terça-feira, 20 de junho de 2017

LEMBRA DAQUELAS NOITES EM QUE VOCÊ " DORMIA DE BABAR "...???

LEMBRA DAQUELAS NOITES EM QUE VOCÊ " DORMIA DE BABAR "...???

( ponto de vista / assunto sugerido ),
Não é que estamos de volta, é que na verdade nós não fomos... bora lá?
Com a vida cada vez mais agitada, ou digamos assim " barulhenta ", isso acaba refletindo em nós, acabamos nós absorvendo tudo isso, afeta nossa qualidade de vida e pode trazer sérias consequências, entre elas e principalmente as alterações do sono, que parece um inimigo comum e fraco, mas não é.
A pressão no trabalho é um dos principais vilões no acúmulo do estresse, e as reações no organismo afetam muito a nossa saúde, tanto física quanto emocional, reduzindo inclusive a nossa imunidade.
Está se tornando cada vez mais comum já acordarmos cansados, irritados, mal humorados e com dores pelo corpo por causa de noites mal dormidas devido a mais ( ou menos... ) uma semana ( sim, cada semana passada não volta mais no calendário da vida... ).
Ter problemas de memória podem ser sinais de alerta, e esse tal cansaço atinge o organismo de várias formas e seus sintomas variam de pessoa para pessoa, nesses casos, fique atento, pois alterações do sono é um dos primeiros sintomas e " judia " muito mais do que você pode imaginar.
Quando a gente está preocupado e consequentemente vai dormir preocupado parece mesmo que estamos carregando o mundo inteirinho em nossas costas, evitamos até beber água á noite pois já temos receio, ou medo de acordar na madrugada para irmos ao banheiro por exemplo, e aí perder o sono mais uma vez pensando nos problemas e começar mais uma vez " rolar na cama " de um lado para o outro.
É óbvio que isso se deve também á crise em nosso país, a esta situação de impotência do povo que acompanhamos ( e vivemos ) diariamente diante de leis que só existem mesmo é para " encher papel ". Logo, com tantos problemas a gente pode acabar adoecendo, e o país, ah, esse quer mesmo e tudo o que ele quer é que a gente se exploda, trabalhando, fumando, correndo atrás da máquina ou até mesmo dormindo.
Se você está com algum desses sintomas, de estresse puro e propriamente dito e não consegue ter uma boa noite de sono contínuo ou tem dificuldades para conciliar o sono quando deita, ou ainda, não consegue acordar disposto e tranquilo para o novo dia que te espera e geralmente sem nenhuma novidade positiva de fato, você deve mesmo se cuidar e procurar relaxar, pois ninguém fará isso por você e se um " fio acabar desligando " você será apenas menos um no mundo e em curto prazo tempo virou nada mais que estatísticas, se muito.
Você precisa mesmo é se policiar ( como dizia meu velho e sábio pai ), principalmente na relação trabalho/casa, fazer uma espécie de reciclagem e separar o trabalho e as preocupações, jamais deixando que eles influenciem dentro do seu lar, quem dirá em seu travesseiro ou cama.
Você precisa, precisa não, é obrigado a resolver os seus problemas sem criar problemas maiores que venham acompanhados de consequências relacionadas a ele e que te afetarão justamente lá, em seu precioso descanso. Então, problemas da rua ou trabalho jamais devem entrar da porta da casa para dentro. Até porque, a vida é tão curta mas está em tempo ainda de ler um livro, de ouvir músicas leves ( o som dos golfinhos é um bom remédio e experimentei ainda essa semana ), respirar mais devagar e pensar que não adianta mesmo entrar em um ritmo alucinante e acabar deixando de viver ( ou de dormir ) ou diminuir consideravelmente seu tempo de vida por causa dos problemas, até porque eles sempre serão solucionados.
Não se deixe dominar, antes que o excesso de preocupação te cause outros males.
A má qualidade do sono pode ser um veneno ( fatal ) para quem tem que encarar o dia a dia, ela te causará dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, taquicardia, alergias, queda de cabelo, gastrite, mudanças de apetite, dermatoses, desmotivação, hipersonia, e emotividade acentuada, envelhecimento precoce e até a tão temida depressão, dentre outros diversos sintomas que vão se agravando com no decorrer de um curto prazo de tempo.
O excesso de responsabilidade, as expectativas criadas e exageradas, o tabagismo, a alimentação incorreta, a perda de concentração, o medo, ou o que quer que seja que cause alguma preocupação sem necessidade, além da sobrecarga, da falta de segurança e irritabilidade também são nítidos na causa das alterações do sono. Reveja isso com urgência.
Detalhe: Como é impressionante a nossa cabeça, a maioria dos pensamentos da gente são relacionados a coisas ruins, só pensamos " merda ", na verdade sempre levamos as coisas para o lado negativo e imaginamos tudo de maneira trágica, e tudo piora ainda mais quando os pensamentos ocorrem lá, onde tentamos porque precisamos dormir...
Então, se você se encaixa em alguns desses sintomas, procure ajuda de um profissional, ou comece por " se ajudar ", faça exercícios respiratórios longos e profundos, exercícios de relaxamento ou meditação por áudio, opte por massagens relaxantes que possam te ajudar a aliviar o estresse, caminhe bastante e canse bastante bastante, fisicamente, quem sabe assim consigamos melhorar nosso humor, reaver a nossa disposição e consequentemente ter uma melhor noite de sono.
Dormir não é lazer não, e tampouco dormir e brincadeira, dormir " faz parte ", dormir é uma necessidade fundamental e imprescindível para mantermos tanto nosso corpo quanto a nossa mente saudável e por mais tempo " ligados ".
E, como os alimentos influenciam também, exagere nas frutas e nos vegetais, nunca esquecendo também do melhor " elixir " para a oxigenação do cérebro, a água.
A falta de tempo ou a sensação de falta de tempo e o esgotamento, vão se agravando aos poucos, tire um tempo para pensar melhor sobre você mesmo, para refletir sobre os problemas e sobre as suas soluções, mas, em hipótese alguma os leve para a cama ( ou pelo menos tente não levar, e eu bem sei o quão difícil é isso ), enfim, não deixe o estresse da rotina te derrubar, reaja.
Saudade do tempo que não tínhamos problemas nem responsabilidades e tampouco as contas para pagar né? Nossos pais assumiam as nossas responsabilidades ( e irresponsabilidades ) enquanto nós tranquilamente dormíamos de babar, é, literalmente, nós eramos felizes e não sabíamos.
Não sou psicólogo nem médico, mas escrevi com carinho e por experiência própria, e até com um certo " conhecimento de causa ", pense nisso...!
Segue um " remédinho bom " no link...
https://www.youtube.com/watch?v=uZ91KDaW7kc
" NÃO HÁ PROBLEMA QUE NÃO POSSA SER SOLUCIONADO PELA PACIÊNCIA.". - Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário