCA.".
" QUANTO MAIS CONHEÇO AS PESSOAS, MAIS AMO MEU FUSCA...".

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