sábado, 10 de junho de 2017

NÃO CHUTA QUE É " MACUMBA "...!

NÃO CHUTA QUE É " MACUMBA "...!

( ponto de vista / pesquisa / assunto sugerido ),
Fala em macumba a pessoa logo associa com a doutrina espirita e vice versa, pré conceito ou ignorância? Vamos lá, tentar entender.
Macumba é uma designação genérica dada a vários cultos sincréticos praticados comumente no Brasil e fortemente influenciados por religiões como o catolicismo, espiritismo, ocultismo, candomblé, e cultos ameríndios." Macumba " também pode se referir a um antigo instrumento musical de percussão africano, uma espécie de reco-reco.
A ideia que a maioria das pessoas tem de macumba é que é uma coisa ruim, que ela é feita para o mal, mas na realidade não é bem como as pessoas imaginam ou falam por aí, é diferente, claro que é um ritual e tem pessoas que praticam, tanto para pedidos de coisas boas quanto também tem rituais que são direcionados para maldades, e até coisas macabras.
Inclusive recentemente foram criados sites com dizeres do tipo " Xô Macumba " e " Chuta que é macumba " sem o conhecimento de causa. Falam " estou macumbado, não gosto de macumba, tenho medo, isso só pode ser macumba, detesto esses macumbeiros, queima senhor estas macumbas que estão em minha vida ", e outros até dizem que os macumbeiros não entrarão no reino do céu.
Quanta injustiça cometemos ( ou cometem alguns ) com essas frases, simplesmente por puro preconceito ou por falta de conhecimento do real significado da palavra macumba.
No dicionário, a primeira definição da palavra Macumba é: Antigo instrumento musical de percussão; espécie de tambor de origem africana; macumbeiro é o tocador deste instrumento.
A macumba é considerada também magia negra, mas, é um culto aos " exus ", " pomba giras " e " xangos ", é como se eles fossem uns deuses que estivessem recebendo uma oração ou uma oferenda, assim como no final de ano as pessoas agradecem a Iemanjá, jogando rosas e demais objetos no mar, como forma de pedidos ou até de agradecimentos por uma graça alcançada, é uma crença, e que por sinal tem muitos adeptos.
Então, vale ressaltar que todas as pessoas que acham que o espiritismo ou até mesmo a macumba são ruins, são pessoas que não têm a mínima noção do que seja espiritismo e tampouco a macumba, e diante disso fazem um julgamento leviano e irresponsável, e o julgamento assim, mesmo sem saber, não tem o mínimo fundamento lógico e não passa de uma crítica irônica e que em nada prejudica a doutrina espírita, que tal qual a macumba propriamente dita " cresce " disparadamente. Aliás, a macumba também tem muitos adeptos e cresce consideravelmente e em todos os países da terra.
Eu particularmente acredito que o espiritismo é a religião mais cristã da face da terra, acredito também que a doutrina espírita não é uma seita e ainda que a bíblia tem vários erros sim e em muitas de suas páginas e é por isso que os espíritas não acreditam nela piamente, e curiosamente e " graças a Deus " eu tenho o privilégio de ser " apenas mais um " deles. A doutrina espírita sempre ensinou que é preferível ser contra várias verdades do que admitir uma única mentira.
E, voltando lá, quanto a você ficar com raiva ou tipo assim " ressabiado " por causa dessas " coisas que não se discutem " é perder seu tempo. Cada um tem todo o direito de se manifestar como deseja e até de ficar " meio assim " com o ponto de vista dos outros, por estes não terem o mesmo ponto de vista que nós temos. E isso é cometer um erro.
Enfim, um dia, os que hoje são contra a doutrina espírita haverão de conhecê-la melhor e haverão de admirá-la tanto quanto nós, e acredito que tudo é só uma questão de tempo. Todos nós ainda haveremos de reencarnar aqui na terra e inumeráveis vezes, logo, todos nós haveremos de mudarmo-nos, e para melhor.
Há quem acredite e até morra de medo, há quem diga que não existe, portanto respeite a religião dos outros e seja ela qual for, siga você a sua religião se ela te faz bem e acredito piamente que faça ( todas elas fazem ), mas, nunca julgue as demais e seja elas quais forem ( do espiritismo á macumba propriamente dita ) e é lógico, procure não julgar também quem tenha outra opção de religião que não seja a sua. Viu, vem cá, LIVRE ARBÍTRIO e RESPEITO é acima de tudo...!
" A MALDADE ESTÁ NO MAL OLHADO DE QUEM VÊ COM MALDADE. ESSES JAMAIS VERÃO A BELEZA INTERIOR, JAMAIS VERÃO ALÉM DO QUE FORNECE SEUS DOIS OLHOS PODRES DE PRECONCEITOS.". - João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário