sábado, 24 de junho de 2017

A IMPORTÂNCIA DO CINTO DE SEGURANÇA TAMBÉM NO BANCO TRASEIRO.

A IMPORTÂNCIA DO CINTO DE SEGURANÇA TAMBÉM NO BANCO TRASEIRO.

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
" A educação é o freio que falta no trânsito...".
Um assunto importante veio a tona com a morte de Cristiano Araújo e sua namorada. A importância de usarmos o cinto de segurança no banco traseiro do carro.
Claro que muitos dizem que sentar no banco traseiro do carro é mais seguro, mas desde que se use o cinto de segurança, pois caso contrário, é pior sentar atrás do que na frente do automóvel.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia ( IBGE ) revelou que 79,4% dos brasileiros possuem o hábito de usar o cinto nos bancos da frente. Nos assentos traseiros, este costume cai para 50%.
Se o passageiro não estiver usando os cintos no banco traseiro, o risco de se machucar ou morrer num acidente é maior do que estar no banco da frente. Esta comparação está na página do Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran ).
A pesquisa do IBGE abrangeu várias faixas etárias. O grupo mais jovem, dos 18 aos 29 anos, é o que menos usa cinto no banco traseiro ( 40,3% ). O percentual sobe para 49,8% na faixa etária de 30 a 39 anos. Entre 40 e 59 anos, chega a 54,3%, e atinge 57,8% entre os maiores de 60 anos.
O motorista sem cinto, por exemplo, pode bater o peito no volante e a cabeça no vidro. Se estiver de cinto, bem provavelmente baterá a cabeça somente no volante, impacto que pode ser evitado caso o veículo tenha " airbag ". Mas, na comparação entre os dois itens de segurança, o cinto é 90% mais importante e não pode ser substituído pelo " airbag ".
Outro tipo de colisão que causa a falta do uso do cinto de segurança
é a colisão dos órgãos internos do corpo humano contra a própria estrutura óssea, como por exemplo, o cérebro contra o crânio, o pulmão e/ou coração contra a caixa torácica, etc. Nesses casos, o uso do cinto salva vidas porque além de absorver o impacto, distribui o restante da " pancada " pelos pontos mais fortes do corpo, evitando lesões internas.
Estudo ainda ressalta que o cinto de segurança evita que a pessoa seja arremessada para fora do carro. A chance de sobreviver num acidente é cerca de cinco vezes maior se a vítima permanece dentro do automóvel.
Durante um acidente. Se o veículo estiver a 60 quilômetros por hora e bater contra um muro, por exemplo, um passageiro sem cinto no banco de trás e que pesa cerca de 60 quilos é arremessado a um peso 15 vezes maior que o seu, ou seja, vira um objeto de quase uma tonelada. " É como levar um elefante no banco de trás ".
A pancada também faz com que esta pessoa seja arremessada em duas direções: Para frente e para cima. Assim, ela corre o risco de bater a cabeça no teto, dobrar o pescoço para trás e causar uma flexão extrema na coluna cervical, lesão que pode paralisar várias partes do corpo para sempre, se não levar à morte.
Com todo este peso arremessado para frente, o passageiro sem cinto no banco de trás pode até matar o motorista ou passageiro do banco da frente, ao impactar com eles. Este passageiro traseiro ainda pode bater em diversos outros objetos dentro e fora do carro, causando diversas fraturas e rompimento de veias importantes do corpo.
Sem o cinto, as chances de se machucar em um acidente são 4 vezes maiores e não apenas para os ocupantes do banco dianteiro. Menos de 5% dos passageiros do banco de trás usam o cinto de segurança.
Algumas curiosidades importantíssimas acerca do assunto:
• Levantamento feito pelo Hospital Sara Kubitscheck, de Brasília, revela que, de cada dez vítimas de trânsito atendidas pelo hospital, três estavam no banco traseiro e sem o cinto;
• Em carros com mais de dois ocupantes, cerca de 80% das vítimas fatais de acidentes de trânsito que estavam no banco da frente seriam evitadas se no banco traseiro todos estivessem com o cinto;
• Na hora de um acidente, o passageiro de trás é jogado contra o banco dianteiro com o peso de um elefante;
• Num acidente a 60 km/h, uma mala de 7 quilos solta no banco de trás vai atingir as costas do motorista com o peso de 350 quilos;
• A batida de um carro em um objeto fixo a uma velocidade de 60 km/h equivale a cair de um prédio de 4 andares ( altura de aproximadamente 14 metros ). Se a velocidade for de 80 km/h, o impacto equivale ao de uma queda livre de 25 metros;
• Uma pessoa adulta só consegue suportar um peso que seja, no máximo 3 vezes superior ao seu próprio peso;
• Mesmo que o veículo esteja numa velocidade de 20 km/h, o impacto sob um objeto fixo resulta numa força superior a até 15 vezes ao peso da pessoa. Daí resultam os graves ferimentos, que em muitos casos, podem ser fatais;
• Quando dois veículos a 25 km/h se chocam, as velocidades somam-se, resultando num impacto correspondente a 50 km/h;
• 40% das mortes em acidentes são causadas por choque contra o pára-brisas, o marco do pára-brisas ou o painel de instrumentos;
• 30% das lesões fatais em colisões foram causadas porque a vítima bateu contra o volante;
• Uma em cada 5 lesões aconteceu porque pessoas dentro do veículo bateram umas contra as outras;
• 8 em cada 10 pessoas que não usavam o cinto de segurança morreram em acidentes com pelo menos um dos veículos a menos de 20 km/h;
• Uma criança pequena solta dentro de um veículo pode morrer em um impacto de apenas 12 km/h, portanto nunca deixe crianças soltas ou em pé no banco traseiro, ou entre os bancos dianteiros, pois, em caso de acidentes, elas serão jogadas contra os bancos ou contra o painel e sofrerão ferimentos;
Então, os cintos de segurança são desenvolvidos tendo por base o indivíduo adulto. Por isto, não devem ser usados por crianças com menos de 1,40 m de altura. A correta utilização do cinto de segurança por crianças, grávidas e bebês é diversa da forma com que os demais passageiros o utilizam.
Pois é gente, muitas mortes podem ser evitadas se o uso do cinto de segurança no banco traseiro do automóvel fosse respeitado, é sim de suma importância utilizar o cinto de segurança, tanto nos bancos dianteiros, quanto no banco traseiro, pois a pessoa sem cinto no banco de trás, inevitavelmente será projetada para frente, e com o impacto, terminará machucando os que estão no banco dianteiro, e ainda podendo morrer, e ambos.
O cinto de segurança é um aliado importante na preservação da vida. Estando os ocupantes do veículo nos bancos da frente ou no banco de trás, todos devem usar o cinto.
A gente muito bem sabe, a gente ouve ou vê as estatísticas, que devemos usar o cinto que evita muitas mortes, e mesmo assim somos teimosos e acabamos não usando mesmo com tantas evidências. Confesso, eu mesmo deixei de ser teimoso ainda ontem...!
Para encerrar, vamos junto só por mais 2 minutinhos...
https://www.youtube.com/watch?v=E664H6ZMUe8
" O AMOR PELA VIDA NÃO É PASSAGEIRO, NO INDO E VINDO DO TRÂNSITO A SEGURANÇA VEM PRIMEIRO.".

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