quinta-feira, 15 de junho de 2017

" DR.FRITZ ", MITO OU VERDADE?

" DR.FRITZ ", MITO OU VERDADE?

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
Dr. Fritz é a denominação de uma entidade espiritual que, segundo crença religiosa, incorporaria médiuns para efetuar tratamentos espirituais. Obteve fama mundial através da mediunidade de José Pedro de Freitas ( José Arigó ), á partir do final da década de 1950, no Brasil. Diversos médiuns em todo o país e na Europa já afirmaram manifestar o espírito de Fritz.
Todas as informações acerca de Fritz provêm de supostas comunicações mediúnicas com o plano espiritual. Nenhum pesquisador jamais documentou a sua vida terrena.
Das descrições esparsas colhidas em comunicações através de diversos médiuns ao longo dos anos, emerge uma versão popularmente aceita de que [ carece de fontes ] a entidade, em vida, teria usado o nome de Adolf Fritz, nascido em Munique, na atual Alemanha, cerca de 1876. Seu pai, asmático, recebeu recomendação médica para mudar de clima. Por essa razão, a família mudou-se para a Polônia, quando Adolf teria Quatro anos de idade. Forçado a trabalhar desde cedo pela morte prematura de seus pais, custeou os próprios estudos, vindo a se formar em Medicina. Um mês após a sua formatura, um general chegou ao seu consultório com a filha gravemente enferma nos braços mas, a despeito de todos os seus esforços, a menina veio a falecer. O oficial responsabilizou Adolf pela morte da menina, conduzindo-o à prisão, onde sofreu maus tratos e privações. Evadindo-se da prisão, Adolf foi para a Estônia, onde viveu durante a Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918 ).
Outra versão dessa suposta biografia sustenta que Adolf ingressou no quadro de Saúde do Exército Alemão, no posto de Capitão, como Clínico Geral.
À época da Primeira Guerra, teria atendido os feridos no campo de batalha onde, por falta de instrumentos adequados, acumulou experiência no atendimento de emergências e de prática cirúrgica utilizando os limitados recursos que o " front " lhe oferecia.
Adolf Fritz teria falecido em 1918, aos Quarenta e Dois anos de idade, embora se desconheçam informações sobre as causas e o local desse evento.
Após deixar o plano físico, tendo sido esclarecido acerca de sua nova condição, Dr. Fritz teria iniciado o atendimento espiritual no Brasil, inicialmente através de uma irmã de caridade.
Outros autores afirmam que esse início foi através de um médium na Bahia, o qual cobrava por suas consultas, o que teria prejudicado a relação.
As técnicas da entidade têm variado nas últimas cinco décadas, evoluindo do receituário instantâneo e das cirurgias empregando instrumentos perfuro-cortantes normalmente inadequados e sem assepsia, até outras técnicas de tratamento espiritual como o emprego de água fluidificada, passes, desobsessão, e outras.
Chamavam a atenção o fato de as cirurgias, mesmo sob as condições sépticas mais adversas, apresentarem reduzido ou nenhum sangramento, ausência de infecção pós-operatória, rápida cicatrização dos cortes sem necessidade de suturas, redução ou mesmo ausência de dor durante os procedimentos.
E claro, principalmente a nível de Brasil, não poderia tal história ter tido um " desenrolar " diferente, aproveitando-se da situação surgiram vários charlatões, se dizendo ser ( ou encorporar ) Dr. Fritz, inclusive cobrando, tanto pelas consultas quanto pelas cirurgias espirituais.
Não me recordo exatamente o ano ( 1998 ou 1999 ), mas até em nossa cidade já esteve e atuou um tal de Dr. Fritz, transformou na época o antigo " bailão do chaminé " em um verdadeiro " hospital de campanha ", e lembro também de ter ouvido da boca de muitos sobre " estarem curados " enquanto outros ( a minoria por incrível que pareça ) apenas balançavam a cabeça arrependidos, agora, basta saber se ele era médium de verdade, ou não, eu imagino que não, pois soube alguns meses depois que o tal " médium " teria sido preso pelo mesmo motivo em uma cidade vizinha.
Em Jacarezinho, iam milhares de pessoas de todo o país a procura da cura, e claro, era cobrado a consulta, mas até hoje não sabemos se ele também era ( ou encorporava de fato ) o Dr Fritz ou era este só mais um charlatão.
De volta ás pesquisas...
No Brasil, Seis médiuns alegaram receber o espírito do Dr. Fritz, porém, destes Seis médiuns, Três se tornaram famosos mais pelos seus escândalos, complicações judiciais e casos de pessoas mortas vítimas dos " tratamentos " e " cirurgias " mediúnicas do que por " milagres " propriamente ditos.
O primeiro, e mais famoso deles, foi José Pedro de Freitas, conhecido popularmente como " Zé Arigó ", e após a morte de Zé Arigó, o médium baiano Edivaldo de Oliveira Silva, conhecido como Edivaldo Wilde, afirmava também receber o " Dr. Fritz " quando começava a realizar as consultas e cirurgias mediúnicas. Depois de algum tempo, também morre. Após sua morte, seu irmão, Oscar Wilde o sucede dando continuidade aos trabalhos supostamente realizados pelo médico alemão. Porém, este também morre vítima de um acidente de carro. Todavia, antes de sua morte, Oscar Wilde também foi investigado pela justiça e foi acusado pela Associação Espiritualista da Bahia, de charlatanismo. ( Se não me falha a memória, acho que foi este terceiro foi quem " operou milagres " aqui na minha cidade, mas só acho mesmo... ).
O quarto médium a afirmar encorporar o médico alemão, foi Maurício Magalhães. Após o período de Seis anos atendendo como o Dr. Fritz, Maurício Magalhães é substituído por Edson Cavalcante Queiroz, que era médico ginecologista.
Edson Queiroz também se envolveu em escândalos com autoridades e com o CREMEPE ( Conselho Regional de Medicina de Pernambuco ), que o processou por infringir o Código de Ética Profissional, sendo condenado e tendo o seu registro profissional cassado. Todavia, foi absolvido dois anos após.
E finalmente, após Edson Queiroz, surge Rubens Farias Júnior, um engenheiro eletricista, este que, assim como muitos outros, também se envolve em escândalos e fraudes.
O próprio ( e esse sim um sábio... ) Pe. Oscar Quevedo, em uma entrevista intitulada " Palavras duras contra uma legião de inimigos de fé ", publicada no O Dia, no dia 14 de Fevereiro de 1999, disse o seguinte: " Dr. Fritz? Não existiu! É toda uma farsa. Qualquer um que queira dizer que é médico alemão vai dizer que se chama Adolf. Em que faculdade estudou? Onde foi enterrado? Onde está a família? Onde está o certificado de médico? ".
Enfim, para encerrar que valha mesmo a intenção, afinal, as opiniões são diversas ( e divididas ) a respeito do " Dr. Fritz ", alguns afirmam terem sido curados, outros afirmam e deixam grandes evidencias de que houve sim charlatanismo, e para nós, " simples mortais " resta somente a dúvida, se o tal " Dr. Fritz " existiu mesmo e andou " operando milagres " por esse Brasil afora, ou não passou de só mais um ( ou Seis ) charlatão...!
" Portanto, se você é uma pessoa provida de um pouco de sanidade mental, ... Ele non é capaz de quebrar meu dedo!.". ( com o dedo indicador da mão direita levantado ). - Pe. Quevedo.
" Os que têm o dom da palavra e são oradores, têm em mão um grande instrumento de charlatanismo: Felizes se não abusam dele.". - Charles Saint-Beuve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário