sexta-feira, 30 de junho de 2017

UM FENÔMENO MUNDIAL CHAMADO REGGAE.

UM FENÔMENO MUNDIAL CHAMADO REGGAE.

( re-post para o dia internacional do Reggae ),
" Mais que um estilo musical, é um estilo de vida que leva a paz e harmonia à milhões de lares no Brasil e no mundo, este estilo é o Reggae!.".
* O Reggae é um gênero musical que tem suas origens na Jamaica, seu auge ocorreu na década de 1970, quando este gênero espalhou-se pelo mundo. É uma mistura de vários estilos e gêneros musicais: Música folclórica da Jamaica, ritmos africanos, ska e calipso. Apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.
( * extraído ).
As letras das músicas de reggae falam das questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres. O reggae tem muito conteúdo em suas letras e não letras vagas, diferente de muitos " ritmos vazios " que se ouvem por aí...!
O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafari, que defende a ideia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual...!
A década de 70 foi a época dos grandes sucesso do reggae, várias músicas marcaram época e alcançaram o topo na lista de sucesso das rádios: I Shot the Sheriff ( versão de Eric Clapton ), Peter Tosh com Legalize It e No Woman , No Cry de Bob Marley, entre outros...!
Vários cantores e bandas passam a incorporar o estilo reggae a partir da década de 1980, Eric Clapton, Rolling Stones e Paul Simon fazem músicas, utilizando a batida e a sonoridade dançante e suave. Atualmente, vários cantores e bandas fazem sucesso nesse gênero musical : Ziggy Marley, Beres Hammond, Pulse, UB 40 e Big Mountain...!
Foi na região norte do Brasil que o reggae entrou com mais força, no estado do Maranhão.
Na década de 1970, músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano.
Na década de 1980, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo: Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante...!
O Dia Nacional do Reggae é comemorado em 11 de Maio. Foi escolhida esta data pois foi num dia 11 de Maio que faleceu Bob Marley, o principal representante da história do Reggae.
A lei que instituiu esta data foi sancionada pela presidente do Brasil Dilma Rousseff em 14 de maio de 2012, e há quem diga que pelo menos alguma coisa de bom ela fez...! Acho maldade, mas... adiante...!
As pessoas nutrem diversos tipos de preconceitos em relação ao reggae por terem pouca informação sobre o ritmo, muitos ainda relacionam o ritmo às drogas, olhando tão somente pelo " estilo Bob Marley ", suas roupas despojadas, seus cabelos dread's, e alguns ainda, julgam até a cor da pele... mas, é sim puro preconceito, pois é um estilo musical que nos faz ir além e sem precisar fazer uso de drogas...!
Muitos gostam desse estilo musical e esse preconceito tem que acabar, pois este estilo desperta a consciência social, é muito criativo e bem elaborado, com letras muito inteligentes por sinal, romântica inclusive, e está sempre relacionada à natureza e as coisas simples da vida, que transmitem paz, alegria e que nos contagia num RITMO ENCANTADOR e repleto de BOAS ENERGIAS...!
No caso do reggae, já é histórica a repressão contra a música negra, pelo simples fato dela ser a preferida pela periferia, além é claro de ser politizada e contra a sociedade esnobe...!
O povo precisa ter um olhar mais atento à profissionalização e à qualidade, pois existe um enorme preconceito contra quem " curte " o reggae propriamente dito, posts relacionados em páginas sociais ou na própria www, ou ainda ao estilo reggae.
Idiotice, porque é um gênero musical genuíno, original, e não é porque as pessoas " curtem " reggae que " curtem " drogas ou qualquer outra espécie de contravenção...!
Vamos saber separar as coisas e ao menos analisar antes de julgar, afinal, na verdade ninguém tem esse direito de julgar ao outro, e muito menos sem nem ao menos conhecer sobre mais essa página da cultura...!
Um SALVE especial ao já eternizado Armandinho, pelo romantismo de suas letras e pelo ritmo encantador, que nos leva a imaginar a beleza da natureza. Armandinho que inclusive tomou o cuidado de em sua última discografia substituir algumas músicas consideradas " apológicas ", tais como Semente, Folha de Bananeira e Paulinha, por músicas mágicas e repletas de muito mar, muita lua, muita areia, muito amor, muito romantismo e muita natureza, além é claro de muita magia...!
Uma frase que nos chamou muito a atenção quando da elaboração deste texto:
" Nem todo regueiro é maconheiro, nem todo roqueiro cheira pó e nem todo mundo que frequenta festa eletrônica toma ácido. Questão de gosto não se discute, mas preconceito não está com nada...!.".
E daqui desta rede, quem nunca sonhou morar em uma casinha no alto de um morro??? E aí...? É tudo que pedimos a Jah, não é mesmo?
A propósito, fecha o texto em alto estilo para nós aí Armandinho,
" Fazer uma casinha no alto do morro
é tudo o que eu pedi pra JAH
Sair dessa cidade soltar o meu cachorro
Fugir da Babilônia
Aqui eu sou marajá
A natureza é minha luxúria,
Viver de frente pro mar,
Sei que DEUS me ajudará
Fazer uma casinha no alto do morro
é tudo o que eu pedi pra JAH
Sair dessa cidade soltar o meu cachorro
Fugir da Babilônia
E quando a noite chegar,
Brisa do oeste soprar,
Sinto a esperança no ar,
Maré cheia ajudará
A felicidade se encontra
Nas coisas mais simples da terra,
Às vezes a paz de um sorriso
Pode desarmar uma guerra
Aqui to mais perto de DEUS,
Curtindo meu filho brincar,
Cidade vou dizer adeus,
Não sei se eu vou voltar.
Fazer uma casinha no alto do morro
é tudo o que eu pedi pra JAH
Sair dessa cidade soltar o meu cachorro
Fugir da Babilônia...".
Ah, ia esquecendo duas coisinhas muito comentadas por aí, a primeira é que há quem afirme que as pessoas que ouvem reggae e não mexem os pés nem sequer um pouquinho, é porque já morreram, e a segunda você pode conferir aí embaixo, no link... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário